Natureza no Pantanal: como é o contato com a vida selvagem?

Viajar pelo Brasil é uma experiência incrível! Além das belezas tradicionais das praias ou das serras, o nosso país guarda tesouros valiosos em outras regiões, como o Centro-Oeste. A natureza no Pantanal é um exemplo claro de como as suas férias podem se tornar uma grande e inesquecível aventura.

O estado do Mato Grosso é perfeito se a sua intenção é descansar da agitação da vida urbana. O destino proporciona vivências únicas com fauna e flora riquíssimas, que você nem imagina que existam: são centenas de animais, aves e milhares de espécies de plantas e árvores. O resultado são cenários deslumbrantes e uma viagem para ficar na memória!

Se você já está considerando escolher o Pantanal para a sua próxima viagem, continue a leitura e confira algumas formas de apreciar todo esse patrimônio nacional de perto.

Vida selvagem e aventura na água

É claro que vamos começar a explicar como é o contato com a vida selvagem por meio da água. Afinal, estamos falando da maior planície alagável do mundo!

Isso mesmo. Na época das cheias (dezembro/fevereiro), o Pantanal se torna o maior território úmido do planeta! Inúmeros passeios podem ser feitos pelos rios do Pantanal, como o rio Paraguai e seus afluentes.

Veja as atividades de contato com a natureza no Pantanal pela água:

Navegação nos rios

Há roteiros que oferecem navegação em barco para observar o pôr do sol. Eles são feitos por guias profissionais e com bastante segurança, ideais para pessoas de todas as idades.

Já a canoagem é para aqueles mais aventureiros. O espelho d’água que reflete a natureza selvagem deixa a paisagem fenomenal.

Flutuação em piscinas naturais

Por falar em água, o distrito de Bom Jardim, que pertence à cidade de Nobres, um dos municípios que permeiam o Pantanal, atrai turistas do mundo todo devido às suas águas cristalinas.

Se você quer fazer flutuação e apreciar com os próprios olhos dezenas de peixes em águas azul-turquesa, o lugar é esse. Lá também podem ser encontradas cachoeiras, grutas e sítios arqueológicos. Perfeito para quem gosta de história e natureza.

Rafting nas corredeiras

Para aqueles que curtem uma boa dose de emoção, é possível fazer programas mais radicais, como rafting em Jaciara, outra cidade da região pantaneira. O passeio emocionante é feito por 3 km seguidos nas corredeiras entre os rios Tenente Amaral e São Lourenço, com quedas de até três metros de altura.

Vida selvagem e emoção na terra

O Pantanal oferece meios de ter contato com a natureza selvagem também por terra. No período das secas, a água chega a ficar escassa, fazendo com que os animais se tornem um dos principais atrativos da região.

Esse período vai aproximadamente de maio a novembro, e coincide também com a época na qual eles saem para caçar, pois as chuvas causam inundações na região, fazendo com que fiquem mais escondidos.

Confira as atividades que podem ser feitas por terra:

Observação de animais

Uma das atividades mais buscadas no Pantanal é o safári ecológico. Durante esse passeio, ver animais selvagens é algo muito comum. E eles parecem até já estar acostumados a posar para as lentes dos turistas.

Ao longo da Transpantaneira, uma importante estrada da região, jacarés e diversas espécies de aves se espalham por toda parte.

Focagem noturna

Há também um passeio famoso no Pantanal, que é chamado de focagem noturna. Como o próprio nome já diz, ele acontece à noite, e a ideia é flagrar os animais silvestres que têm hábitos alimentares noturnos.

Lobinhos, cervos, corujas, jaguatiricas, antas, capivaras e a linda onça-pintada costumam dar o ar da graça durante essas expedições.

Cavalgada pantaneira

Durante aproximadamente duas horas, você pode vivenciar uma cavalgada fazendo um típico percurso que um pantaneiro faz. De cima do cavalo, você vai ver um Pantanal rústico e cheio de aventura.

Os animais são treinados para lidar com pessoas que nunca montaram. O guia se encarrega de mostrar para você os melhores ângulos para contemplação da natureza no Pantanal.

Vida selvagem e proeza no ar

O Pantanal tem cerca de 650 espécies de aves catalogadas. A partir disso, dá para imaginar como é rico o céu da região. Durante os passeios, é possível observar inúmeros pássaros, inclusive alguns em extinção.

O seu roteiro pode incluir:

Contemplação de aves

A arara-azul-grande é uma das mais belas aves brasileiras, mas infelizmente está ameaçada de extinção. No Pantanal, o visitante pode observar a raridade dessa espécie.

Outro símbolo da planície é o tuiuiú. O nome engraçado dá vida a uma ave com patas longas, finas, plumagem branca e preta, com papada vermelha.

Há ainda belos exemplares da nossa fauna, como tucanos, periquitos, emas, papagaios, gaviões e beija-flores!

Admiração das cores do céu

Há quem diga que o céu do Pantanal é o mais bonito do Brasil. Isso acontece graças às nuances que a luz do pôr do sol desenha no horizonte.

O final do dia é um dos horários mais propícios para passeios pela região. Uma mistura de cores quentes, que vão do laranja ao rosa, até as mais frias, como azuis e violetas. Vale a pena dedicar um tempo para contemplar esse cenário.

Apreciação do ar puro

A abundante natureza no Pantanal proporciona ar puro. Para quem mora em grandes centros urbanos e convive diariamente com a poluição ambiental, sonora e visual, nada melhor do que curtir um lugar de silêncio, brisa e qualidade de vida. Aproveite os seus dias no Pantanal para apreciar o ar puríssimo do Mato Grosso.

Pantanal e ecoturismo

Se todas essas práticas fazem a sua cabeça, você já tem um bom motivo para visitar o Pantanal. O ecoturismo, ou turismo de aventura, é marcante nesse canto especial do Brasil. Tudo é feito com muito profissionalismo e segurança.

Além disso, o Mato Grosso é marcado por festas religiosas, rodeios e campeonatos de pesca. Dependendo da época do ano escolhida, você ainda tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura local pelas comemorações típicas.

Que tal deixar-se surpreender pelo Pantanal? Ele é o destino ideal para quem gosta de aventura, mas também para quem busca paz e tranquilidade, para quem viaja sozinho ou em família.

Gostou das nossas dicas de contato com a natureza no Pantanal? Então, compartilhe este post com seus amigos, em suas redes sociais!

 

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish