Descubra aqui quais são as 7 cachoeiras do Mato Grosso mais bonitas

As cachoeiras do Mato Grosso são uma verdadeira preciosidade. Algumas mais acessíveis que outras, mas todas com características únicas que as tornam destinos incríveis para a prática do ecoturismo.

Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres ficam a poucos km de Cuiabá. Três lugares imperdíveis, santuários da vida selvagem e das águas cristalinas e revitalizantes. Você não pode deixar de conhecê-los!

Enquanto planeja as suas próximas férias ou feriado, veja quais são as 7 cachoeiras mais bonitas do estado e encante-se com essas belezas raras do nosso país! Para isso, selecionamos algumas dicas que tornarão a sua viagem ao Mato Grosso realmente inesquecível. Confira!

1. Cachoeira de Utiariti, Campos Novos dos Parecis

Considerada a cachoeira mais bonita do Mato Grosso, Utiariti ostenta uma queda d’água de 90 metros de altura. Sua formação rochosa, quando observada de cima, lembra o formato do mapa do Brasil.

As águas esverdeadas do Rio Papagaio dão vida à cachoeira, localizada nas Terras Indígenas, da etnia Paresi-Haliti. A Utiariti fica a 128 km da cidade de Campos Novos dos Parecis, cujo local possui boa infraestrutura para receber os turistas, tanto do estado, como de outras regiões do Brasil.

No local, é possível visitar as ruínas da missão jesuíta, as aldeias Wazare. Pode-se também praticar rapel, comprar artesanato e até fazer pintura corporal com elementos indígenas.

2. Cachoeira Véu da Noiva, Chapada dos Guimarães

O nome é clássico, mas o lugar é único! A Cachoeira Véu da Noiva tem 86 metros e fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá. É o Rio Coxipó que dá origem à queda d’água.

Além da beleza impressionante da cachoeira, os visitantes aproveitam para conhecer o vale e as escarpas do morro. O mirante oferece uma ótima infraestrutura: estacionamento, restaurante típico e loja de artesanato.

3. Cachoeira da Fumaça, Jaciara

Jaciara, a 140 km de Cuiabá, é uma região de águas minerais e termais, o que atrai muitos visitantes em todas as épocas do ano. Destaque para a Cachoeira da Fumaça, com seus 30 metros de altura, ideais para o rapel e rafting.

As águas transparentes são sede para a Temporada de Esportes Radicais, evento promovido entre os meses de setembro e outubro. Uma delícia de lugar!

4. Cachoeira Serra Azul, Nobres

Distante 89 km de Nobres e a 196 km de Cuiabá, a Serra Azul possui 46 metros de altura e chega a 6 metros de profundidade. Há opções de tirolesa, arborismo, mergulho e diversas outras opções de ecoturismo.

Mas, diferente das cachoeiras citadas anteriormente, a entrada é paga. Mesmo assim, compensa conhecer, pois as águas da cachoeira têm um tom azulado, que faz do lugar um belíssimo exemplar da natureza exuberante do Mato Grosso.

5. Cachoeira Salto das Nuvens, Tangará da Serra

A Cachoeira Salto das Nuvens fica a 240 km de Cuiabá. A queda d’água, que tem apenas 19 metros de altura, é ótima para mergulho e rapel. No local há estacionamento, lanchonete, loja, restaurante, espaço para pesca e até hospedagem.

Destaque para a praia natural que se forma e é aberta para os turistas. É um dos locais preferidos para famílias com crianças, principalmente para quem mora em outros estados do Brasil e que não conhece praia de rio.

6. Cachoeira do Jatobá, Vila Bela da Santíssima Trindade

A Cachoeira do Jatobá fica a 500 km de Cuiabá, mas a beleza dela vale cada km percorrido. Seus 280 metros de altura a tornam única, excêntrica e faz do lugar o paraíso preferido de muitos turistas. O acesso é feito por uma trilha a pé (10 km), mas você não vai se arrepender:

7. Circuito das Cachoeiras, Chapada dos Guimarães

São 6 cachoeiras formadas pelo rio Independência, na Chapada dos Guimarães, apenas a 60 km de Cuiabá.

A Cachoeira das Andorinhas é a maior, mas há ainda a da Prainha, do Degrau, do Pulo, a 7 de Setembro e a da Independência. São 8 km de trekking em cenários imperdíveis!

Dentre as belas cachoeiras do Mato Grosso, qual você gostaria de conhecer primeiro? Difícil de escolher, não é? Então, assine a nossa newsletter, receba mais dicas interessantes e conheça todo o suporte que oferecemos para a sua viagem!

 

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish