Mojica de pintado: saiba como é feita essa comida típica do Mato Grosso

O Brasil é o país com maior diversidade de espécies do planeta. Também não é para menos. Com mais de 100 mil espécies de animais e mais de 40 mil tipos de plantas, nós temos uma fauna e flora riquíssimas. 

Cada região tem suas próprias características, e podemos conhecê-las melhor tanto pela cultura de seus povos quanto pela gastronomia. Um bom exemplo é a mojica de pintado. 

Se você gosta de experiências únicas, confira o post a seguir e conheça esse e outros pratos típicos da maravilhosa gastronomia do Mato Grosso. 

Sabores do Mato Grosso 

O Mato Grosso é um estado bem variado. Sua população foi formada no período colonial, com indígenas, africanos e europeus — especialmente espanhóis e portugueses. Atualmente, 41% da população veio de outros estados e até do exterior. Essa miscigenação se reflete na culinária, que também mantém ingredientes tradicionais da região. 

Pratos típicos que dão água na boca 

Mojica de pintado 

Mandioca e temperos diversos juntam-se ao pintado para fazer esse prato. Sendo um peixe de couro considerado nobre — e alcançando mais de 1 metro —, nessa receita, ele é o protagonista. 

Galinhada 

Prato típico da região Centro-Oeste, a galinhada é um dos mais tradicionais do Mato Grosso. Seus temperos variam, mas sua base é o arroz, frango, pequi e açafrão. 

Maria Isabel 

Também feito com arroz, o Maria Isabel usa carne seca e permite uma variedade de temperos, inclusive outros ingredientes, como o tradicional pequi. 

Furrundu 

A mistura de mamão ralado, gengibre, canela, rapadura e cravo é o que gera o furrundu. Esse doce típico pode ser servido com queijo e é muito tradicional no estado. 

Passo a passo da mojica de pintado 

Os pratos típicos do Mato Grosso refletem a mistura de povos e variedade cultural, ao mesmo tempo que preserva tradições. A mojica de pintado é um deles. 

Remontando ao século XVII, a mojica tem origem indígena e indica como as comunidades da região dependiam dos recursos naturais para a subsistência. Sendo o pintado um peixe de rio e delicioso, ele se tornou um dos ingredientes mais apreciados na culinária regional mato-grossense até hoje. Confira, a seguir, como fazer uma mojica típica. 

Ingredientes 

Peixe 

1 kg – cortado em formato de cubos médios. 

Mandioca 

500 g – cortada em formato de cubos médios. 

Legumes 

1 cebola picada. 

1 tomate picado. 

Temperos 

Salsa, cebolinha, sal e alho a gosto. 

Observações 

  • Você pode usar pimenta e pimentões. Também, molho de tomate e leite de coco para encorpar o caldo. 

Preparo 

1 – Prepare uma marinada com os temperos e coloque o peixe em cubos na mistura. Deixe de um dia para o outro. 

2 – Cozinhe a mandioca em cubos com um pouco de sal até ficar al dente e reserve. 

3 – Descarte a marinada e frite o peixe com um pouco de azeite. 

4 – Quando o peixe estiver frito, acrescente a cebola e o alho e deixe fritar rapidamente. 

5 – Coloque o tomate e acrescente água, mandioca cozida, salsa e cebolinha. 

6 – Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de mais 10 minutos. 

Pronto, agora é só aproveitar. Mas se você quer conhecer a receita original, visite o Mato Grosso! Além da mojica de pintado, você pode provar outras delícias da culinária regional e conhecer as belezas da natureza mato-grossense, além das bonitas manifestações da cultura desse estado tão diverso. 

Gostou da mojica? Conheça mais 5 comidas imperdíveis da região

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish