Rede de Hotéis Mato Grosso investe em sustentabilidade

A rede de Hotéis Mato Grosso é pioneira na gestão ambiental no estado e se destaca quando o assunto é sustentabilidade na hotelaria, com uma política bem planejada na área que prevê diversas ações em suas seis unidades, como economia de energia e de água e a realização de reciclagem adequada em todos os estabelecimentos.

E quando se fala em meio ambiente, o Hotel Mato Grosso Águas Quentes é exemplo. Possui Certificado Internacional de Gestão Ambiental ISO 14001/2015, emitido pela Certificadora BSI, órgão inglês que atua há mais de 100 anos com certificação, o que demonstra a preocupação do empreendimento com o meio ambiente e a utilização de práticas sustentáveis para o turismo, disciplinando suas atividades e minimizando os impactos ambientais.

Além disso, o Águas Quentes é o único de Mato Grosso a receber o prêmio Ecolder pelo Programa TripAdvisor EcoLideres no Brasil, desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), selo que certifica hospedagens em projetos sustentáveis voltado para hotéis.

A consciência ecológica é um dos pilares para garantir que, a longo prazo, as futuras gerações também possam desfrutar dos recursos do nosso planeta. Pensamos em um futuro sustentável para todos.

Conheça abaixo algumas das nossas ações e projetos:

Lâmpadas

Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes e fluorescentes foram substituídas pelas de LED 10W em todos os hotéis da rede, com sensores de presença nos corredores.

Aquecimento solar

Aquecimento de águas através de placas de energia solar no Hotel Fazenda Mato Grosso, Paiaguás Palace Hotel, Pantanal Mato Grosso Hotel e Hotel Mato Grosso Águas Quentes.

Energia solar

Geração de energia elétrica que ainda está em execução e até o mês de novembro desse ano ( 2019)  será implantada para atender o Pantanal Mato Grosso Hotel e o Hotel Mato Grosso.

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

Empreendimentos hoteleiros geram diariamente uma quantidade considerável de resíduos. Nesse sentido, a Rede de Hotéis Mato Grosso implantou a coleta seletiva de plásticos, vidros e papéis para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos resíduos.

Gerenciamento de Resíduos

Gerenciamento de Resíduos

Todos os hotéis da rede têm um plano de gerenciamento de resíduos que funciona conforme a legislação municipal, estadual e federal, ou seja, os resíduos têm um controle rígido, principalmente os considerados perigosos, que são transportados com os devidos cuidados.

Descarte Adequado de Dejetos

Descarte Adequado de Dejetos

A limpeza das fossas dos hotéis é feita por empresas autorizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e os dejetos são levados para locais autorizados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Parcerias com Produtores Locais

Parcerias com Produtores Locais

Muitas refeições oferecidas aos hóspedes do Hotel Mato Grosso Águas Quentes são compostas por produtos orgânicos e caseiros, de origem local, produzidos pela comunidade que vive no entorno do hotel. Na recepção do hotel ainda foi criado um ponto de venda de artesanato aos turistas, com produtos feitos pela comunidade, fomentando a economia local.

Adubo Compostagem

Adubo Compostagem

A forração de jardim dos hotéis da rede é com adubo natural, feito com a utilização de folhagens e galhos de árvores triturados.

Análise da Água

Análise da Água

Mensalmente é realizada a análise da água no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Hotel Fazenda Mato Grosso, Paiaguás Palace Hotel e no Pantanal Mato Grosso Hotel.

Cuidado com a Fauna e Flora

Cuidado com a Fauna e Flora

A preservação de espécies animais e vegetais também é um cuidado tomado por nós e assegurada por meio de trabalhos de manejo, monitoramento e salvamento, no caso da fauna, e coleta de mudas, sementes e estacas, bem como reflorestamento em áreas necessárias, no caso da flora.

Educação Ambiental

Projeto Sementinha

Projeto Sementinha

Anualmente, cerca de 150 crianças da comunidade que mora no entorno do Parque das Águas Quentes participam de uma ação de educação ambiental no Hotel Mato Grosso Águas Quentes. Trata-se do projeto Sementinha, realizado há cerca de 4 anos com crianças entre 5 e 10 anos e que estudam na Escola Estadual Gustavo Dutra, localizada na região.

Viveiro

Viveiro

Há cerca de sete anos o Hotel Mato Grosso Águas Quentes realiza a doação gratuita de mudas de plantas nativas da região para hóspedes, comunidade e para pessoas que se interessem pelo cultivo e preservação do meio ambiente. Nesse tempo, já foram distribuídas cerca de 10 mil mudas, o equivalente a uma floresta.

Projeto Ecoaula

Projeto Ecoaula

Alunos das redes públicas e particulares de ensino que visitam o Hotel Águas Quentes são convidados a participar de ecoaulas que visam conscientizar, por meio de linguagem adaptada aos estudantes da pré-escola ao ensino superior, sobre a necessidade de preservação do parque e da natureza. Em média, 600 alunos passam pelo hotel todos os anos e recebem orientações, interagem na aula de campo, praticam lazer e esportes nas cachoeiras e piscinas termais e artificiais do local.

Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish