Destino ecoturismo: quais os benefícios de viajar para ver a natureza?

🕗 Atualizado em 22/10/2019

Mesmo que você seja uma pessoa urbana, não há como negar que uma paisagem natural é revigorante na vida, não é mesmo? Neste texto, você entenderá quais são as vantagens de praticar ecoturismo no Brasil, desde o relaxamento do corpo até a ativação da mente, passando pelo fortalecimento dos laços com a família, o aumento da produtividade e mais criatividade.

Fora isso, o conteúdo explica como praticar turismo bem pertinho da natureza e ao ar livre, seja se aventurando no trekking (que é um tipo de caminhada), seja andando a cavalo no final do dia, seja vencendo uma escalada radical. Comece a leitura agora mesmo e veja ideias incríveis para as suas próximas férias!

Quais são as vantagens de praticar ecoturismo?

Antes de saber como praticar ecoturismo, é importante compreender as vantagens que a prática traz para o corpo. Podemos citar, pelo menos, estas cinco: o relaxamento com a mudança de estilo, a energização da mente, o aumento de produtividade em um dia de lazer, a expansão da criatividade e o fortalecimento dos laços afetivos!

Relaxa o corpo

Dor de cabeça, dores nas costas e outros incômodos são bem comuns hoje em dia, pois são consequências de um estilo de vida intenso, estressante e cheio de responsabilidades. Quantas vezes ouvimos o médico pedir para tirarmos o pé do acelerador e termos mais tempo para nós mesmos?

As férias — ou até mesmo os feriados prolongados — são uma ótima oportunidade para que isso aconteça. Então, nos seus próximos dias de descanso, experimente buscar um lugar mais calmo e relaxante para viajar.

Dê preferência ao contato com a natureza, usufruindo de trilhas, escaladas, cavalgada, natação e caminhada, por exemplo, porque são atividades que colocam o corpo em movimento e revigoram o seu bom funcionamento, além de trazerem benefícios à mente. Você vai se divertir e, de quebra, se exercitar.

Ativa a mente

Como já dissemos, não é só o corpo que melhora depois de ser exposto à energia da natureza, mas a mente também dá um up. Muitas vezes, a cabeça armazena informações e fica cheia de preocupações. Até parece que nós vamos explodir, não é?

Porém, experimente olhar para um grande campo verde e florido, observe detalhadamente as nuances de cores da natureza, sinta o frescor da mata, esvazie a mente à beira de um rio esperando o sol se pôr. Buscar esses pequenos prazeres vai fazer o seu corpo e mente agradecerem!

Aumenta a produtividade

Voltar à rotina depois de uns dias de folga não precisa ser difícil nem muito demorado. Pelo contrário, viajar para ver a natureza de pertinho aumentará a sua concentração no trabalho, e isso vai se refletir até em outros afazeres da sua rotina, como no poder de negociação com outras pessoas.

O fato é que pegar a estrada deixa você com mais foco para resolver os assuntos pendentes, uma vez que alguns dias em contato com o meio ambiente mudam a qualidade de vida e reintegram o seu corpo com a fauna e a flora do nosso país.

Potencializa a criatividade

Dar conta de todas as obrigações do dia a dia exige não só dedicação, mas também criatividade para lidar com a rotina do trabalho, da casa e dos filhos, sendo muito desgastante manter tudo isso em ordem.

Ao ter contato com a natureza para conhecer novos ares, matas e rios e se propor um desafio enérgico, você estimula a imaginação e, quem sabe, aquela ideia que está faltando para um projeto finalmente decolar não aparece depois de uma trilha desafiadora?

Cria laços

Estar próximo da natureza permite uma intensa conexão com o meio, nos fazendo sentir o quanto somos parte dele. Em uma viagem de ecoturismo esse insight é importante para que renovemos perspectivas e estejamos mais abertos a novas amizades e experiências.

Portanto, aproveite os momentos mais relaxantes para conhecer pessoas e descobrir interesses em comum, visto que pode ser uma grande chance para você desenvolver habilidades fora do seu ambiente urbano e cultivar descobertas.

O que fazer para praticar ecoturismo no Brasil?

O ecoturismo — seja em atividades de cavalgada, trekking, escalada, observação de animais exóticos, entre outras atrações — aumenta a relação do viajante com a natureza, podendo ser praticado em muitos locais do país, especialmente na região do Pantanal, onde a fauna e a flora impressionam e rendem diversos passeios inspiradores.

Trekking

A palavra difícil vem do africâner e significa migrar para ter resistência física. A caminhada (que é uma das atividades de ecoturismo mais seguras e propícias para qualquer idade) pode ter vários níveis de dificuldade e oferece um contato único com a natureza.

Cavalgada

O passeio feito a cavalo é uma manifestação cultural em regiões como o Centro-Oeste e proporciona uma experiência única em relação às belezas naturais. Por esporte ou por puro divertimento, essa atração de turismo ecológico pode aproximar ainda mais você e a sua família enquanto integra o grupo à natureza.

Escalada

Esse esporte consiste em escalar grandes paredões rochosos com a ajuda de equipamentos de segurança, como cordas, cadeirinha, capacete e martelete. Se você procura mais adrenalina para o seu dia, tenha certeza de que a sensação de chegar ao cume de uma rocha será inesquecível.

Observação de animais

Observar animais é incrível para quem curte as maravilhas da fauna nacional. A prática desperta a criatividade e trabalha a concentração, uma vez que é preciso se integrar com o meio ambiente para conseguir avistar diferentes aves, répteis, peixes e mamíferos de todos os tipos, especialmente em regiões como o Pantanal mato-grossense, onde a biodiversidade é abundante.

No entanto, para conseguir curtir o passeio em segurança com a sua família é importante contar com uma hospedagem de qualidade. A Rede de Hotéis Mato Grosso tem opções perfeitas para quem busca se integrar com as belezas da selva e curtir os melhores passeios com guias locais.

Neste conteúdo você aprendeu sobre os benefícios do ecoturismo, que relaxa o corpo, energiza a mente, aumenta a produtividade, expande a criatividade e fortalece laços afetivos. Pare algumas horas para observar a fauna e faça esportes (como o trekking, a cavalgada e a escalada) para sentir os prazeres do contato com a natureza na sua vida!

Viu só como viajar para ver a natureza e praticar ecoturismo no Brasil podem ser atividades revigorantes? Para ficar por dentro das melhores atrações turísticas e dos destinos mais fascinantes do nosso país, curta as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e YouTube!

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish