O que ver no turismo ecológico no Mato Grosso?

Que o turismo ecológico no Mato Grosso oferece experiências inesquecíveis, você já sabe. Mas, será que conhece tudo o que aquela região tem a oferecer? Saiba que o ecoturismo por lá é bastante diversificado, e o Pantanal é apenas um dos diversos passeios e atividades disponíveis.

Neste artigo, trouxemos algumas sugestões diferentes para que você encontre a atividade ideal para você e sua família, incluindo trilhas e mergulhos para os mais aventureiros, observação dos animais e águas milagrosas para os mais tranquilos e muito mais. Confira e programe-se!

Parque Nacional do Pantanal

Observar de perto uma jaguatirica tomando seu banho de sol ou presenciar o voo imponente de uma garça-branca é, sem dúvida, um momento único. O Parque Nacional do Pantanal foi criado para que eles continuem acontecendo. Localizado no município de Poconé, seus 135.000 hectares de área preservada têm acesso exclusivo por via fluvial, a partir de Porto Jofre, e requer agendamento prévio.

Os passeios no local incluem a observação embarcada de aves e animais terrestres (lontra, capivara, jaguatirica, cervo-do-pantanal) e répteis (jacarés e cobras). Além da singular vegetação pantaneira. A melhor época para a visita é de maio a setembro, quando as águas já estão baixando e a exuberância da fauna local fica mais à vista.

Cidade de Pedra

Paisagens de tirar o fôlego é o que encontrará neste passeio. São paredões com até 350 metros de altura com suas rochas desgastadas pelas chuvas e ventos que lembram as ruínas de uma cidade antiga, o que deu origem ao nome do local. Uma caminhada tranquila de cerca de 300 metros leva até lá e oferece uma vista deslumbrante para o vale com suas nascentes e vegetação típica do cerrado.

Além disso, os paredões que cercam a região abrigam moradoras ilustres: araras-vermelhas que constantemente estão cruzando os céus e presenteando os turistas com sua beleza.

Vale do Rio Claro

Mais uma ótima sugestão para turismo ecológico no Mato Grosso é o passeio pela região do Vale do Rio Claro, que é pouco conhecido e reserva boas surpresas ao longo de sua trilha de aproximadamente 15 km (se preferir, pode optar por outras três trilhas menores). Você encontrará três atrações:

  • Poço Verde: uma descida de rio para se refrescar e uma piscina natural para nadar à vontade;
  • Crista do Galo: uma subida fácil de 10 minutos a pé até um pico onde é possível ter uma visão 306 graus incrível da Chapada dos Guimarães;
  • Poço das Antas: águas cristalinas, próprias para flutuação com snorkel e relaxar um pouco.

A região do Vale do Rio Claro está a apenas uma hora de Cuiabá e tem início no portão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O caminho pode ser feito todo a pé ou parte de carro, precisa ter agendamento prévio e ser acompanhado de um guia autorizado e credenciado.

Dolina Água Milagrosa

Imagine uma lagoa de águas transparentes, em tons que vão do verde esmeralda ao azul-turquesa de acordo com a época do ano. Essa é a Dolina Água Milagrosa, que fica a 25 km da cidade de Cáceres e é considerada um dos melhores locais para mergulho do Mato Grosso. Para acessá-la, é preciso seguir por uma trilha leve de 850 metros e descer por uma longa escadaria — mas acredite: vale a pena.

Sua profundidade é desconhecida, mas o máximo a que já se chegou foram 180 metros, o que permite mergulhos com cilindro e flutuação com snorkel e colete. Entre os meses de abril a setembro, a visibilidade da água chega a 60 metros.

Há quem diga que aquelas águas têm propriedades medicinais. Se é verdade, não sabemos, mas certamente sua beleza é um bálsamo para os olhos.

Além de oferecer atrações para todos os gostos, idades e desejos, o turismo ecológico no Mato Grosso é garantia de diversidade, afinal, a região abriga três biomas distintos — Pantanal, Cerrado e Amazônia —, belezas indescritíveis e vivências que você não encontrará em nenhum outro lugar. Venha descobrir!

Gostou das dicas? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos exclusivos!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish