7 animais do Pantanal que você pode observar em cada época do ano

Visitar o Mato Grosso é uma experiência incrível em qualquer época, mas se o objetivo for a observação dos animais do Pantanal, é interessante saber em que período será mais fácil encontrá-los por lá.

São aproximadamente 4.700 espécies identificadas, entre mamíferos, répteis e aves, cada um com suas caraterísticas e habitat próprios. Portanto, para que você não se decepcione em sua viagem, conheça 7 animais que você pode observar de acordo com a época do ano.

Qual a melhor época do ano para observar os animais do Pantanal?

As estações no Pantanal são denominadas como estação de seca, de águas, de cheia e de vazante. Trata-se de um processo contínuo de renovação e em cada uma das estações o cenário da região muda de forma acentuada. O mesmo acontece com o comportamento dos animais. Então, veja quais deles se adaptam melhor a cada estação.

Estação de seca: Onça-pintada e Tatu-canastra

1. Onça-pintada

O sonho de muitos turistas do Pantanal é conseguir observar o maior felino das Américas em seu habitat. Na estação de seca isso é bem possível. Nessa época as Onças-pintadas saem para caçar e é provável encontrá-las na beira dos rios ou até nadando, exibindo sua exuberante pelagem amarelo-clara acastanhada com manchas pretas.

2. Tatu-canastra

O Tatu-canastra é o maior de sua espécie, podendo chegar a 1,5 m de comprimento e até 60 quilos. Suas principais características são a carapaça dura e resistente e as longas garras. É uma criatura de hábitos noturnos, quando sai para caçar e cavar grandes tocas que servirão de abrigo para ele e outros pequenos animais das redondezas.

Estação das águas: Cervo-do-Pantanal e Ariranha

3. Cervo-do-Pantanal

Considerado o maior veado do continente sul-americano, o Cervo-do-pantanal habita áreas alagadas e de várzea da região, onde se locomove com facilidade e se protege de seu maior predador, a Onça-pintada. Dono de uma galhada imponente, seu pelo apresenta uma cor castanho-avermelhada e é mais escuro nas patas e focinho.

4. Ariranha

Ariranhas são animais semiaquáticos, excelentes nadadores e mergulhadores. Considerados parte dos maiores mamíferos do planeta, são fáceis de serem observados por terem hábitos diurnos, serem muito barulhentos, brincalhões e curiosos. Chegam a medir 1,80 m de comprimento e são parecidos com as focas.

Estação de cheia: Sucuri-amarela

5. Sucuri-amarela

A Sucuri-amarela, também chamada de Anaconda, é uma das maiores cobras do mundo — podendo atingir cerca de 4 metros de comprimento — e sua cor característica é amarelo-esverdeada com manchas pretas. Não é uma espécie venenosa e se defende “abraçando” sua presa até sufocá-la. É uma exímia nadadora, tornando incrível observá-la durante os passeios de barco pelos rios.

Estação de vazantes: Garça-branca e Jacaré-do-Pantanal

6. Garça-branca

Ave característica de regiões alagadas, como manguezais, lagos e rios, a Garça-branca do pantanal pode medir de 70 a 85 cm de altura, com seu longo pescoço e bico amarelo. A melhor época para observar esse imponente pássaro é na estação de vazantes, quando as águas começam a baixar, represando muitos peixes em lagoas e baías. É um verdadeiro banquete para centenas de aves da região.

7. Jacaré-do-Pantanal

Considerado um dos animais do Pantanal mais impressionantes, principalmente por conta de seu tamanho: chega a medir até 3 metros de comprimento. Apesar de ser um animal semiaquático, o Jacaré-do-Pantanal se locomove muito mais rápido dentro d’água. A época de vazantes é boa para observar os momentos em que muitos deles saem das águas para tomar sol.

Agora, é só escolher quais animais do Pantanal você quer observar e programar sua viagem para a melhor época. Mas não deixe de tomar alguns cuidados antes e durante a viagem. Consulte as vacinas necessárias, leve protetor solar, repelente, boné, roupas e calçados confortáveis e não esqueça a regra principal: sempre respeitar o espaço e a integridade dos animais.

Gostou das dicas? Então, não deixe de conhecer os principais destinos para viagens de aventura pelo Brasil.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish