Febre amarela: o que você precisa saber antes de viajar

febre amarela

Com certeza você já ouviu ou leu noticiários sobre o surto de febre amarela em determinadas regiões do Brasil e do mundo. A doença vem chamando a atenção dos órgãos de saúde de diversos países e a forma mais eficiente de preveni-la é por meio da vacina.

Se você vai viajar para qualquer destino, nacional ou internacional, nos próximos dias, é bom ficar atento a algumas recomendações antes de embarcar. Neste post, separamos algumas dicas importantes sobre o que todo viajante precisa saber a respeito da doença na hora de planejar uma viagem. Vamos conferir?

Quem precisa tomar a vacina da febre amarela para viajar?

Anteriormente recomendada apenas para alguns países, a imunização se tornou obrigatória para qualquer que seja o destino final. Ela pode ser aplicada em crianças, adultos e idosos. A vacina é contraindicada apenas em alguns casos, como gestantes, portadores do vírus HIV e pessoas que estão fazendo tratamentos com quimioterapia.

Nestas situações especificas, é necessário consultar um médico e solicitar um atestado de isenção de vacinação. O documento deve ser traduzido para o inglês, caso a ideia seja visitar um país estrangeiro.

Quando posso tomar a vacina contra a febre amarela?

Caso ainda não tenha se vacinado, o recomendado é fazê-lo o mais breve possível para se prevenir. Quando se trata de um planejamento de viagem, a atenção deve ser redobrada em relação ao prazo, pois o período de incubação da doença é de pelo menos 10 dias. Por isso, é importante estar devidamente protegido e com a documentação em dia antes de arrumar as malas.

Quanto custa a vacina da febre amarela no Brasil e onde posso tomá-la?

Não há custos para a vacina contra a febre amarela em nosso país. O Ministério da Saúde a disponibiliza gratuitamente em todo o território nacional nos postos de saúde espalhados em todas as cidades. Você pode conferir a lista completa no site da Anvisa.

Caso você resida no exterior e ainda não tenha se vacinado, é necessário se informar junto ao órgão de saúde responsável no país.

Quais documentos exigidos para viajar para fora do Brasil e onde obtê-los?

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é o documento obrigatório que todo os viajantes devem apresentar ao chegar ao destino e comprovar que estão vacinados contra a febre amarela e outras doenças. Este certificado é emitido gratuitamente nos mesmos postos de saúde que aplicam a vacina ou nos COV (Centro de Orientação do Viajante) de cada município.

O que fazer se já tomei a vacina, mas não tenho mais o certificado?

Quem já se vacinou tempos atrás, mas por algum motivo não possui mais o certificado de imunização, é preciso realizar um cadastro online no site da Anvisa e agendar uma data no posto mais próximo para solicitar a emissão do documento. Isso pode ser feito no mesmo dia do atendimento.

Estas são as dicas para quem precisa viajar, prevenir-se contra a febre amarela e evitar maiores dores de cabeça ao chegar ao destino. Se elas foram úteis para você, compartilhe nas redes sociais e ajude a divulgar essas informações tão importantes para quem ainda não se vacinou.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish