Descubra aqui o que levar na mala para uma viagem ao pantanal

Fazer uma mala para qualquer destino já exige bastante dedicação, principalmente se a família inteira pega estrada. E quando se trata de uma aventura na natureza, é bom redobrar a atenção para não esquecer nada. Neste post vamos dar algumas sugestões do que levar em uma viagem ao Pantanal. Afinal, a região conta com ambientes, terrenos e cuidados especiais.

A exuberância do Pantanal faz dele um dos destinos de ecoturismo mais incríveis do mundo. É preciso programar bem seus dias por lá e investir em uma mala completa, pois mesmo no verão (quando as temperaturas são bem altas), ao anoitecer pode esfriar um pouco. Além disso, a maior parte dos passeios exige acessórios indispensáveis.

Ficou curioso? Confira as dicas para uma viagem de sucesso!

A mala ideal para uma viagem ao Pantanal

Antes de arrumar, você precisa definir qual o melhor tipo de bagagem levar em sua viagem ao Pantanal. Não existe uma regra, mas algumas dicas podem ser levadas em consideração, dependendo do perfil do roteiro. Por exemplo, se sua ideia é visitar o Pantanal, porém, pretende conhecer também outras cidades na mesma viagem, uma mochila cargueira pode ser mais proveitosa, pois é mais prática de carregar entre os destinos.

Caso o Pantanal seja a única parada do trajeto, não tem problemas de optar por uma mala de rodinhas. Afinal, são mais fáceis de organizar e de locomover em pisos mais lisos, como aeroportos e hotéis. Após definir o tipo ideal de bagagem, é hora de escolher os itens a serem carregados, conforme separamos nos próximos tópicos. Vale conferir todos!

Roupas para o Pantanal

Há duas estações bem definidas no Pantanal. De abril a setembro é a época mais seca do ano, a temperatura média é de 16 ºC. Já de outubro a março, faz mais calor e chove constantemente, com os termômetros na casa dos 33 ºC.

Isso vai ajudá-lo a montar a sua mala, mas não pode ser um guia definitivo. Por exemplo, mesmo no verão, você precisa se prevenir com, pelo menos, um casaco para cada membro da família. Nunca se sabe quando o tempo vai decidir mudar, não é mesmo?

As calças e as blusas de manga longa também são itens obrigatórios, por conta dos mosquitos e do sol. Dê preferência aos tecidos bloqueadores de raios solares, mais leves e em cores claras. Camisetas e shorts são bem-vindos. No inverno, leve dois casacos para cada pessoa, sendo um deles impermeável, e também calças e roupas quentinhas para dormir. Sobrou espaço? Então não custa nada incluir meias extras e algumas roupas íntimas mais confortáveis.

Calçados para o Pantanal

Lembre-se de que em uma viagem ao Pantanal é essencial estar preparado para boas caminhadas. Por esse motivo, em relação aos calçados, eles devem ser fechados. As trilhas e roteiros do Pantanal proporcionam muito contato com a natureza, portanto, nada mais justo do que seus pés estarem confortáveis e protegidos.

As botas para trekking ou os tênis com materiais resistentes são indicados. Para melhorar a experiência, não esqueça de levar pares reservas de meias de algodão para o caso de as suas molharem ou sujarem logo no primeiro dia de expedições. Uma sandália confortável também é uma boa ideia para relaxar no hotel depois de um dia intenso de atividades.

Acessórios para o Pantanal

Essa é a parte mais extensa da bagagem de uma viagem ao Pantanal. São muitos itens e eles não podem faltar. Alguns podem ser mais úteis em determinadas épocas do ano, de acordo com o clima local, mas é sempre bom se prevenir e não contar com a sorte. O que puder levar e não ocupar espaço, não vai atrapalhar. A seguir, separamos uma listinha com sugestões de acessórios que podem servir em alguns momentos. Tome nota:

  • óculos escuros;
  • chapéu de aba grande;
  • bonés;
  • lanterna;
  • binóculos (para observar aves e outros animais);
  • garrafa ou mochila de hidratação;
  • bolsa, mochila ou pochete;
  • lancheira;
  • elásticos ou prendedores de cabelo;
  • máquina fotográfica.

Os cuidados com a saúde

Para qualquer destino é sempre bom se prevenir e levar alguns medicamentos, além de se informar sobre vacinas e cuidados para cada região. Uma viagem ao Pantanal não seria diferente e, por isso, separamos algumas dicas importantes para você incluir na bagagem. Confira abaixo!

Vacinas

Não é obrigatório, mas é recomendado que toda pessoa se previna contra a febre amarela dez dias antes do embarque para o Pantanal. A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo o Brasil e, sem dúvidas, garante mais segurança para sua saúde.

Kit de medicamentos

É importante que você também leve uma farmácia básica com todos os medicamentos corriqueiros para pequenos problemas de saúde, como dor de cabeça, enjoos, dor de barriga e resfriado. Nunca se sabe quando essas coisas podem acontecer durante o roteiro. Antes de partir e durante a viagem ao Pantanal, não esqueça que todos devem beber muita água durante o dia e hidratar a pele depois do banho.

Repelente

Um dos itens mais importantes que deve fazer parte de seus acessórios no Pantanal é o bom e velho repelente. Além de ser mais uma forma de proteção contra picadas de mosquitos e outros insetos, pode ser uma grande arma na hora de dormir com muito mais conforto e tranquilidade. Não pesa e nem ocupa espaço, além de ser extremamente útil.

Protetor solar

Sim, o sol do centro-oeste não perdoa ninguém em nenhuma estação do ano. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um creme protetor e sempre lembrar de reforçar a proteção durante o dia. Se quiser economizar espaço na mala, existem alguns produtos que são protetor e repelente ao mesmo tempo.

Outras dicas para sua viagem ao Pantanal

Agora, além de tudo o que você já sabe sobre o que levar na mala para uma viagem ao Pantanal, separamos também algumas dicas para tornar seu roteiro mais divertido, seguro e sem surpresas. Vamos conferir?

Hospedagem no Pantanal

A região do Pantanal conta com uma boa estrutura hoteleira para todos os gostos e bolsos. No entanto, uma dica é optar por uma rede consolidada no estado: como os Hotéis MT, por exemplo. Afinal, quem viaja ao Mato Grosso pode conhecer muita coisa além do Pantanal e desfrutar diversos outros atrativos espalhados por outras cidades. Dessa forma, você pode organizar um roteiro por várias localidades e se hospedar com a mesma rede, garantindo a segurança, conforto e atendimento padronizado.

Sendo assim, ao se hospedar no Pantanal Mato Grosso Hotel, você vai poder aproveitar pacotes também para Cuiabá ou para Serra de São Vicente, por exemplo, onde fica localizado o Parque Estadual de Águas Quentes. Não seria muito mais vantajoso?

Seguro viagem para o Pantanal

Uma viagem ao Pantanal tende a ser um passeio inesquecível. Porém, assim como qualquer outro destino, alguns imprevistos podem acontecer e é bom estar prevenido. Por esse motivo, não custa nada investir em um seguro viagem e garantir a cobertura de acidentes e atendimentos médicos, que nunca esperamos precisar, mas que podem ser necessários. Os custos costumam ser bem baixos e não pesam muito no orçamento, além dos serviços serem extremamente úteis nos momentos mais imprevisíveis.

Ingressos e passeios no Pantanal

O que não falta na região são atrações para explorar, independentemente do período escolhido para sua viagem ao Pantanal. Desde os tradicionais passeios de barco, para se aventurar em meio aos jacarés, lontras, onças e aves de todas as espécies, ao safári noturno por meio de jipes.

Além das infinitas aventuras, você não pode deixar de conhecer o lado cultural e, principalmente, o gastronômico, visitando as diversas cidades e povoados pantaneiros. Com certeza, você vai se encantar com a quantidade de cores e sabores que o Pantanal reserva ao turista.

Dessa forma, o recomendado para garantir sua vaga e, ainda, conseguir melhores preços é organizar os detalhes dos passeios escolhidos com antecedência, procurando agências viagens especializadas ou se informando melhor na recepção de seu hotel. Quem sabe eles não ofereçam preços melhores aos hóspedes?

Aluguel de carro no Pantanal

Além dos passeios, você pode alugar um carro para ter mais conforto e privacidade para realizar seu roteiro e, também, conhecer outras cidades. Esse detalhe também não deve ser deixado para última hora e o ideal é ser resolvido durante o planejamento de sua viagem ao Pantanal.

Além de curtir todas as estradas do Mato Grosso, um outro passeio imperdível, caso opte em alugar um carro no Pantanal, é explorar os 150 Km da famosa Rodovia Transpantaneira e todos os seus segredos e encantos. Lá, você vai poder ver de perto a riquíssima fauna e flora da região, além de visitar os inúmeros povoados que habitam às margens da estrada e conhecer um pouco da vida no Pantanal. Vai se surpreender!

Uma viagem ao Pantanal é uma das experiências mais fantásticas que você pode ter com sua família. É uma grande oportunidade ver de perto as maravilhas da exuberante fauna e flora de uma das regiões mais belas de nosso Brasil. Os encantos vão muito além. Você vai poder desfrutar de uma das gastronomias mais diversificadas e ricas do país e se surpreender com a riqueza da cultura pantaneira. Um roteiro mais que completo para famílias aventureiras.

E tão importante como saber montar uma mala para uma viagem ao Pantanal, é escolher o hotel perfeito. Por isso, se você busca explorar todo o lado selvagem do Mato Grosso, mas sem abrir mão do conforto e segurança, entre em contato conosco para conhecer nossa estrutura e serviços. Com toda certeza, seu roteiro será muito mais incrível conosco!

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish