6 comidas tipicas de Mato Grosso que você precisa experimentar

Imagine uma cozinha portuguesa, com ingredientes indígenas e uma pitada de tempero africano. Toda essa rica mistura é o que compõe as comidas típicas de Mato Grosso. O estado do Centro-Oeste brasileiro é um dos que mais mantém tradições gastronômicas no país e com uma riqueza de sabores inigualável.

Se você ainda não conhece as maravilhas do Mato Grosso, vai começar agora, começando pela melhor parte: a culinária. Surpreenda-se com a variedade de pratos deliciosos que te esperam em sua próxima viagem. Continue a leitura e bom apetite!

1. Galinhada

Se você viajar de carro pelo Mato Grosso, provavelmente vai se deparar com algumas barracas na estrada vendendo umas conservas amarelas. Aquilo é o famoso pequi, uma fruta bem comum em todo o Centro-Oeste e com um sabor bem especial que ajuda a temperar boa parte dos pratos da região.

A galinhada é uma das comidas típicas de Mato Grosso e tem como um dos ingredientes essa frutinha. O prato consiste em um delicioso arroz de frango e temperos diversos. Uma verdadeira delícia tradicional dos povos locais.

2. Maria Isabel

Esse não tem como recusar. Basicamente, a mistura é preparada com arroz branco e carne seca bem temperada. Para aqueles que preferem sabores mais marcantes, alguns ingredientes, como o próprio pequi, podem ser adicionados. Neste caso, o preparo seria bem semelhante ao da galinhada, mas substituindo o frango pela carne seca. Você pode encontrar esse prato em qualquer restaurante do estado, em versões das mais simples às mais requintadas.

3. Mojica de pintado

O pintado é um famoso peixe, muito comum no Pantanal e em rios do estado. Sua carne é suculenta e saborosa e pode ser preparado de diversas formas — mas nada se compara à mojica.

Essa é uma das comidas típicas do Mato Grosso mais deliciosas que existem. É uma espécie de caldo com esse enorme pescado, somado ao sabor da mandioca e outros temperos marcantes. É, sem dúvidas, o orgulho da cozinha mato-grossense e o prato é um dos mais elaborados da culinária local.

4. Furrundu

Depois dos primeiros pratos que citamos, chegou a hora de adocicar um pouco. O furrundu é um doce típico que leva mamão ralado, gengibre, cravo, rapadura e canela. Já deu pra ter uma ideia da explosão de sabor?

Essa sobremesa é oferecida em quase todos os estabelecimentos, como restaurantes, bares e até em postos de gasolina. Pode experimentar sem medo: é impossível não se apaixonar por essa delicia.

5. Farofa de banana-da-terra madura

A farofa está presente na mesa do brasileiro de norte a sul, cada região com seus segredos e receitas. O Mato Grosso, no entanto, soube aproveitar da melhor forma. A farinha de mandioca ganha um toque especial com a banana-da-terra e há quem ainda incremente com carne seca frita. Deu até fome agora, não é mesmo? Esse acompanhamento é servido, geralmente, com carnes e outros pratos.

6. Caldo de piranha

O temido peixe de água doce, que é conhecido por devorar qualquer coisa que se mexa nos rios, aqui se transforma em uma das mais deliciosas comidas típicas de Mato Grosso. O caldo é apreciado por moradores da região, mas qualquer turista tem a oportunidade de experimentar seu sabor único. A sopa é encorpada e os locais afirmam ser um energético natural, famoso por curar aquela ressaca de uma noite agitada.

Essas são algumas dicas de comidas típicas de Mato Grosso que vão tornar sua viagem muito mais divertida e saborosa. E aí, curtiu? Já deu vontade de arrumar as malas e partir para o Centro-Oeste? Antes de embarcar, compartilhe este texto em suas redes sociais e divulgue essa riqueza nacional. Quem sabe assim você já não consegue motivar aquele companheiro de viagens?

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish