Águas termais: saiba como aproveitar o fim de semana próximo a Cuiabá

aguas termais

Quem trabalha muito e tem pouco tempo para programar uma viagem e aproveitar para descansar com a família, geralmente, opta por fazer viagens mais curtas, durante feriados e finais de semanas.

O objetivo, além de estar junto com os filhos e o companheiro, é curtir a natureza, conhecer destinos diferentes e, principalmente, viver novas experiências. Isso tudo, é claro, sem abrir mão de uma boa infraestrutura.

Pensando nisso, preparamos este post com uma dica imperdível para você relaxar: um fim de semana no Parque Estadual de Águas Quentes, no Mato Grosso, com direito a banhos de águas termais, contato com a natureza e muito mais! Você vai saber tudo sobre o parque, como chegar, onde ficar e como aproveitar as principais atrações. Vamos lá?

Conheça o Parque Estadual de Águas Quentes

Os 1.487 hectares do Parque Estadual de Águas Quentes pertencem ao município de Santo Antônio do Leverger, uma cidade com aproximadamente 19 mil habitantes, que fica na região centro-sul do Mato Grosso, no centro-oeste do país.

O local, distante apenas cerca de 90 quilômetros da capital Cuiabá, é a primeira unidade de conservação do estado (hoje já são 46 unidades). A área é explorada desde o início do século, em 1905, durante as expedições do mato-grossense Marechal Cândido Rondon, que foi atraído pelas fontes termais da região.

Algumas décadas mais tarde, em 1937, o território foi desapropriado e passou a ser do poder público. E finalmente, em 1978, foi criado o Parque Estadual de Águas Quentes.

Destaque para a biodiversidade

A vegetação local é típica do cerrado e também conta com uma grande diversidade de fauna. Para se ter uma ideia da importância desse bioma, de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Mato Grosso, 5% de todas as espécies já catalogadas no planeta estão presentes no cerrado.

Além da rara beleza e da biodiversidade, o Parque Estadual de Águas Quentes guarda ainda várias cachoeiras e fontes termais com temperaturas entre 31 e 43 graus Celsius. Segundo estudos sobre a qualidades dessas águas, elas possuem propriedades terapêuticas capazes de auxiliar pacientes no tratamento de doenças.

O local também abriga nascentes de rios importantes e faz parte do chamado “Corredor da Biodiversidade”, que abrange 25 municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul entre o Pantanal mato-grossense e o Cerrado. Isso significa que é uma área de passagem de diversos animais.

Saiba como chegar à unidade de conservação

O acesso ao Parque Estadual de Águas Quentes é feito pelo quilômetro 340 da BR 364, no sentido do município de Rondonópolis e da Serra de São Vicente. Vindo de Cuiabá, capital do Mato Grosso, o percurso tem cerca de 90 quilômetros e dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Veja onde ficar durante o passeio no parque

Dentro do Parque Estadual de Águas Quentes existe um complexo hoteleiro que oferece aos turistas uma infraestrutura completa. O Hotel Mato Grosso Águas Quentes conta com:

  • 75 apartamentos;
  • piscinas com toboágua;
  • piscinas cobertas;
  • piscinas de águas termais com temperaturas que variam entre 37ºC e 42ºC;
  • brinquedos aquáticos para crianças;
  • hidroginástica;
  • quadras poliesportivas;
  • campo de futebol.
  • centro de convenções para até 250 pessoas.

As diárias do hotel incluem também o sistema de pensão completa com café da manhã, almoço e jantar e caminhada até as cachoeiras próximas à hospedagem. Além disso, todas as atividades propostas para os hóspedes são realizadas com a supervisão de um profissional.

Os visitantes têm a opção de reservar quartos para passar um fim de semana inteiro no hotel ou de apenas passar o dia no local, pagando pelo chamado Day Use. A entrada é cobrada por pessoa e custa R$ 125,00, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), e R$ 145,00 aos sábados, domingos e feriados.

Esses valores dão direito a aproveitar toda a estrutura de lazer do hotel, de 9 da manhã às 5 da tarde, e inclui ainda um almoço. Crianças com idade até cinco anos não pagam entrada.

Descubra como aproveitar as atrações locais

O parque tem o objetivo principal de ser um local de preservação da vegetação e dos animais silvestres que ali vivem. Mas, para que os turistas possam visitar e admirar as belezas da região com o mínimo de impacto possível no meio ambiente, foi desenvolvido um sistema de gestão ambiental.

Dessa forma, todos podem conhecer melhor o Parque Estadual de Águas Quentes, suas espécies, vegetação, recursos hídricos e fazer uma forte integração com a natureza. Além das áreas de visitação, o local também possui áreas destinadas exclusivamente à pesquisa, à conservação das espécies e à recuperação de terrenos.

Entre os espaços que podem ser explorados estão as trilhas para caminhadas, espaços de convivência, cachoeiras e, claro, as abundantes fontes termais, distribuídas em piscinas, cascatas e rios, uma excelente opção de diversão para pessoas de todas as idades.

No local, os turistas também podem praticar esportes na natureza por meio do arvorismo e da tirolesa, por exemplo. É muito importante ressaltar que para usufruir das áreas verdes do parque é preciso seguir algumas regras básicas que visam à preservação do meio ambiente no local. São elas:

  • separação seletiva do lixo;
  • circulação de veículos apenas nos espaços permitidos;
  • não alimentar os animais silvestres;
  • fazer o controle de efluentes (resíduos).

Entenda os benefícios das águas termais

As águas termais possuem propriedades físicas e químicas que beneficiam a saúde humana. Acredita-se que elas podem contribuir para o tratamento de diversas doenças, como males relacionados ao sistema gástrico e intestinal, problemas reumáticos e de pele, além de ajudar a aliviar o estresse.

As águas de fontes termais também são utilizadas com fins estéticos. Elementos como o Ph da água podem ajudar a tratar acnes e a diminuir o excesso de ácido úrico e de oleosidade na pele.

Viu só quanta coisa boa dá para você aproveitar com a sua família durante um dia ou fim de semana no Parque Estadual de Águas Quentes do Mato Grosso? Seja para relaxar com um banho em águas termais ou para explorar a natureza em uma trilha, o parque é o seu destino.

Ficou interessado em programar sua próxima viagem para o local? Então conheça o Hotel MT Águas Quentes e saiba tudo sobre a sua melhor opção de hospedagem na região!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish