Veja aqui porque visitar o Pantanal em qualquer estação do ano

visitar o Pantanal

Está planejando sua viagem e não sabe qual época do ano escolher? Então você precisa ler este post para entender porque visitar o Pantanal é especial em qualquer estação do ano. Esse detalhe torna o destino muito versátil para sua viagem que pode acontecer nas férias ou em um feriado prolongado, por exemplo.

No Pantanal, as estações não seguem exatamente o padrão climático (primavera, verão, outono e inverno), pois as estações são determinadas de acordo com a presença das chuvas. Por isso, elas são conhecidas como: das águas, vazante, seca e enchente e em cada uma delas há atrações recomendadas.

Acompanhe comigo e veja um pouco mais sobre cada uma delas.

Estação das águas (janeiro a março)

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, sendo essa a característica mais marcante do bioma. Durante a estação das águas, temos a melhor época para avistar aves aquáticas, o belo pôr do sol e curtir a presença de mamíferos, como capivara e veados.

Essa é uma época revigorante para toda a vegetação do Pantanal, essencialmente importante para a manutenção do bioma. Você poderá passear de barco por todos os lados e conhecer de perto os famosos crocodilos e jacarés.

Estação de vazantes (abril a junho)

A partir de abril as chuvas param e as águas começam a escoar pelos rios da região. Formam-se lagos e poças com peixes que alimentam os pássaros e podem ser contemplados pelos visitantes.

Durante esse período, o céu fica mais estrelado e a temperatura mais agradável. É uma boa época para caminhar e conhecer os animais que começam a aparecer, como os macacos e mais alguns mamíferos. Excelente época para visitar o Pantanal a dois e curtir o ambiente calmo e romântico da região.

Estação de seca (julho a outubro)

Esta é a melhor época para a observação de animais, sendo a alta temporada do Pantanal. Devido à ausência de chuvas, o terreno fica seco, facilitando o trânsito.

Ocorre também a florada dos ipês a partir de agosto e as aves entram em seu período reprodutivo, voando e cantando mais e aparecendo mais vistosas em público. Tamanduás e quatis passeiam por todos os lados e surgem pastagens que alimentam alguns mamíferos.

Nesta época a procura por hospedagens no Pantanal aumenta muito. Portanto, se esta é a sua escolha de período de viagem, antecipe-se para garantir melhores opções e preços. Não deixe de fazer os safáris noturnos e quem sabe poderá conhecer de perto a famosa onça-pintada!

Estação de enchente (novembro e dezembro)

Nos dois últimos meses do ano, chove bastante no Pantanal, mas ainda não o suficiente para alagar, devido ao grande período de seca anterior. Durante o período de cheia, a paisagem é muito exuberante e o ambiente é muito propício para descansar.

Também podem ser feitos passeios ao ar livre, de carro ou de barco. Costuma ser uma época de preços mais baixos, o que é muito atrativo para quem quer relaxar e entrar em contato com a natureza.

Agora que você já tem motivos de sobra para visitar o Pantanal em qualquer época do ano, leia nosso post com dicas para sua primeira viagem ao Pantanal.

 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish