Viajar de carro: 4 dicas para pegar a estrada com segurança

Tem coisa melhor do que juntar os amigos ou a família e viajar de carro para explorar esse Brasil imenso? Certamente, não! Porém, para que sua road trip não se transforme em uma verdadeira dor de cabeça, é recomendável seguir alguns conselhos e evitar certos problemas que possam atrapalhar o roteiro.

Sendo assim, preparamos este miniguia para quem está pretendendo cair na estrada e curtir, ao máximo, sem preocupações ou perrengues. É você? Então, já está pronto para a aventura.

Continue a leitura e anote as dicas que separamos abaixo. Vamos lá! 

1. Planeje bem o roteiro antes de partir 

Viajar de carro dá muito mais liberdade do que depender de transportes turísticos. No entanto, isso não significa que você não deva se preocupar com o planejamento da viagem. Da mesma forma que você faria se estivesse indo de avião ou ônibus, reserve com antecedência os hotéis e pesquise sobre as regiões, regras de circulação de veículos, locais de abastecimento, disponibilidade de estacionamentos e segurança das estradas.

2. Crie um controle de orçamento 

Além de mais praticidade e liberdade, o percurso pode sair bem econômico. Sim, isso vai depender do número de pessoas que vão rachar os custos e as distâncias a serem percorridas, mesmo assim, compensa, tanto pelos gastos quanto pelas emoções de pegar a estrada. 

Por isso, crie uma planilha e estipule um orçamento total da viagem. Sabendo a quilometragem a ser explorada, consumo regular de seu automóvel, preço médio da gasolina e valores dos pedágios, já é possível ter uma ideia real dos custos envolvidos. Depois disso, é só dividir entre os viajantes.

3. Revise o veículo com antecedência

A sua segurança e a dos demais passageiros é fator imprescindível e deve sempre ser priorizado. Além de respeitar os limites de velocidade, obedecer às regras de trânsito e não ter pressa para chegar ao destino, é essencial passar o carro em uma vistoria completa antes de partir. 

Confira os freios, os faróis, a embreagem, a vida útil dos pneus (incluindo o estepe), os limpadores do para-brisa e faça uma checagem geral no motor. Lembre-se de sair com o tanque cheio e óleo trocado por garantia! Qualquer sinal de problema, não insista em seguir e pare no primeiro posto ou oficina na estrada. Proteja a sua vida e a de seus companheiros, combinado? 

4. Defina a rota com os colegas 

Se você já tiver o grupo certo para a diversão, defina tudo com a participação de todos. Assim, é mais fácil de organizar as coisas (evitando que aquele amigo mais exagerado leve bagagens em excesso), planejar as melhores rotas, quais destinos podem ser visitados, o melhor hotel e, por fim, os atrativos que não devem ficar de fora do roteiro

Viajar de carro é sempre uma aventura imperdível e o Brasil é repleto de lugares mágicos e fascinantes que são perfeitos para uma road trip dos sonhos. Por isso, se você tem a oportunidade de fazê-la, nem pense duas vezes. Siga cada passo que demos acima e pé na estrada! Boa viagem e aproveite cada quilômetro! 

Precisando de uma dica? Então, que tal cruzar uma das estradas mais fantásticas do país e realizar um verdadeiro safári aberto? Conheça a Rodovia Transpantaneira e se encante pelas suas belezas. 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish