Orçamento de viagem: saiba como controlar gastos nas viagens

Viajar é muito bom, afinal, é uma oportunidade para conhecer diferentes destinos e se divertir intensamente. Mas, às vezes, a empolgação de viver novas experiências pode comprometer o orçamento de viagem e causar um susto na conta bancária ao voltar para casa.

Para que isso não ocorra, é fundamental manter a organização e seguir à risca o que foi planejado. Desta maneira, para que sua viagem seja perfeita do início ao fim, preparamos algumas dicas importantes para controlar os gastos. Confira tudo a seguir e depois comece a fazer as malas. Vamos lá?

Tenha um planejamento financeiro para a viagem

A primeira dica para fazer um bom orçamento da sua viagem é ter um planejamento financeiro. Isso significa que todos os gastos, como passagens, reserva de hotéis, passeios, refeições, compras e presentes devem ser relacionados em uma planilha com suas respectivas estimativas de custos.

Dessa forma, é possível prever o quanto será necessário investir na viagem e também controlar as finanças. Portanto, não abra mão desse passo, certo?

Estabeleça um limite de gastos diários

Outra dica importante para não estourar o orçamento de viagem, é estabelecer um limite máximo de gastos diários. Pesquise o valor, em média, que é necessário utilizar por dia no destino escolhido e reserve uma quantia que atenda aos planos da família.

Porém, é fundamental se policiar para não ultrapassar essas metas. Quer mais uma dica? Leve apenas dinheiro em espécie e saia do hotel somente com os valores previstos para o dia. Assim, vai ser mais difícil gastar além da conta.

Faça pesquisas de preços em aplicativos e sites

Atualmente, existem muitos sites e aplicativos que ajudam a planejar viagens, inclusive, com os custos financeiros. Aproveite esses recursos para entender os preços locais, saber o que vale a pena ou não investir durante o passeio e, claro, planejar os gastos.

Com essas informações será mais fácil montar um bom planejamento financeiro e manter as contas da viagem em dia.

Use o cartão de crédito com cuidado

Viagens podem ser cheias de tentações, uma comprinha aqui, outra acolá e no final uma conta extensa para pagar quando a fatura chegar em casa. Geralmente, isso ocorre com o uso indiscriminado do cartão de crédito.

Sendo assim, o ideal é manter o controle e usá-lo somente diante de uma necessidade ou uma boa oportunidade. Por exemplo, um passeio que não estava previsto e ao chegar ao destino a atração é absolutamente imperdível. Nesse caso, vale a pena utilizar o cartão, afinal, a ideia da viagem é viver as melhores experiências que o local pode proporcionar.

Anote os gastos da viagem

Uma das melhores atitudes para controlar o orçamento da viagem é anotar todos os gastos. Essa atitude ajudará a entender com o que o dinheiro está sendo utilizado e quais itens estão dentro do previsto ou não.

Leve uma agenda para fazer as anotações ou aposte no bloco de notas do celular. No final do dia avalie como foram os gastos. Outra vantagem desta prática é ajudar a planejar as viagens futuras, uma vez que você já terá valores registrados e poderá analisar seu padrão de consumo.

Viu como é fácil manter o orçamento de viagem em dia e não comprometer a conta bancária? Basta um pouquinho de cuidado, disciplina, além de seguir essas dicas que apresentamos.

Por fim, para você melhorar ainda mais a organização da sua viagem, confira uma lista incrível de aplicativos para instalar no celular agora mesmo!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish