Aventura no Pantanal: 6 atrações que valem a pena!

🕗 Atualizado em 22/10/2019

O Mato Grosso é destino ideal para quem deseja ter uma aventura no Pantanal memorável, conhecer um lugar diferente e conquistar novas experiências em família. A natureza oferece infinitas opções de lazer, e as atrações do local incluem cachoeiras cristalinas, paredões de rocha, trilhas desafiantes e um visual de tirar o fôlego.

Neste texto, entenda por que a região pantaneira — cujo roteiro ecológico inclui rica vegetação, animais exóticos e cores deslumbrantes no céu — é perfeita para as suas próximas férias e saiba o que fazer para se aventurar nos encantos mato-grossenses. Agora, confira a lista de seis programações que você precisa experimentar o mais rápido possível!

Por que Pantanal é perfeito para quem curte aventura?

Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, o Pantanal é uma das regiões mais ricas em biodiversidade no continente e possibilita um contato revigorante com a natureza. Com um bioma que se estende por 150 mil quilômetros, essa porção alagadiça possibilita vários passeios revigorantes, do safári, para ver de perto animais exóticos, até trilhas, para acelerar o coração.

Além disso, os aeroportos de Cuiabá e Campo Grande recebem voos das principais capitais brasileiras. Chegando lá, você se desloca até as cidades pantaneiras por meio de transfer, ônibus ou carro.

melhor época para visitar o Pantanal mato-grossense vai de julho a outubro (período de seca), mas visitar o local em outros meses pode ser deslumbrante para passeios de barco. Enfim, é um roteiro imperdível independentemente da estação!

Como se aventurar em atrações do Pantanal?

Você já entendeu por que essa região merece entrar no seu próximo roteiro de lazer, mas a dúvida que fica é quais passeios fazer por lá? Para resolver a questão, nós lhe damos uma lista com estas incríveis atrações, do passeio de barco ao safári, passando por contemplação de ipês floridos, pesca de peixes exóticos, trilhas desafiantes, corridas de bicicleta e muito mais!

1. Passeio de barco e a cavalo

O passeio de barco é indispensável, uma vez que é dessa forma que você pode conhecer a maior parte do Pantanal. Ele dura de uma hora e meia a duas, e você escolhe entre os turnos da manhã ou o período da tarde.

Os barqueiros pantaneiros têm os olhos treinados para encontrar animais, além de muitas histórias para contar. E, se você gosta de ver um céu deslumbrante ao final da tarde, aqui vai uma dica: no último barco do dia, você aproveita um belíssimo pôr do sol.

Já a cavalgada é oferecida em algumas fazendas, dura aproximadamente duas horas e é um dos passeios preferidos dos turistas, pois permite chegar a lugares de difícil acesso. Passear por trilhas, matas fechadas e regiões alagadas é uma das mais autênticas experiências pantaneiras. Esses passeios são oferecidos por hotéis e pousadas.

2. Safári noturno

Como muitos animais têm hábitos noturnos, a noite é o período ideal para avistá-los. O passeio pode ser feito de carro ou de barco e tem duração de duas a duas horas e meia. É possível ver jacarés, capivaras, lobos e até as famosas onças-pintadas. Adrenalina pura, não é mesmo? Você vai voltar com muitas histórias para contar para os amigos.

3. Contemplação de ipês

Um dos fenômenos mais belos do Pantanal é a floração de Ipês (conhecidos como piúvas). A árvore é símbolo da região e tem floração nas cores amarelo, rosa, branco e roxo. Acontece, normalmente, no segundo semestre, de junho a setembro.

As flores colorem os campos secos, tornando a paisagem ainda mais bonita. Também atrai animais, que costumam ficar embaixo das árvores, criando cenas incríveis para fotografias. A exuberância dessas árvores pode atingir até 35 metros de altura.

4. Passeio de canoa

Para conferir os rios e lagos como os habitantes locais, nada melhor do que o passeio de barco ou canoa, principalmente se visitar o Pantanal de dezembro a março, quando ocorre o período de cheias. Os turistas escolhem essa opção para vibrar com o verde da mata e sentir de perto a grandiosidade da fauna pantaneira.

Uma dica é completar o passeio pelas águas com uma pescaria! O hábito, bastante tradicional na região do Mato Grosso, combina perfeitamente com a concentração, a habilidade e a emoção de fisgar um peixe, principalmente a tilápia, espécie que se cria em ambiente de água doce e pode render uma refeição deliciosa para a sua família.

5. Trilhas pelos campos

Esta opção rima com ecoturismo! Se você quer sentir a biodiversidade do Pantanal, uma indicação é fazer trilhas pelos campos e experimentar a adrenalina de estar lado a lado com aves belíssimas e animais selvagens. O ideal é procurar um hotel que ofereça o passeio de forma segura, com a presença de um guia.

6. Passeio de bicicleta

Da mesma forma, você pode adicionar um equipamento especial a seus passeios pela natureza: a bicicleta. Andar de bike, sempre acompanhado de um guia local, pode ampliar a quilometragem da sua trilha e levá-lo mais longe, descobrindo as belezas do Pantanal de forma sustentável e responsável.

Por que investir em opções de hospedagem no Pantanal?

As opções que listamos oferecem experiências incríveis e únicas, mas existe muito mais. Já imaginou segurar um jacaré com as mãos ou pescar uma piranha? Tudo isso é possível na maior planície alagável do mundo, que já foi até cenário de novela! E, o melhor, você pode ter todo esse contato com a natureza hospedando-se em hotéis confortáveis, no coração do Pantanal.

Rede de Hotéis Mato Grosso oferece conforto em várias regiões do Mato Grosso (para recebê-lo na chegada a Cuiabá, na Serra de São Vicente, em Poconé ou em Coxipó) e facilita o agendamento dos programas (seja o safári, seja a canoagem, seja andar de bicicleta), com guias treinados para receber os turistas de todo planeta, equipamentos para curtir a selva e trilhas especiais.

Neste conteúdo, você entendeu por que o Pantanal é o cenário perfeito para quem gosta de se aventurar na natureza. Fora isso, descobriu passeios para curtir com a família, como contemplar a floração de ipês, passear de canoa, andar de bicicleta em uma rota radical, pescar e ser desafiado por belíssimas trilhas de ecoturismo.

Ficou animado com as inúmeras possibilidades de aventura no Pantanal, não é mesmo? Então, invista em hospedagem de qualidade e comece a planejar a sua próxima viagem: conheça o Pantanal Mato Grosso Hotel e tire uns dias para relaxar nessa rica planície alagadiça!

 

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish