Pescaria no pantanal: o que você deve saber antes de ir?

pescaria no pantanal

🕗 Atualizado em 12/03/2020

O Pantanal é um excelente destino para quem gosta de lugares para viajar e pescar! Na região, há vários rios e cerca de 300 espécies de peixes. Com o objetivo de potencializar a viagem e desfrutar o que ela tem de melhor a oferecer, pesquise por informações específicas, como as cidades ideais para a prática de pesca, as opções de hospedagem e os equipamentos necessários.

Mas calma, porque este texto auxilia os pescadores de plantão a encontrar um local perfeito para curtir a vida pantaneira e ainda explica a melhor época para fazer pescaria na região.

Ansioso para descobrir como planejar sua viagem e ter uma ótima experiência na maior planície alagada do mundo? Então veja as dicas que preparamos para você sobre o tema!

O que você precisa saber sobre o Pantanal?

Com incríveis 250 mil km de extensão, o Pantanal é um bioma formado por savana alagada parcialmente, sendo uma das maiores porções de terra úmida do planeta. Cortada pelo Rio Paraguai e seus afluentes, a planície é conhecida por alternar períodos de seca e chuva, oferecendo aos turistas uma deslumbrante vista, além da estupenda fauna e flora nacional.

Quais são as melhores cidades para praticar a pescaria no Pantanal?

O Pantanal apresenta uma beleza ímpar quando comparado a outras regiões do Brasil e também do mundo. As principais cidades do Mato Grosso para quem gosta de pescar são Poconé e Cáceres. Nelas, é possível navegar pelos rios Paraguai, São Lourenço, Sepotuba, Cuiabá e Piquiri.

Além de funcionar como cidade-sede na região, Poconé representa o estilo de vida pantaneiro e apresenta o charme típico das cidades do interior. Tem casas que conservam a estrutura arquitetônica do século XIX, comida típica e festas tradicionais. Igualmente, Cáceres é uma cidade-sede que facilita o acesso ao Pantanal a partir de vias terrestres.

Onde se hospedar na região?

Há vários tipos de hospedagem no Pantanal, das mais simples até as mais sofisticadas. O turista pode optar por barco-hotel (onde se dorme em cabines com camas), hotel-fazenda e hotel de ecoturismo.

O ideal é optar por uma alternativa que ofereça conforto e serviços integrados, como pensão completa e passeios inclusos. Para quem viaja com a família, há hotéis com serviços para todas as idades, tais como:

  • piscinas adulto e infantil;
  • espaços para jogos;
  • passeios de barco;
  • pescaria;
  • caminhada;
  • passeios a cavalo;
  • áreas de contato com a natureza.

Na hora de escolher a hospedagem vale consultar o seu planejamento, priorizando locais com bom custo-benefício e conforto para toda a família. Após escolher o lugar de repouso no Pantanal, é preciso saber o que levar na bagagem para curtir essa aventura do início ao fim com tranquilidade.

O que é preciso levar na viagem?

Para começar o passeio com o pé direito, não se esqueça de colocar na mala algumas peças essenciais para não sofrer com imprevistos nessa viagem de aventura. Entre os cuidados que você deve ter ao visitar o Pantanal está a escolha certeira das vestimentas, de acordo com a época do ano.

A depender da estação, pode chover constantemente ou ser bastante quente na região, o que requer um planejamento especial em relação às roupas a serem utilizadas. Ao longo do ano, camisas e calças são itens indispensáveis para barrar os insetos e se proteger do sol forte.

Já para a estação do inverno, reserve dois casacos por pessoa (sendo um deles impermeável) e roupas de material mais consistente para se manter quentinho quando a temperatura cair à noite.

Fora isso, preocupe-se com os calçados (botas e tênis para trekking, por exemplo), uma vez que o Pantanal é propício para caminhadas e esportes de aventura. Acessórios como óculos escuros, chapéu, lanterna, garrafa para hidratação e máquina fotográfica também são importantes ao longo do percurso e podem ocupar um lugar na sua mala.

Qual é a melhor época para a pescaria no Pantanal?

Na região, a pesca é permitida entre os meses de março e outubro. Em relação ao clima, o ideal é consultar a previsão para a data que você pretende viajar, porque o início das temporadas de seca, vazante e cheia pode variar a cada ano. Normalmente, entre dezembro e fevereiro é época de chuva forte.

A região alaga a partir de fevereiro ou março até as águas baixarem cerca de dois meses depois. Março e abril costumam ser temporadas com poucos turistas e rios cheios.

Quais os cuidados se deve ter ao fazer a viagem?

Além do cuidado com as roupas para cada estação no Pantanal, você não deve deixar a saúde de lado. A recomendação é conferir se as vacinas estão em dia – em especial, a que previne febre amarela. A vacinação em quem nunca tomou deve ocorrer até dez dias antes do embarque e é oferecida de maneira gratuita nos postos de saúde do país.

Não custa nada lembrar: tenha sempre à mão um kit de medicamentos (com remédios para dor de cabeça, enjoo e outros possíveis sintomas), protetor solar e repelente para insetos.

Qual a média de custo de uma viagem para o Pantanal?

Provavelmente você deve estar se perguntando quanto custa, afinal, uma viagem para esse paraíso. O valor depende de alguns fatores, a começar pelo preço da hospedagem. Entre a baixa e a alta temporada, a diária para uma pessoa varia de 200 a 1.000 reais, mas a média em locais confortáveis costuma ser de 450, em quarto individual.

Além disso, vale a pena conferir o gasto com transporte até a planície alagada, aonde é possível chegar pela Transpantaneira (estrada com 145 km) de carro, ônibus ou transfer.

Por que você deveria fazer essa viagem?

Para quem curte pescaria e contato com a natureza, não precisa nem pensar muito: o Pantanal é o seu destino ideal! São pelo menos 300 espécies de peixe, incluindo o dourado, o barbado e o curimbatá, animais-símbolos dessa região.

Além disso, a beleza das planícies e a calmaria da selva têm tudo para impressionar o visitante, oferecendo um tempo de prazer, relaxamento e distanciamento da rotina agitada da cidade grande.

Saber quando ir, o que levar na bagagem, qual cidade visitar, em que hotel se hospedar e quanto custa em média esse passeio são dicas que ajudam a tornar a experiência no Patrimônio Natural da Humanidade mais segura e excitante. Assim, fica mais fácil transformar esse passeio em algo especial para você e para a sua família.

Percebeu como é importante pensar em alguns detalhes antes de preparar sua ida a lugares para viajar e pescar? Entre em contato conosco e veja o que mais podemos oferecer a você!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish