Por que escolher um hotel sustentável para a sua hospedagem?

hotel sustentável

🕗 Atualizado em 06/01/2020

Um hotel sustentável investe em boas práticas ambientais e sociais. Além disso, explora os recursos naturais de modo consciente e valoriza a cultura regional. O consumo equilibrado, o descarte responsável e a interação dos hóspedes com a natureza e com a comunidade são prioridades.

A sustentabilidade do empreendimento está presente em várias ações, desde a valorização do comércio e do artesanato regionais, até a preservação da vegetação, dos animais e da água. Reciclagem, replantio da mata nativa e compra de produtos de moradores, entre outros, fazem parte das boas práticas.

Quer saber mais sobre esse conceito e começar a praticar o turismo sustentável? Neste post, mostraremos as vantagens de optar por esse tipo de hospedagem e explicaremos a importância dessa escolha. Acompanhe!

O que é um hotel sustentável?

Um hotel sustentável é um estabelecimento social e ambientalmente responsável, que explora a atividade turística sem agredir o ecossistema e a comunidade local.

O empreendimento tem como prioridade a valorização da flora e da fauna regional, investindo em boas práticas de exploração turística. Ou seja, a natureza é preservada e se torna um dos principais atrativos para os visitantes. O uso de recursos, como água e energia elétrica, é feito de forma consciente, sem desperdício, e os funcionários são membros da comunidade.

Além de fazer o descarte responsável de resíduos, adotando práticas como reciclagem e tratamento de efluentes, um hotel sustentável também dissemina essas atitudes entre seus hóspedes, colaboradores e a própria comunidade, por meio de oficinas e atividades que visam à conscientização de todos.

Recuperação de áreas degradadas, replantio de árvores, respeito à vegetação, aos animais e às águas de rios, lagos e mares próximos são atitudes que promovem a prática do turismo consciente. A ideia por trás desse conceito é a de que os visitantes não devem causar impactos ao local. Assim, as boas práticas incluem a preservação de patrimônios ambientais e culturais.

Um hotel ecologicamente correto e socialmente responsável pode ser entendido como sustentável. A experiência do hóspede em um ambiente assim se torna mais rica, uma vez que, além da maior interação com o ecossistema local, existe um aprendizado importante, que pode ser levado para outras esferas da vida.

Por que se hospedar em um hotel sustentável?

Ao escolher um hotel sustentável, o turista tem a oportunidade de viver uma experiência diferenciada e enriquecedora. Isso contribui para a sua conscientização e ainda garante uma maior interação com os recursos naturais. Ao valorizar esse tipo de empreendimento, o visitante também reforça a importância da preservação de recursos ambientais e culturais.

Confira algumas razões para apoiar essa iniciativa!

1. Maior contribuição para a preservação dos recursos naturais

Um dos impactos mais diretos que podemos perceber em um hotel que adota a sustentabilidade como princípio é seu papel na preservação do meio ambiente.

Como explicamos, o empreendimento pode fazer isso de várias maneiras. O uso reduzido de recursos naturais e a adoção de soluções inteligentes para garantir a postura ambientalmente responsável são exemplos.

2. Oportunidade de interagir com o ambiente

Um hotel sustentável preserva a fauna e a flora no entorno. Assim, os hóspedes têm a oportunidade de conhecer paisagens deslumbrantes, mergulhar em águas cristalinas, observar espécies animais e conhecer a cultura regional (que inclui museus, igrejas, gastronomia e artesanato, por exemplo), contribuindi para que tudo isso seja preservado.

3. Chance de aprendizado

Ao se hospedar em um hotel com projeto de sustentabilidade, os hóspedes adquirirem maior aprendizado. Isso por que vivenciam experiências que demonstram a importância da preservação de recursos naturais e da valorização da comunidade.

Quem viaja em família tem, inclusive, a possibilidade de ensinar tais conceitos aos filhos e contribuir para a criação de valores como o respeito aos recursos naturais. Muitos hotéis que valorizam a sustentabilidade realizam oficinas e ações que promovem o ensino de conceitos responsáveis e boas práticas de preservação.

4. Vivência de experiências mais autênticas

Além de contribuir para a valorização da cultura local, o estímulo ao relacionamento dos hóspedes com a comunidade também é uma forma de proporcionar ao turista experiências únicas durante a viagem.

Ao interagir com os habitantes da região, é possível:

  • provar a comida de um restaurante pouco conhecido que não aparece nos principais roteiros e guias de viagens;
  • participar de festas típicas da comunidade;
  • fazer trabalhos voluntários;
  • visitar fazendas de produtores locais;
  • apoiar a economia local e os pequenos produtores;
  • valorizar o artesanato e a cultura regional;
  • conhecer a rotina dos moradores.

5. Valorização da cultura, culinária, fauna e flora local

Uma boa prática que hotéis sustentáveis adotam é a compra de alimentos de produtores locais. Essa é uma forma de estimular o comércio regional, gerar oportunidades de trabalho e melhorar a renda da comunidade.

Assim, além de apoiar a produção local, um hotel sustentável dá preferência à contratação de colaboradores da própria região. Além disso, prefere comprar alimentos orgânicos produzidos regionalmente e utiliza, na decoração, objetos criados por artesãos regionais.

A organização de passeios, por sua vez, inclui visitas guiadas, orientações aos hóspedes sobre descarte de resíduos, estímulo à redução do uso de embalagens e orientações sobre a importância de preservação.

Entre as ações mais interessantes, podemos citar o incentivo para que os turistas levem suas próprias garrafas de água, minimizando a necessidade de embalagens plásticas, as orientações para que não retirem mudas da vegetação nativa e o estímulo para que levem sacolinhas para armazenar resíduos, que devem ter o descarte adequado.

6. Possibilidade de saborear refeições orgânicas

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a ingestão de alimentos mais saudáveis e, principalmente, livres de agrotóxicos. Por isso, os hotéis que apostam na sustentabilidade já passaram a oferecer opções de cardápio orgânico em suas refeições.

Muitos estabelecimentos, inclusive, já contam até com hortas próprias, para servir à mesa produtos frescos e saudáveis.

Quais são os diferenciais de um hotel sustentável?

Como é possível perceber, um hotel que valoriza a sustentabilidade apoia a preservação da flora e da fauna local, bem como as ações de integração com a comunidade. Confira a seguir algumas das boas práticas adotadas por esses estabelecimentos.

Economia de água e energia

Água e energia elétrica estão entre os maiores gastos dos hotéis. Por isso, a redução do consumo representa um ganho significativo para o meio ambiente. Conheça algumas medidas adotadas para obter tal economia e verifique quais delas estão presentes no local escolhido para a hospedagem:

  • uso de chaves que cortam a energia quando o hóspede sai do quarto e sensores de presença para a iluminação;
  • instalação de temporizadores nos chuveiros, que permitem marcar tempo para o banho;
  • criação de programas para redução da demanda de lavagem de toalhas e lençóis, o que possibilita a higienização de uma quantidade maior por vez;
  • instalação de torneiras com fluxo de água reduzido em todos os quartos e cômodos do hotel;
  • reutilização da água da piscina e da chuva, por meio de sistemas de captação que permitem que o recurso seja usado na limpeza de pisos ou na irrigação de jardins, por exemplo;
  • substituição de lâmpadas tradicionais por modelos de LED, que são mais eficientes e econômicos, e priorização da iluminação natural em ambientes comuns;
  • instalação de sistemas para captação de energia solar;
  • adoção dos chamados telhados verdes, que garantem maior conforto térmico às instalações, além de serem espaços interessantes para a implantação de hortas, entre outros;
  • cultivo de plantas nativas em viveiros;
  • uso de toalhas e lençóis brancos que economizam mais água na lavagem e precisam de menos produtos para limpeza e manutenção da maciez e da cor;
  • áreas com acessibilidade, corrimãos, iluminação e piso adequado, permitindo que hóspedes e funcionários utilizem elevadores com menor frequência.

Coleta seletiva de lixo

Um hotel ambientalmente responsável conta com um sistema de coleta seletiva de lixo e também dos resíduos gerados pelos hóspedes. Além disso, apoia iniciativas que envolvem ações de reciclagem e reúso de materiais.

Para tanto, o estabelecimento pode instalar lixeiras para coleta seletiva e realizar oficinas com a comunidade e com os hóspedes. O incentivo às boas práticas, como a redução do consumo de embalagens, também é fundamental.

Reciclagem

Os materiais, devidamente separados em lixeiras para vidro, plástico, papel e metal, devem ser enviados para a reciclagem. Além disso, eletrônicos e baterias de aparelhos utilizados pelos funcionários do hotel ou até mesmo pelos hóspedes, que venham a ser descartados, também precisam ter destinação adequada. A iniciativa deve ser sinalizada de forma clara pelo estabelecimento.

Reaproveitamento de toalhas

Um hotel sustentável pode estimular seus hóspedes a evitarem a troca diária de toalhas. Afinal, em casa ninguém faz isso, não é mesmo? Portanto, vale desenvolver programas que visem conscientizar o turista a utilizar esse item por mais de um dia. Uma ideia é investir em estratégias que eduquem o hóspede e valorizem a sua iniciativa.

Como escolher um hotel que valorize a sustentabilidade?

Depois de compreender a importância da sustentabilidade no turismo, você deve estar se questionando sobre como identificar um hotel que valorize esses conceitos e apoie as boas práticas. Uma estratégia é observar as ações e os atrativos oferecidos, ou questionar diretamente no momento da reserva.

Pela página do hotel na internet é possível observar se as instalações respeitam o meio ambiente e os recursos naturais. Observe também o ambiente externo que cerca a hospedagem, tanto do ponto de vista natural quanto cultural.

Procurar esse diferencial na hora de fazer as reservas para viajar e aproveitar atividades de lazer é uma forma de estimular outras empresas a adotarem tal postura em relação ao meio ambiente. Além da hospedagem em um hotel sustentável, escolha destinos que apostem na preservação e no turismo responsável.

Gostou de saber mais sobre a aplicação da sustentabilidade no turismo? Então, continue a visita em nossa página e confira as melhores trilhas em meio à natureza mato-grossense, no coração do Pantanal!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish