Por que escolher um hotel sustentável para a sua hospedagem?

Muito se fala sobre sustentabilidade nas últimas décadas. É cada vez mais comum empresas atribuírem esse termo aos seus produtos, sempre com um apelo ambiental. No ramo turístico e hoteleiro, essa prática também começa a ganhar adeptos. Por exemplo, você já ouviu falar em hotel sustentável?

Se a resposta for não, este post irá abordar justamente as principais características e a importância de optar por esse tipo de hospedagem quando se planeja uma viagem. Continue a leitura! 

Características de um hotel sustentável

As práticas de sustentabilidade aplicadas a um meio de hospedagem podem ser as mais diversas possíveis. Um estabelecimento com responsabilidade ambiental consegue criar maneiras de utilizar menos recursos e empregar alternativas inteligentes em todos os seus setores. Separamos algumas ações mais comuns praticadas por um hotel sustentável para você conhecer.

Economia de água e energia 

Sistemas inteligentes como chaves que cortam a energia quando o hóspede sai do quarto e temporizadores de chuveiro são alguns exemplos de ferramentas utilizadas em hotéis para economia desses recursos. 

Reaproveitamento de toalhas 

Muito provavelmente você não troca de toalhas todos os dias em sua casa. Então por que fazê-lo quando se hospeda em um hotel? Com alguns programas que visam conscientizar o hóspede a utilizar o item por mais de um dia, o reaproveitamento da toalha de banho tem se tornado uma prática cada vez mais comum em hospedagens ambientalmente responsáveis. 

Café da manhã orgânico

Com uma preocupação maior das pessoas em se alimentarem de forma mais saudável e com alimentos livres de agrotóxicos e químicas, alguns estabelecimentos passaram a oferecer cafés da manhã orgânicos e, muitas vezes, contam até com hortas próprias. 

Coleta seletiva de lixo 

Um hotel sustentável geralmente conta com um sistema de coleta seletiva de seu lixo e também daquele gerado pelos hóspedes. Lixeiras e compartimentos espalhados pelos setores do estabelecimento, e até mesmo dentro dos quartos, costumam atrair a atenção do viajante consciente. 

Valorização da cultura, culinária, fauna e flora local 

O conceito de hotel sustentável não se limita somente às práticas internas, mas também abrange o reconhecimento e valorização do ambiente externo, tanto natural como cultural.

Respeitar e manter os costumes e tradições dos povos locais, preservar a fauna e flora e promover a culinária típica da região são ações que permitem transmitir uma responsabilidade por tudo aquilo que movimenta o turismo de forma consciente. 

A importância de optar por um hotel sustentável 

Praticar a sustentabilidade é algo crescente em nossos dias, porém ainda está longe do ideal. No entanto, quando é possível aproveitar atividades de lazer, como viajar, por exemplo, com atitudes sustentáveis, é importante levar em consideração o diferencial de estabelecimentos que se esforçam em transformar o mundo para melhor. 

Além de contribuir com o meio ambiente em geral, uma experiência desse tipo pode ser algo surpreendente e transformar sua maneira de viver e agir no dia a dia. Por isso, que tal optar por um hotel sustentável em sua próxima viagem? 

Gostou deste post? Quer saber mais sobre destinos no Brasil com turismo consciente? Conheça também o Hotel Mato Grosso Águas Quentes. 

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish