Por que escolher um hotel sustentável para a sua hospedagem?

Você já ouviu falar em hotel sustentável? Hoje em dia, muitas empresas já utilizam o termo sustentabilidade associado aos seus diversos produtos e serviços. E no setor turístico e hoteleiro não é diferente.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse conceito? Neste post, vamos mostrar as vantagens de optar por esse tipo de hospedagem ao planejar uma viagem e explicar a importância dessa escolha. Vamos lá?

Por que optar por um hotel sustentável?

A escolha por um hotel sustentável traz inúmeras vantagens, tanto para o hóspede quanto para o meio ambiente. Veja só!

Contribuir para a preservação do meio ambiente

Um dos impactos mais diretos que podemos perceber em um hotel que adota a sustentabilidade como princípio é a contribuição para a preservação do meio ambiente. E existem várias maneiras de fazer isso: utilizando menos recursos, empregando soluções inteligentes em todos os setores do empreendimento, entre outras ações.

A seguir, você vai conhecer algumas das atividades mais comuns praticadas por hotéis sustentáveis.

Economia de água e energia

Água e energia elétrica estão entre os maiores gastos dos hotéis. Por isso, uma redução nesse consumo pode representar um ganho significativo para o meio ambiente. Conheça algumas medidas simples adotadas para obter tal economia:

  • usar chaves que cortam a energia quando o hóspede sai do quarto;
  • instalar temporizadores de chuveiro, que permitem marcar um tempo para o banho e avisam quando esse tempo estiver acabando;
  • criar programas de diminuição da demanda da lavagem de toalhas e lençóis, passando a lavar uma quantidade maior por vez;
  • colocar nos banheiros torneiras com fluxo de água reduzido em todos os quartos e cômodos do hotel;
  • reutilizar a água da piscina e da chuva por meio de um sistema de captação que permita que a água seja usada na irrigação de jardins, por exemplo;
  • substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas;
  • utilizar sensores de presença em determinadas áreas, como corredores, para acender as luzes apenas quando alguém estiver no local;
  • comprar preferencialmente toalhas e lençóis brancos que economizam mais água na lavagem e precisam de menos produtos para limpeza e manutenção da maciez e cor;
  • motivar os funcionários a subir e descer as escadas em vez de usar o elevador, sempre que for possível;
  • orientar a equipe a desligar o monitor do computador quando o equipamento não estiver em uso.

Coleta seletiva de lixo

Um hotel sustentável geralmente conta com um sistema de coleta seletiva do seu lixo e também dos resíduos gerados pelos hóspedes, além de outros serviços. Para isso, podem ser colocadas lixeiras e compartimentos pelos diversos setores do estabelecimento e até mesmo dentro dos quartos.

Essa é, inclusive, uma boa forma de chamar a atenção do viajante e ajudar a melhorar a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Reciclagem

Com os materiais devidamente separados em lixeiras para vidro, plástico, papel e metal, eles podem ser enviados para a reciclagem. Além disso, eletrônicos e baterias de aparelhos utilizados pelos funcionários do hotel ou até mesmo pelos hóspedes, que venham a ser descartados, também podem e devem ter uma destinação adequada.

Isso sem falar nas lâmpadas estragadas e no óleo de cozinha utilizado no restaurante.

Reaproveitamento de toalhas

Um hotel sustentável pode estimular seus hóspedes a evitarem trocar de toalha todo dia. Afinal, em casa ninguém faz isso, não é mesmo? Portanto, vale desenvolver programas que visam conscientizar o turista a utilizar esse item por mais de um dia.

O reaproveitamento de toalhas de banho é um procedimento super simples e que tem se tornado uma prática cada vez mais comum em hospedagens ambientalmente responsáveis.

Saborear um café da manhã orgânico

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a ingestão de alimentos mais saudáveis e, principalmente, livres de agrotóxicos e produtos químicos. Por isso, os hotéis que estão se tornando sustentáveis já passaram a oferecer cafés da manhã com um cardápio orgânico.

Muitos estabelecimentos já contam até com hortas próprias para servir na mesa dos hóspedes produtos fresquinhos e colhidos na hora.

Aprender a valorizar mais a cultura, culinária, fauna e flora local

Outra boa prática que hotéis sustentáveis já adotam é comprar alimentos de produtores da região onde o empreendimento está instalado. Essa é uma forma de estimular o comércio local, gerar oportunidades de trabalho e melhorar a renda das famílias da comunidade.

Mas o conceito de sustentabilidade em um hotel não se limita apenas ao estabelecimento. Abrange também o reconhecimento e a valorização do ambiente externo que cerca a hospedagem, tanto do ponto de vista natural quanto cultural.

Por isso, os turistas que estejam de férias com a família, com um parceiro ou viajando sozinhos, e passam por esse tipo de hotel, são incentivados a conhecer, respeitar e vivenciar os costumes e tradições dos habitantes do local.

A relação com a comunidade visitada também passa pela preservação da fauna e da flora, bem como da promoção da culinária típica da região. Todas essas ações também transmitem aos hóspedes uma parte da responsabilidade do turismo consciente e tudo o que esse setor movimenta.

Viver experiências mais autênticas

Além de contribuir para a valorização da cultura local, o estímulo ao relacionamento dos hóspedes com a comunidade também é uma forma de proporcionar ao turista experiências únicas durante a viagem.

Ao se integrar com os habitantes da região, você pode:

  • provar a comida de um restaurante pouco conhecido, que não aparece nos principais roteiros e guias de viagens;
  • participar de festas típicas da comunidade;
  • fazer um trabalho voluntário;
  • visitar fazendas de produtores locais;
  • conhecer a rotina dos moradores.

Além de hotéis sustentáveis, procure destinos diferentes para conhecer nas suas próximas férias.

Qual a importância dessa escolha?

A prática da sustentabilidade vem crescendo nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal. No entanto, procurar esse diferencial na hora de reservar um hotel para viajar e aproveitar atividades de lazer é uma forma de estimular outras empresas a adotarem esse tipo de postura em relação ao nosso meio ambiente.

Além de contribuir com a preservação do planeta, uma experiência desse tipo pode ser surpreendente e até transformar sua maneira de viver e agir no dia a dia. Agora que você já conhece as vantagens de um hotel sustentável, aproveite para escolher um na sua próxima viagem!

Gostou deste post? Aproveite para saber mais sobre turismo e sustentabilidade e conheça as principais áreas de preservação ambiental no estado do Mato Grosso!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish