3 dicas para ensinar educação ambiental para crianças

Criança com vaso de plantas na mão representando o tema: educação ambiental para crianças

🕗 Atualizado em 19/08/2020

A questão ambiental é um dos principais temas discutidos na atualidade. Isso porque as consequências da ação humana têm se mostrado cada vez mais graves no que se refere à temática ecológica. Nesse sentido, já existem várias propostas e ideias para reverter esse cenário no Brasil. Entre elas é possível citar o investimento em educação ambiental para crianças.

A iniciativa tem por finalidade conscientizar o público infantojuvenil sobre os problemas existentes no meio ambiente por intervenção humana, bem como ações e condutas corretas para garantir a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. Mesmo com tanta importância, muitas pessoas não têm noção de como instruir a criança sobre educação ambiental.

Para ajudar nessa questão, separamos 3 das principais dicas sobre o assunto, além de algumas informações sobre a importância da educação ambiental. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como ensinar educação ambiental para crianças?

Existem vários métodos e planos didáticos que visam facilitar o entendimento dos menores sobre esses assuntos. Confira 3 deles a seguir!

1. Utilize brinquedos reciclados

Nada melhor que a utilização de brinquedos para estimular a interação da criança. Essa prática se torna ainda mais produtiva quando o objeto é proveniente de materiais reciclados. Isso porque contribui para aumentar o contato do jovem com a causa ecológica.

Para tanto, podem ser usados carrinhos feitos com garrafas PET ou cata-vento de papelão, por exemplo. Esses objetos podem ser criados com os jovens, possibilitando um maior aprendizado.

2. Faça práticas de ecoturismo

Outra boa forma de instruir as crianças sobre a educação ambiental é por meio de práticas de ecoturismo. Reunir-se em centros de reciclagem para aprender mais de perto sobre como são realizados os processos de renovação da matéria pode ser uma boa opção.

Além disso, há parques nacionais que permitem a entrada de visitantes. Esses locais oferecem uma excelente experiência quanto ao contato com a biodiversidade e podem contribuir bastante com a aprendizagem dos alunos.

3. Incentive a criação de hortas

Entre os principais problemas ambientais está o desmatamento. Dessa forma, uma das melhores maneiras de conscientizar as crianças sobre o tema é por meio da prática de criação de hortas. Essa atividade pode ser feita utilizando materiais reciclados, como o PET.

Essa dinâmica pode ser acompanhada do ensino dos ciclos da água, do oxigênio, bem como a importância da vegetação para o equilíbrio ecológico. Tudo isso proporciona uma percepção mais racional dos alunos sobre a temática.

Qual a importância do estímulo à educação ambiental para crianças?

Antes de mais nada é válido ressaltar a necessidade de dar exemplos sobre educação ambiental e não apenas falar sobre a causa, pois, dessa forma, é possível obter melhores resultados na aprendizagem do aluno. Além do mais, essa iniciativa pode ser realizada dentro do ambiente escolar e na comunidade. Para isso, as escolas e empresas privadas da região podem contribuir por meio de parcerias para promover a educação ambiental.

Um bom exemplo disso é o Hotel Águas Quentes, que tem o Projeto Eco aula em que alunos da pré-escola ao ensino superior das redes públicas e particulares de ensino visitam o hotel e participam de aulas que visam conscientizar, com uma linguagem adaptada aos estudantes, sobre a necessidade de preservação do parque e da natureza.

Essas foram as principais informações sobre educação ambiental para crianças e sua importância para a sustentabilidade. Lembre-se de que o cuidado futuro com o meio ambiente será realizado pelas crianças de hoje.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a respeito do tema!

 

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish