Conheça as principais áreas de preservação ambiental no Mato Grosso

Toda a região Centro-Oeste do Brasil é conhecida pela sua vasta biodiversidade. Porém, uma coisa merece destaque neste cenário: o trabalho de preservação ambiental no Mato Grosso.

Segundo uma matéria do Globo Rural, baseada em dados da Embrapa, o estado mantém 65% de sua área preservada. Também não é para pouco. Com tantas belezas naturais, incomparáveis a qualquer outro lugar no mundo, o Mato Grosso é um dos lugares mais encantadores do país e esconde um enorme potencial para o turismo de natureza. Quer conhecer mais sobre esses paraísos preservados? Confira nosso post:

Três biomas em um único estado

Em seus mais de 900mil km² de território, o estado ostenta, principalmente, três biomas, cada um com suas espécies de fauna e flora. O Pantanal é um dos mais importantes e conhecidos. Nesta região, há um dos investimentos mais altos para a preservação ambiental no Mato Grosso. Afinal, alguns animais e plantas são nativos e não habitam nenhum outro lugar do mundo. O Cerrado e Amazônia são os outros biomas que dividem a imensidão do MT, recebendo proteção igualmente.

Um destino perfeito para quem ama a natureza

Pode ser que o MT ainda não seja o destino mais conhecido do Brasil. No entanto, quem busca contato com a natureza, o estado é um dos mais cobiçados. Com uma infraestrutura bem desenvolvida, bons hotéis, restaurantes e serviços turísticos, algumas cidades reservam atrativos naturais incríveis. São nascentes, cachoeiras, rios e culturas praticamente intocadas. Fruto dos projetos de preservação ambiental no Mato Grosso.

Parques são modelos de preservação ambiental no Mato Grosso

São diversas áreas de proteção espalhadas no estado. Contudo, três parques merecem destaque em relação à preservação. São eles:

Parque Estadual das águas quentes

Já imaginou um gigantesco parque aquático em meio à natureza, todo planejado em harmonia com o meio ambiente? Pois é, ele existe e fica no Mato Grosso. O Parque Estadual das águas quentes é um complexo de diversão e hotelaria, considerado uma unidade de conservação e preservação ambiental no Mato Grosso. Todas as atividades são minuciosamente pensadas e executadas com um foco sustentável. Hoje o parque é um modelo de estabelecimento a ser seguido no mundo inteiro.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Prepare-se para se encantar com um dos lugares mais lindos do planeta. Seria necessária uma vida inteira para explorar cada beleza escondida neste paraíso brasileiro, mas em alguns dias por lá, já é possível visitar cachoeiras de água turquesa, cavernas e formações rochosas inacreditáveis. Em toda sua imensidão de área preservada, a chapada é um tesouro ambiental que deve ser protegido e valorizado por cada pessoa deste país.

Floresta estacional

Outra maravilha do MT é o fenômeno da floresta estacional, localizada mais ao sul do estado. Essa vegetação pertence à Mata Atlântica e é caracterizada pelas mudanças drásticas de cenários de acordo com as sazonalidades, como épocas de chuvas intensas e estiagem. Tudo isso complementa ainda mais a riqueza ambiental daquela região.

Todo este reconhecimento — merecido — como um modelo de preservação ambiental no Mato Grosso, é um trabalho de longo tempo do governo do estado em conjunto com iniciativas de estabelecimentos de diversos setores. O meio ambiente e o turismo são os mais beneficiados.

Curtiu as dicas? Que tal explorar um pouquinho mais das maravilhas do MT? Conheça 6 passeios para relaxar e recarregar as energias.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish