Projeto Sementinha reúne 200 crianças e adolescentes no Hotel Mato Grosso Águas Quentes

Projeto social e ambiental cria laço com a comunidade localizada no entorno do Parque Estadual de Águas Quentes e propicia aprendizado aos jovens

Ação de educação ambiental realizada há quatro anos pelo Hotel Mato Grosso Águas Quentes, a 85 km de Cuiabá, reuniu nesta segunda-feira (16.09) cerca de 200 crianças e adolescentes de duas escolas de comunidades localizadas no entorno do Parque Estadual Águas Quentes.

Os alunos assistiram a uma miniaula ministrada pelo gestor ambiental do hotel, Joab Almeida Silva, aprenderam sobre ecologia, plantando uma árvore, e se divertiram no balneário repleto de piscinas e cachoeiras, tudo incentivado pelo projeto intitulado “Sementinha”, parceria entre o hotel e as escolas.

O projeto foi criado com o intuito de trazer crianças, pais e professores das comunidades vizinhas para conhecerem o hotel e aprenderem mais sobre o ecossistema em que vivem. Em sua quarta edição, já integra o calendário escolar, sendo bastante aguardado por todos.

“Nosso relacionamento com a comunidade melhorou muito com o projeto. É uma ação social e ambiental que proporciona um estreitamento muito importante, inclusive, no controle de queimadas, pois temos mais acesso à comunidade”, explica Joab.

Para o gerente do hotel, Fabio Oberty Fávero, o projeto proporciona aos jovens das comunidades vizinhas um aprendizado sobre o meio ambiente e uma importante mensagem para a preservação do bioma. “Recebemos a comunidade e tentamos transmitir a importância da preservação dos córregos, riachos e nascentes, alertamos quanto às consequências da devastação e acreditamos que muitos saem bastante conscientes”, comenta.

As atividades foram acompanhadas por 16 professores, pais e responsáveis que se dividiram no cuidado com os menores de várias faixas etárias, como o trio de irmãos Ana Carolina, de 9 anos, Lucas, de 11, e Luiz Fernando, 12, alunos da Escola Estadual Gustavo Dutra, em Santo Antônio do Leverger. A mãe deles, Elienai Lessa Jayme, também estudante da escola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), participou do evento e apoia a iniciativa. “É a segunda vez que eles participam e adoram, se divertem e aprendem mais sobre a natureza”, relata.

A coordenadora da Escola Estadual Gustavo Dutra, Iara Sirlene Amorim Montagner, afirma que o projeto auxilia no conhecimento e também no lazer dos estudantes, pois muitos não teriam condições de visitar o local sem a iniciativa. “Eles têm aula sobre o meio ambiente e conhecem o parque, muitos moram aqui, então a parceria ajuda tanto no conhecimento quanto no lazer”.

Já para a coordenadora da Escola Municipal Vale Abençoado, Joice Dockhorn, a parceria com o hotel no projeto deu certo e o trato com o meio ambiente ganhou força depois que a escola criou uma horta. “Trabalhamos muito a questão ambiental e com a horta as crianças aprendem na prática”, justifica a professora.

O mesmo pensamento têm os amigos Késia Cristina e Gustavo Henrique, ambos de 7 anos, que prestaram atenção na palestra sobre meio ambiente e aprenderam pontos importantes. “Gostei da palestra e aprendi que não pode jogar lixo no meio ambiente. A piscina é muito legal também”, refletiu a falante aluna do 2º ano. “Lixo tem que ser jogado no lixo”, completou Gustavo.

Sobre o Hotel Mato Grosso Águas Quentes
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes, no Parque Estadual de Águas Quentes, primeira unidade de conservação ambiental do Estado, integra a Rede de Hotéis Mato Grosso e está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Possui certificação do selo ISO 14001, o qual garante que atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Para mais informações acesse: www.hotelmt.com.br

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish