Turismo em Cuiabá? Confira as melhores trilhas!

Para fugir da correria do dia a dia e do estresse constante nas grandes cidades, muitas pessoas optam por aproveitar suas férias em um ambiente que proporciona paz, tranquilidade e, principalmente, o contato com a natureza. Nesse sentido, o turismo em Cuiabá é uma ótima opção para quem deseja se divertir, além de praticar trilhas em lugares incríveis.

A prática do trekking (seguir um trilho) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Isso, porque é um esporte que, além oferecer diversão em meio a natureza, proporciona inúmeros benefícios para o corpo e a mente dos seus praticantes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores opções de trilhas no estado do Mato Grosso para você praticar o trekking. Acompanhe a leitura!

Horto Florestal

Localizado na capital do Mato Grosso, o Horto Florestal Municipal Tote Garcia é uma área reservada, com aproximadamente 15 hectares, destinada ao desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de educação infantil, produção de mudas — para serem doadas para a população —, arborização da cidade e estímulo ao turismo em Cuiabá.

Sendo assim, o Horto Florestal é uma opção ideal para quem busca o contato com a natureza sem precisa sair da cidade, pois contém uma vasta vegetação do local, com espécies da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas do Sul, entre outras. Além de oferecer um ambiente agradável, o parque disponibiliza atividades como:

  • oficinas de compostagem;
  • trilhas ecológicas;
  • conteúdos educativos;
  • plantio de hortaliças;
  • doação de mudas para os visitantes.

Para quem deseja conhecer o Horto Florestal e desfrutar de um dia tranquilo e de muito aprendizado, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Chapada dos Guimarães

Devido à diversidade da fauna e flora, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães atrai turistas o ano todo. Com um roteiro de encher os olhos, os visitantes têm acesso a uma variedade de trilhas, entre elas estão a:

  • Cachoeira véu de noiva;
  • Crista do galo;
  • Cidade de pedra;
  • Circuito das cachoeiras;
  • Morro de São Jerônimo.

Lago azul

Com um nível de dificuldade médio e sem restrições de idades, o Parque Estadual Lago Azul tem uma área de aproximadamente 1,75 mil hectares sendo uma ótima opção de passeio durante o verão. Para conhecer a beleza do local, é disponibilizado para os turistas um roteiro com as principais trilhas, entre elas estão:

  • trilha Aventura: permite conhecer duas belas cachoeiras ― a Salto Belo e a Salto São João ― e as ruínas de uma antiga casa de máquinas de uma barragem da Usina Mourão;
  • trilha Peroba: pode ser feita a qualquer momento, dentro do horário de funcionamento do parque, essa trilha permite que os turistas conheçam o Lago Azul.

Portanto, é possível perceber que o estado do Mato Grosso é o lugar perfeito para quem quer relaxar e, principalmente, conhecer lugares incríveis de perder o fôlego. Além disso, os passeios que promovem o turismo em Cuiabá são ideais para quem busca diversão com a família.

Gostou do artigo e que saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer as 7 cachoeiras mais bonitas do estado do Mato Grosso!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish