Turismo em Cuiabá? Confira as melhores trilhas!

🕗 Atualizado em 12/08/2020  

Devido ao estresse do dia a dia, muitas pessoas preferem férias em um ambiente tranquilo em meio a natureza. Nesse sentido, o turismo em Cuiabá é uma ótima opção para quem deseja se divertir, além de praticar trilhas em lugares incríveis.

A prática do trekking (seguir um trilho) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. É um esporte que, proporciona diversão e benefícios para o corpo e a mente dos seus praticantes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores opções de trilhas no estado do Mato Grosso para você praticar o trekking. Acompanhe a leitura!

Horto Florestal

Localizado na capital do Mato Grosso, o Horto Florestal Municipal Tote Garcia é uma área reservada, com aproximadamente 15 hectares, destinada ao desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de educação infantil, produção de mudas — para serem doadas para a população —, arborização da cidade e estímulo ao turismo em Cuiabá.

O Horto Florestal é ideal para o contato com a natureza sem sair da cidade, com uma vasta vegetação do local, espécies da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas do Sul, entre outras. Além de oferecer um ambiente agradável, o parque disponibiliza atividades como:

  • oficinas de compostagem;
  • trilhas ecológicas;
  • conteúdos educativos;
  • plantio de hortaliças;
  • doação de mudas para os visitantes.

Para conhecer o Horto Florestal e desfrutar de um dia tranquilo, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Chapada dos Guimarães

Devido à diversidade da fauna e flora, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães atrai turistas o ano todo. Com um roteiro de encher os olhos, os visitantes têm acesso a uma variedade de trilhas, entre elas estão a:

  • Cachoeira véu de noiva;
  • Crista do galo;
  • Cidade de pedra;
  • Circuito das cachoeiras;
  • Morro de São Jerônimo.

Lago azul

Com um nível de dificuldade médio e sem restrições de idades, o Parque Estadual Lago Azul tem aproximadamente 1,75 mil hectares sendo uma ótima opção de passeio durante o verão. Para conhecer a beleza do local, é disponibilizado para os turistas um roteiro com as principais trilhas, entre elas estão:

  • trilha Aventura: permite conhecer duas belas cachoeiras ― a Salto Belo e a Salto São João ― e as ruínas de uma antiga casa de máquinas de uma barragem da Usina Mourão;
  • trilha Peroba: pode ser feita a qualquer momento, dentro do horário de funcionamento do parque, essa trilha permite que os turistas conheçam o Lago Azul.

Portanto, percebemos que o estado do Mato Grosso é perfeito para quem quer relaxar e conhecer lugares incríveis. Além disso, os passeios que promovem o turismo em Cuiabá são ideais para quem busca diversão com a família.

Gostou do artigo e que saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer as 7 cachoeiras mais bonitas do estado do Mato Grosso!

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish