Os cinco pontos turísticos de Cuiabá que você precisa conhecer

Viajar inclui conhecer pontos turísticos, a gastronomia e as particularidades de cada cidade. Se você pretende ir para uma região cheia de beleza, cenários naturais e patrimônios históricos, tem que incluir a capital do Mato Grosso ao seu roteiro.

Os pontos turísticos de Cuiabá oferecem ótimas oportunidades para apreciar as riquezas naturais e conhecer a história local. Situada em uma área cercada por paisagens encantadoras, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal Matogrossense, a cidade atrai milhares de turistas todos os anos. 

Com tantas opções dentro e fora da capital, o ideal é se planejar para não deixar de conhecer os pontos turísticos de Cuiabá. Acompanhe nosso post e descubra os lugares que você precisa visitar!

1. Sesc Arsenal

O Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf, também conhecido como Sesc Arsenal, é um dos principais espaços culturais do Mato Grosso. O local conta com várias opções de lazer para os visitantes, como:

  • centro de Difusão e Realização Musical;
  • cinema;
  • galeria de artes;
  • teatro;
  • biblioteca adulta e infantil;
  • sala de dança;
  • ateliê de artes.

Também inclua no passeio a visita à Casa do Artesão, que tem salas temáticas (como Pantanal, tribos e capital). Nesse centro de artesanato, é possível adquirir artigos regionais como cerâmicas, arcos, flechas e doces típicos, como o furundu — tradicional de Cuiabá, feito com mamão verde ralado e melado de cana.

Endereço: rua 13 de Junho, s/n, Centro Sul.

2. Parques

Com fauna e flora diversificadas, os parques são importantes pontos turísticos de Cuiabá. Esses locais oferecem muitas alternativas de lazer, além de uma boa infraestrutura para apreciar a natureza. Confira algumas opções a seguir!

Parque Mãe Bonifácia

O maior parque urbano da cidade tem aproximadamente 80 hectares, sendo rico em espécies de flora típica do cerrado e animais, como o sagui e outros pequenos primatas. O local é composto por cerca de 90% de mata nativa preservada.

Nele, é possível andar pelas pistas de caminhada, fazer trilhas e utilizar os aparelhos de ginástica, a área infantil ou o centro de educação ambiental. O nome do parque é uma homenagem à escrava refugiada e curandeira conhecida como Mãe Bonifácia.

Endereço: Av. Miguel Sutil, s/n, Duque de Caxias.

Parque das Águas

Com 270 mil m², o parque conta com uma ampla estrutura para prática de esportes, com  ciclovias, pista de caminhadas, duas academias ao ar livre e também restaurantes.

No entanto, sua principal atração é o Show das Águas, que acontece todas as noites às 20 horas e às 21h30, na Lagoa Paiaguás. Durante as apresentações, uma fonte luminosa lança jatos de água de até 70 metros de altura. Os jatos se movimentam de acordo com o ritmo de 20 canções diferentes, oferecendo um belo espetáculo, que é único no Brasil.

O parque também conta com Túnel das Águas e o Splash Zone, que produz jatos que saem do chão de forma aleatória, garantindo muita diversão e frescor para os visitantes.  

Endereço: Av. Hermina Torquarto da Silva, s/n, Centro Político Administrativo.

Parque Estadual Massairo Okamura

Com 54 hectares, o parque é uma das áreas de preservação mais admiradas da capital. Situado em uma área de proteção ambiental, permite que o visitante aprecie a vegetação nativa típica do cerrado, além dos cursos d’água advindos de suas nascentes.

O local impressiona não só pela paisagem como também pela organização e estrutura impecável para a prática esportiva e o lazer.

Ao visitar o parque, não deixe de conhecer a Praça Nações Indígenas. Seu formato, inspirado no desenho da Aldeia Bororó, é uma homenagem aos povos indígenas que habitaram o estado. 

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, s/n, Araés.

Parque Tia Nair

Inaugurado em 2007, o parque é considerado um dos mais belos cenários de Cuiabá. Com ampla área de estacionamento, o local também abriga um mirante com uma bela visão do lago. A dica é apreciar essa vista durante a noite, já que o funcionamento é diário e vai até às 23 horas.

Também é oferecida uma ampla infraestrutura para o lazer e a prática de esportes. Entre suas opções, destacam-se:

  • estações de ginástica;
  • quadras poliesportivas;
  • pista de cooper;
  • ciclovia e bicicletário;
  • academia da terceira idade;
  • praça do skate;
  • playgroung.

Endereço: Av. João Gomes Monteiro Sobrinho, s/n, Jardim Itália.

3. Mercado do Porto

Localizado no tradicional bairro do Porto, o Mercado Varejista Antonio Moisés Nadaf é referência para moradores e turistas que querem adquirir produtos frescos e típicos da região, como peixes, doces caseiros, além de frutas e especiarias. O mercado também possui um complexo gastronômico, que oferece diferentes pratos da culinária regional, como o famoso caldo de piranha.

Endereço: Avenida Beira Rio, próximo ao Rio Cuiabá.

4. Museus

Conhecer um museu permite revisitar o passado e se aproximar das características de um povo, lugar ou época. Quer saber mais sobre a história e a cultura matogrossense? Selecionamos algumas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

O museu, inaugurado em 2006, abriga documentos fotográficos e sonoros que mostram o cotidiano da cidade desde 1910 até os dias de hoje. O acervo conta com imagens feitas pelos fotógrafos Eurípedes Andreato e Lázaro Papazian, além de discos de vinil, fitas de vídeo VHS e fitas cassete. Essa é uma das construções mais significativas do município e recebe cursos, oficinas ou exposições durante o ano.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 75, Centro Histórico.

Museu Histórico de Mato Grosso

O Museu Histórico de Mato Grosso está localizado no prédio original do Tesouro Nacional. O espaço abriga esculturas e retratos de Marechal Rondon.

Sua exposição permanente conta a história do Mato Grosso nos mais diversos períodos do país. O museu também oferece sarau, oficinas de teatro, música, bazares, artesanatos, cafeteria e exposições temporárias.

Endereço: Praça da República, 131, Centro Norte.

Museu do Morro da Caixa D’água Velha

Quer conhecer a história de Cuiabá? Este é o lugar certo! Construído no século XIX, o Morro da Caixa D’Água foi o único reservatório de água da cidade durante 142 anos e tornou-se museu em 2007. Bem organizado, o local apresenta a história do município em fotos, além de ter um acervo de objetos.

Endereço: Rua Comandante Costa s/n, Centro Sul.

5. Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, essa igreja foi construída em 1730, onde funcionava a mais produtiva mina de ouro da região. Exemplar da arquitetura barroca, seus altares têm ricos detalhes de talha dourada e prateada, únicos no Brasil.

A construção foi tombada pelo IPHAN em 1975 e também integra o perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiabá. A igreja é famosa pela Festa de São Benedito, a mais longa festividade religiosa do estado e está localizada na Praça do Rosário, 01, Baú.

Viu só quantas opções você encontra nos pontos turísticos de Cuiabá? Para aproveitar suas férias da melhor forma e garantir a diversão da família, reserve um tempo para conhecer a cidade e se surpreender com as belezas que ela oferece!

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para conferir outras dicas imperdíveis sobre o turismo no Mato Grosso.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish