Conheça 5 destinos incríveis para fazer trilhas no Brasil

Para quem gosta de estar contato com a natureza, as trilhas são uma excelente opção de passeio para aproveitar com toda a família ou para se aventurar só com o marido nas férias, finais de semana ou feriados prolongados.

Com suas inúmeras paisagens naturais, o nosso país é um dos lugares mais perfeitos para fazer esse tipo de atividade. Pensando nisso, preparamos este post especial com dicas de cinco destinos incríveis para fazer trilhas no Brasil, seja de carro, de bicicleta ou a pé. Tem opções em cada região do país. Confira!

1. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

A apenas 69 quilômetros da capital Cuiabá, o turista já encontra as belas cachoeiras, paredões e cavernas da Chapada dos Guimarães. As trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta e têm duração média de três dias, dependendo do preparo físico do visitante.

Um dos pontos mais procurados pelos turistas na Chapada é a Cachoeira Véu da Noiva, uma das mais altas do Mato Grosso. Porém, esse percurso é recomendado para quem já está acostumado a fazer trekking. Mas com caminhadas mais leves também dá para apreciar grutas com águas azuis e cristalinas.

2. Monte Roraima, Roraima

Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa, a exuberante montanha tem cerca de 2.875 metros (é um dos pontos mais altos do Brasil) e aproximadamente 40 quilômetros quadrados de área.

Todo o percurso no Monte Roraima é feito a pé e dura de seis a oito dias. Como a caminhada por lá é de nível avançado, é preciso estar bem preparado fisicamente. A trilha tem que começar na vizinha Venezuela (na entrada do Parque Nacional próximo da cidade de Santa Elena de Uairén), já que os paredões do Brasil e da Guiana são intransponíveis.

3. Estrada Real, Minas Gerais

Essa é uma das trilhas mais famosas para quem gosta de se aventurar no modo offroad, ou seja, de carro ou moto. Mas aqui a pedida é passar longe do asfalto! O negócio é estrada de terra, lama e água.

Um dos caminhos da Estrada Real é o dos Diamantes, que vai de Diamantina a Ouro Preto. Os 395 quilômetros do roteiro (com 73,5% do trecho em estrada de terra) podem ser percorridos em quatro dias de carro com paradas para admirar e aproveitar a paisagem exuberante da Serra do Espinhaço.

4. Vale do Pati, Bahia

Outro lugar incrível para fazer trilhas no Brasil é o Vale do Pati, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Além da beleza, esse destino também oferece aos turistas trilhas com diferentes níveis de dificuldade (de médio a difícil) e durações que vão de três a seis dias.

Durante os percursos, é possível contemplar a riqueza da fauna e flora da região, o relevo privilegiado e as belas cachoeiras. Uma parada obrigatória é o Cachoeirão, uma queda d’água com mais de 90 metros de altura que forma um lago onde os visitantes podem se banhar.

5. Aparados da Serra, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Parque Nacional de Aparados da Serra fica na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também é considerado um dos destinos mais bonitos para quem gosta de fazer trekking no Brasil.

A melhor porta de entrada para o parque é pelo município gaúcho de Cambará do Sul. Algumas trilhas, mais difíceis, podem passar por dentro ou por cima dos canyons da região e durar até cinco dias. Além de um bom preparo físico, é preciso ter ainda equipamentos de segurança.

Esses são alguns dos muitos lugares incríveis para quem quer fazer trilhas no Brasil. Agora é só você escolher um destino e começar a planejar o seu passeio. Para saber mais e ficar por dentro de outras dicas de viagem, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. E boa aventura!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish