Florada de ipês no Pantanal: você precisa ver de perto

Florada de ipês no Pantanal

🕗 Atualizado em 04/09/2020

Já imaginou uma das maiores planícies do mundo se pintar em tons de amarelo, rosa, roxo e branco? Não precisa sonhar longe, pois essa é uma das principais características de uma árvore símbolo do cerrado! Descubra, neste texto, detalhes sobre a florada de ipês no Pantanal, fenômeno causado pelo tempo seco, em geral, até o final de setembro.

Saiba, a seguir, o que é a florada, que ocorre no segundo semestre e deixa a fauna pantaneira mais exuberante. Por fim, compreenda por que se hospedar para aproveitar o local com tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre essa época encantadora!

O que é e quando ocorre a florada de ipês no Pantanal?

O cerrado é uma rica vegetação brasileira e uma árvore consegue tornar a flora mais colorida: o ipê, cujo nome vem do tupi e significa casca grossa. A floração dessa planta ocorre na segunda metade do ano, até o mês de setembro. Do gênero tabebuia, a espécie é famosa pela coloração das flores, que são encontradas na natureza em tons amarelos, rosas, brancos e roxos.

As floradas tendem a durar sete dias, a depender da concentração de água no ar. O ipê-amarelo, excepcionalmente, flora duas vezes nesse curto período, em julho e setembro. Após o espetáculo colorido, as árvores produzem frutos que, depois, liberam as sementes pelo Pantanal.

Quais são as características da região no período?

As piúvas, nome que os mato-grossenses dão aos ipês, mudam a tonalidade da selva e emprestam tons chamativos para a mata, pois, a copa dessas árvores pode chegar a 25 metros. Os meses nos quais a floração acontece também são incríveis para observar a flora exótica do Pantanal, a fauna deslumbrante e os cenários de tirar o fôlego na planície.

Fora os vários tons de ipê, o local é a casa de 1500 espécies vegetais, de gramíneas a árvores robustas. São mais de 700 tipos de aves, 250 de peixes, 50 de répteis (como o jacaré Caiman) e quase 100 de mamíferos. Tudo isso em um relevo majoritariamente plano, ideal para trilhas e passeios de barco.

Por que conhecer essa beleza natural de perto?

Você já percebeu que não falta biodiversidade quando o assunto é Pantanal mato-grossense. Porém, para conferir a beleza natural dos ipês floridos e observar a flora incrível desse lugar, o ideal é passar uns dias com a sua família no estado, onde existem hotéis da capital às fazendas do interior.

Neste conteúdo, você entendeu mais sobre a florada de ipês, fenômeno pantaneiro que acontece no período mais seco, geralmente no segundo semestre do ano, e atrai turistas de toda as partes do globo. Descobriu quais características marcam a região nos meses de floração e os motivos para conhecer esses encantos floridos de perto.

Mas a florada de ipês é apenas um atrativo charmoso desse lugar, que é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade. Há várias outras belezas que são motivo para visitar o Pantanal em qualquer estação do ano. Não deixe de conferir!

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish