Como motivar os funcionários? Descubra 4 dicas que realmente funcionam

Manter a equipe motivada é uma das estratégias para garantir bons resultados ao seu negócio, qualquer que seja a área de atuação. Afinal, quando o colaborador se sente valorizado, a tendência é de que seu comprometimento com as metas da empresa seja maior, o que garante melhor desempenho. Mas, afinal, como motivar os funcionários?

Além do óbvio — remuneração adequada e respeito profissional — existem outras maneiras de conseguir o engajamento da equipe e manter os colaboradores satisfeitos com a parceria. 

Quer saber como motivar os funcionários? Continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Entenda a importância do engajamento da equipe

Independentemente da área de atuação, o comprometimento dos colaboradores faz toda a diferença para os resultados da empresa. Um exemplo disso são os negócios de varejo, nos quais os funcionários lidam diretamente com o público. Qual a imagem que um profissional insatisfeito passa ao cliente? Sua postura e conduta adequada são determinantes para os resultados da empresa.

O mesmo vale para outros segmentos. Aliás, não apenas quem lida diretamente com o público precisa estar comprometido com as metas e estratégias corporativas. Profissionais das áreas administrativas, planejamento, comunicação, recursos humanos ou qualquer outra têm um papel fundamental para o bom desempenho da empresa.

Além desse aspecto, a desmotivação representa um elevado custo corporativo. A falta de motivação pode gerar maior turnover, descontentamento ou desânimo em toda a equipe. Um profissional insatisfeito é capaz de contaminar os demais e causar uma situação difícil de reverter. Por isso, investir em estratégias para motivação é um diferencial importante.

Confira como motivar os funcionários

Como mencionamos, é essencial cumprir a legislação e os acordos coletivos, oferecendo remuneração compatível com o cargo e tratamento respeitoso. Sem essa premissa básica, nenhuma estratégia de motivação surtirá o efeito desejado. 

Além disso, outras ações fazem toda a diferença para manter o engajamento da equipe. Fique por dentro de nossas dicas!

1. Ofereça um bom ambiente de trabalho

Estimule o bom relacionamento e reprima qualquer comportamento inadequado, que possa causar desconforto a algumas pessoas. Incentive amizades, promova momentos de descontração e permita, quando possível, que os profissionais tenham maior flexibilidade em suas obrigações.

Isso vale, por exemplo, para empresas que trabalham com escala. Se você sabe que um colaborador tem um compromisso familiar justamente no dia em que precisa trabalhar, por que não promover mudanças e deixá-lo mais satisfeito?

2. Garanta um clima agradável na empresa

Além de ter atenção quanto ao bom relacionamento de todos, algumas estratégias contribuem para o fortalecimento dos laços. Crie eventos fora da empresa, organize almoços de confraternização, ofereça benefícios extras, como academia, acervo de livros sobre o mercado de atuação, desconto em serviços parceiros, entre outros. 

3. Invista na qualificação

A oportunidade de participar de cursos, treinamentos, workshops e congressos, entre outros, é um fator importante para a motivação do funcionário, que passa a se sentir valorizado e sente que a empresa reconhece o seu potencial.

4. Promova um programa de incentivos

Você já pensou em oferecer prêmios ou em criar um programa de incentivos para sua equipe? Estabeleça metas e premie os profissionais que se esforçaram para atingi-las.

Esse reconhecimento pode ser oferecido em forma de gratificação financeira ou de outras maneiras. Algumas ideias são oferecer ingressos para shows, custear a participação em cursos ou eventos de interesse do profissional, ou mesmo oferecer uma viagem prêmio. Todas as opções contribuem para o aumento da autoestima do colaborador.

Vale destacar que, quando a premiação é uma experiência — caso da viagem, por exemplo —, o fato se transforma em algo marcante para o profissional e sempre será lembrado.

Ao motivar os funcionários, o ambiente de trabalho em sua empresa se torna mais equilibrado e, naturalmente, isso se reflete em melhor desempenho e maior competitividade para o negócio. Além disso, quando um colaborador veste a camisa da empresa, a tendência é de que ele se torne um incentivador do restante da equipe. 

Quer começar agora mesmo a colocar essa estratégia em prática? Então, que tal proporcionar experiências diferentes e enriquecedoras, aliadas às viagens corporativas?

Comments

comments



Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish