Veja dicas para criar programa de incentivo para a equipe

programa de incentivo para colaboradores

Um programa de incentivo pode trazer grandes resultados para a sua empresa e promover uma melhoria indiscutível no clima organizacional. Até aí, ninguém duvida disso! O cerne da questão, na verdade é: como criar uma campanha do zero?

Bom, para darmos início ao texto, já podemos adiantar que não existe uma receita pronta para programas de incentivo e cabe ao gestor desenvolver suas próprias estratégias, de acordo com as características e especificidades de sua organização.

No entanto, alguns pontos básicos são essenciais para criar um bom programa de incentivo e é justamente isso que abordaremos neste post. Vamos conferir?

Como iniciar um programa de incentivo?

Para dar início a um programa de incentivo eficiente, alguns passos precisam ser dados com cuidado. Veja quais são eles!

Estabeleça seus objetivos

Um programa de incentivo precisa, imprescindivelmente, de objetivos traçados para, então, desenvolver atividades focadas neles. Por exemplo, sua ideia é integrar equipes, capacitar colaboradores, premiar aqueles que batem metas ou que apresentam melhores desempenhos?

As campanhas podem ter objetivos muito variados, porém, é fundamental que eles estejam bem definidos para que você consiga, de fato, elaborar um programa de incentivo eficiente e focado em uma proposta.

Venda bem a ideia

De nada adianta criar um programa de incentivo, se seus colaboradores não “comprarem a ideia” — nesse caso, você jogará o seu dinheiro fora! Portanto, invista na proposta e a divulgue como algo positivo e que vai promover alguma experiência especial aos participantes.

Imagine, por exemplo, oferecer uma viagem inesquecível para um destino incrível àqueles que baterem a meta estabelecida no semestre. Sem dúvidas, isso gera um interesse e promove a participação das pessoas. Naturalmente, a produtividade, a integração e o desempenho do colaborador aumentará.

Defina as premiações

Citamos o exemplo da viagem acima e, sem dúvidas, esta é uma das melhores estratégias para um bom programa de incentivo. Afinal, quem não gosta de viajar, ainda mais com tudo pago, para um hotel perfeito e com momentos inesquecíveis? Por isso, invista nessa ideia!

Além dela, premiações em dinheiro, experiências diferentes, folgas extras, presentes, entre outras alternativas, também podem ser utilizadas na campanha. No entanto, lembre-se da importância de criar algo realmente interessante e cativante, de preferência que cause algum tipo de experiência ao participante.

Qual a real importância de um programa de incentivo?

Para a empresa, os resultados podem ser incalculáveis. Já que o programa de incentivo tem por objetivo engajar e motivar os colaboradores que, por sua vez, passam a produzir mais e cada vez melhor as suas atividades. Além disso, as campanhas visam integrar equipes de uma forma única, aproximando os colaboradores em ambientes e momentos de descontração.

Enfim, investir em um programa de incentivo pode trazer muitas vantagens, tanto para o negócio, como para a satisfação do seu público interno. Como dissemos no início do texto, é papel do gestor conhecer as necessidades e características de sua empresa para, então, desenvolver uma campanha exclusiva que atenda aos desejos e vontades de seus colaboradores.

Gostou no nosso post? Quer mais algumas dicas sobre programas de incentivo, eventos corporativos e viagens? Então, não deixe de seguir nossa página no Facebook e Instagram para acompanhar as próximas postagens.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish