Saiba como organizar um workshop para impactar seu público

Organizar um workshop pode ser uma ótima ideia ou um tiro no pé! Você já deve ter percebido que inúmeras empresas adotaram esse tipo de evento como estratégia para aumentar a visibilidade da marca. Por isso, está cada vez mais difícil oferecer em um workshop uma experiência diferenciada e que atraia muitos participantes.

Mas, então, o que fazer para que seu workshop seja autêntico a ponto de se destacar perante tantos outros? É exatamente isso que contaremos a seguir! Boa leitura!

Ofereça um conteúdo consistente e relevante

O primeiro ponto a ser trabalhado é o conteúdo do workshop. É sempre esperado que seja aplicado por uma autoridade no assunto. Portanto, escolha um tema que tenha relação e seja de total domínio de sua marca. Uma empresa de tecnologia, por exemplo, não passaria credibilidade organizando um workshop sobre pets.

Não hesite em incluir convidados conhecidos e respeitados no ramo, mesmo que seja apenas para uma palestra rápida. Eles aumentam muito o interesse pelo evento. Mas garanta que o padrão seja mantido no restante do workshop. A participação de empresas parceiras no evento expande a abrangência do tema, além de possibilitar a realização de um workshop de maior porte.

Foque nas necessidades dos participantes

Dentro do tema escolhido, foque no tópico que mais atenda às necessidades de seu público-alvo. Descubra quais são seus objetivos e dificuldades e ofereça um conteúdo condizente, que agregue conhecimento. Pesquisar os assuntos mais procurados por estudantes e profissionais da área auxilia no direcionamento da escolha.

Inove no formato

Ao organizar um workshop, tenha em mente que se trata de um evento ativo. Ou seja, deve haver, em algum momento, atividades práticas relacionadas ao assunto. E a maneira como essas atividades serão realizadas pode ser um diferencial. Utilizar brincadeiras, desafios, jogos e até atividades em espaços abertos são algumas ideias.

Procure escolher locais diferentes para a realização do workshop, que potencializem a experiência positiva que deseja oferecer ao participante. Se o evento tiver uma duração mais longa, uma boa opção são hotéis com espaços abertos para a realização de algumas atividades.

Cuide da programação

A principal característica que difere um workshop de um curso é o tempo de duração. Normalmente, não se estende por mais de um dia. E, justamente por esse motivo, a programação precisa ser planejada e controlada.

Um workshop que começa atrasado e acelera os palestrantes e participantes ou deixa de apresentar conteúdo, certamente será mal avaliado. Para evitar imprevistos, confirme a disponibilidade de todos os envolvidos alguns dias antes e reforce os horários na véspera.

Manter os participantes atentos e engajados também depende da maneira com que o evento transcorre. Evite palestras muito longas e sempre intercale com atividades práticas. Não se esqueça da parada para o café (outra oportunidade de inovação).

Seguindo estas dicas, organizar um workshop autêntico e atrativo ficará muito mais fácil. Dar especial atenção ao conteúdo, inovar no formato e caprichar na programação farão a diferença. Mas como sempre é possível melhorar, faça questão de receber o feedback de todos os participantes. Será muito útil para descobrir se suas inovações foram bem recebidas e o que ainda precisa ser modificado.

Para continuar por dentro de todas as dicas sobre organização de eventos, siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish