Descubra aqui como produzir eventos sustentáveis

Em tempos críticos, em que tanto se fala da importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais, os eventos sustentáveis ganham, a cada dia, mais força e popularidade entre produtores e organizadores. Você  parou para pensar o quanto isso pode beneficiar a imagem de sua empresa, além de cumprir um papel fundamental para a proteção do meio ambiente? 

Pois é justamente isso que abordaremos neste post. Também mostraremos que a mudança que queremos no mundo depende, basicamente, de nossas atitudes. Quer conferir? Então, fique com a gente e tome nota das dicas abaixo. 

O que define os eventos sustentáveis? 

O conceito de sustentabilidade defende três pilares: economia, meio social e meio ambiente. Já os eventos sustentáveis são aqueles que se baseiam nesta premissa e passam a envolver uma mudança de comportamento, tanto dos produtores, como dos participantes, tornando possível o uso de recursos e alternativas que suprem a necessidade daquela produção, sem comprometer o ambiente e a sociedade em volta. 

Qual a importância dos eventos sustentáveis? 

O mais interessante dos eventos sustentáveis é que os benefícios vão muito além da preservação ambiental. Pessoas, culturas, costumes e tradições também podem ser preservadas dentro desse planejamento, por exemplo. Sem contar também que essas produções se tornam um grande diferencial para a sua marca, proporcionando um apelo social essencial nos dias de hoje.  

Por fim, vale ressaltar que, além da importância de ter essas responsabilidades com o meio ambiente e com as comunidades locais, os eventos sustentáveis costumam ser mais econômicos para os produtores e mais eficientes.  

Como produzir eventos sustentáveis? 

Materiais

Utilizar materiais reciclados é uma excelente ideia para a montagem dos seus eventos sustentáveis. Além disso, durante a produção, você também pode motivar as pessoas a reciclarem seus lixos. Portanto, vamos às ideias na pratica! A decoração, por exemplo, pode ser feita com móveis de madeira de reflorestamento, plástico reciclado ou até de outros matérias, como tubos de pasta de dente viu?  

Os papéis também podem ser substituídos por alternativas ou meios eletrônicos também. Por fim, separar as lixeiras por cores e tipos também permite a participação do público a embarcarem nessa ideia. 

Atividades 

A programação do seu evento também deve incluir algumas atividades sustentáveis. Quer alguns exemplos? Que tal distribuir brindes amigos da natureza? Ou preparar ambientes ao ar livre, com temas mais saudáveis e conscientes? E, por último, por que não incluir até o coffee break nessa “pegada“? Pode ser uma oportunidade de promover um diferencial e ainda envolver a comunidade local e suas tradições.  

Local 

Para finalizar as nossas dicas sobre eventos sustentáveis, a escolha do local é fundamental para que o conceito de sustentabilidade faça sentido, de fato. Por isso, defina o lugar, com a certeza de que ele cumpra suas responsabilidades com o meio ambiente e a sociedade em torno. E se esse estabelecimento ficar localizado em áreas verdes e com uma conexão direta com a natureza, será ainda melhor. 

Enfim, os eventos sustentáveis são mais uma alternativa àquelas empresas que reconhecem a importância da preservação ambiental e das culturas locais, comprovando que uma produção eficiente pode ser limpa, criativa e consciente. A natureza agradece e sua marca fortalece! 

Gostou do post? Quer organizar um evento sustentável, mas ainda não sabe onde? Entre em contato conosco, conheça nossa rede de hotéis no estado de Mato Grosso e se surpreenda com nossos espaços.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish