Descubra aqui como produzir eventos sustentáveis

Em tempos críticos, em que tanto se fala da importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais, os eventos sustentáveis ganham, a cada dia, mais força e popularidade entre produtores e organizadores. Você já parou para pensar o quanto isso pode beneficiar a imagem da sua empresa, além de cumprir um papel fundamental para a proteção do meio ambiente?

Pois é justamente isso que abordaremos neste post. Também mostraremos que a mudança que queremos no mundo depende, basicamente, de nossas atitudes. Quer conferir? Então, fique com a gente e tome nota das dicas abaixo.

O que define os eventos sustentáveis?

O conceito de sustentabilidade defende três pilares: economia, meio social e meio ambiente. Já os eventos sustentáveis são aqueles que se baseiam nessa premissa e passam a envolver uma mudança de comportamento. Essa mudança envolve tanto os produtores como os participantes, tornando possível o uso de recursos e alternativas que suprem a necessidade daquela produção, sem comprometer o ambiente e a sociedade em volta.

Qual a importância dos eventos sustentáveis?

O mais interessante dos eventos sustentáveis é que os benefícios vão muito além da preservação ambiental. Pessoas, culturas, costumes e tradições também podem ser preservadas dentro desse planejamento, por exemplo. Sem contar também que essas produções se tornam um grande diferencial para a sua marca, proporcionando um apelo social essencial nos dias de hoje.

Por fim, vale ressaltar que, além da importância de ter essas responsabilidades com o meio ambiente e com as comunidades locais, os eventos sustentáveis costumam ser mais econômicos para os produtores e mais eficientes.

Como produzir eventos sustentáveis?

Materiais

Utilizar materiais reciclados é uma excelente ideia para a montagem dos seus eventos sustentáveis. Além disso, durante a produção, você também pode motivar as pessoas a reciclarem seus lixos. Portanto, vamos às ideias na prática! A decoração, por exemplo, pode ser feita com móveis de madeira de reflorestamento, plástico reciclado ou até de outros materiais, como tubos de pasta de dente, já viu?

Os papéis também podem ser substituídos por alternativas ou meios eletrônicos. Por fim, separar as lixeiras por cores e tipos também permite a participação do público a embarcarem nessa ideia.

Atividades

A programação do seu evento também deve incluir algumas atividades sustentáveis. Quer alguns exemplos? Que tal distribuir brindes amigos da natureza? Ou preparar ambientes ao ar livre, com temas mais saudáveis e conscientes? E, por último, por que não incluir até o coffee break nessa “pegada“? Pode ser uma oportunidade de promover um diferencial e ainda envolver a comunidade local e suas tradições.

Local

É primordial a escolha do local, para que o conceito de sustentabilidade faça realmente sentido. Por esse motivo, determine o lugar, tendo a plena convicção de que ele cumpra suas responsabilidades com o meio ambiente e a sociedade à sua volta. Preferencialmente que esse evento seja realizado em áreas verdes e com uma conexão direta com a natureza.

Lixo

Para que seja feito o descarte correto é preciso ter lixeiras diferentes para cada tipo de resíduo. Utilize formatos e cores diferentes, pois além de facilitar a memorização, podem ser parte da personalização do evento. É importante ressaltar que a sinalização das lixeiras deve ser de fácil identificação e compreensão.

Coloque lixeiras por todo o local, a fim de que os participantes não precisem andar muito com o lixo na mão. Esse é um método usado em parques da Disney e funciona muito bem.

Por que é tão importante fazer eventos sustentáveis?

Realizar eventos sustentáveis é muito mais do que uma possibilidade nos dias atuais. É uma obrigação imediata. Atualmente, muitos consumidores e organizações têm adotado práticas com a finalidade de preservar a natureza. É necessário ter essa responsabilidade e perceber que ela é e foi muito prejudicada por nossas ações.

Por essa razão, sustentabilidade é um assunto de suma importância e também muita polêmica em toda a cadeia produtiva. Para as organizações que desejam estar em uma boa posição no mercado, tem se tornado quase uma obrigação adotar práticas sustentáveis. O fato é que os consumidores estão exigindo essa postura sustentável das instituições. E não é diferente no segmento de eventos.

Como fazer seu evento sustentável?

Para realizar um evento sustentável existem diversas dicas que podem ajudar. Veja!

Brindes

Levando em consideração que o evento realizado seja de grande porte e que gere muito lixo, ofereça brindes para os que colaborarem para reciclar os materiais. Faça o seguinte: a cada número determinado de itens entregues no local adequado, troque por um brinde (canecas, camisetas do evento, squeezes, vale-cupom de desconto, canetas etc.). Pense em algo que seja diferenciado e exclusivo para atrair a atenção e estimular a participação.

Outra ótima ideia é optar por brindes criados de matéria-prima reciclada (tecidos, papéis, plásticos etc.).

Local

É preciso que a definição do local seja muito bem-feita, a fim de atender todos os participantes com muita comodidade, porém deve ser sustentavelmente correto. Tenha a certeza se há aproveitamento da luz natural, de que a iluminação é feita por lâmpadas de LED. Além disso, verifique se o ar-condicionado tem baixo consumo de energia e se há o aproveitamento de água da chuva nos banheiros.

Cardápio

O cardápio em um evento sustentável deve ter, preferencialmente, ingredientes orgânicos. É preciso conscientizar a todos sobre alimentação sem excessos e desperdícios. Dê também orientação aos fornecedores de modo que os alimentos que sobrarem sejam doados.

Fornecedores

Tenha a certeza de que os fornecedores responsáveis tenham conscientização e ações a favor do meio ambiente. Realize um questionário para selecionar os fornecedores e exija que seja feita a utilização de materiais reciclados, assim como descarte adequado dos resíduos. Prefira fornecedores locais, próximos ao lugar que será realizado o evento. Dessa forma você ajudará a economia local, além de agregar valor à sua marca na região.

Quais eventos sustentáveis e tecnológicos deram certo no Brasil?

Natura

Ela é, por natureza, uma empresa modelo em responsabilidade socioambiental e resolveu estreitar ainda mais a relação com a Amazônia, instalando em Manaus um centro de inovação. O projeto realizado faz parte de um plano de investimentos para Amazônia de 1 bilhão de reais até o ano de 2020.

CPFL

Com o intuito de diversificar, a CPFL Energia passa na frente de seus concorrentes no setor de energia, objetivando uma geração cada vez mais limpa. É importante ressaltar que 95% da energia que a CPFL gera vem de fontes renováveis. Obviamente, grande parte de hidrelétricas, mas juntam-se à frente verde 15 parques eólicos e seis usinas de biomassa.

Boticário

A empresa entrou em uma cruzada verde, a fim de estimular seus fornecedores a adotarem ações mais sustentáveis. Atualmente, é de cerca de 95% a adesão de empresas parceiras. É importante lembrar que em 2005, quando o projeto foi lançado, a adesão era de somente 20%. Além disso, esse incentivo de adoção a práticas sustentáveis é feito também pelas 3.260 franquias da rede.

Enfim, os eventos sustentáveis são mais uma alternativa àquelas empresas que reconhecem a importância da preservação ambiental e das culturas locais, comprovando que uma produção eficiente pode ser limpa, criativa e consciente. A natureza agradece e sua marca fortalece!

Você gostou do artigo? Então, aproveite para conhecer nosso site e conheça os serviços que oferecemos!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish