Quer fazer um evento ao ar livre? Saiba quais cuidados tomar

Fazer eventos ao ar livre tem suas vantagens e, também, suas especificidades. Diferentemente daqueles feitos em ambientes fechados, esse tipo de evento requer cuidados para garantir que tudo saia conforme o desejado.

Se você está planejando um evento em ambientes abertos, não deixe de conferir este post para entender que vantagens são essas. Aproveite para conferir quais cuidados você deve tomar para que corra tudo bem do início ao fim.

Quais são as vantagens de fazer um evento ao ar livre?

A principal vantagem de um evento ao ar livre e feito de dia, com certeza, é a iluminação. Afinal, luz natural torna o ambiente mais aconchegante e as fotos ainda mais bonitas, não é mesmo? Caso seja feito à noite, é possível o uso de luzes indiretas, como luminárias.

Isso sem contar o contato com a natureza, que dá ao evento um ar de leveza. Ainda, nesse tipo de evento, é possível usar cores fortes na decoração, proporcionando mais liberdade nesse sentido.

Os móveis também podem ser mais casuais, assim como se tem a possibilidade de usar texturas e tecidos mais informais. Caso seja da vontade da organização, ao ar livre é ainda mais aceitável flexibilizar o dress code, deixando os convidados à vontade com suas vestimentas.

Quais cuidados tomar ao fazer um evento em ambientes abertos?

Ainda que existam tantas vantagens em fazer um evento ao ar livre, é importante ficar atento aos cuidados específicos necessários. Confira alguns deles abaixo.

Local

O primeiro ponto a ser pensado no planejamento de um evento ao ar livre é o local. Isso porque ele precisa comportar a quantidade de pessoas convidadas, além de ser adequado para o evento em questão.

Por exemplo, lugares gramados podem não ser ideais para ocasiões em que haverá mulheres de salto alto. Da mesma maneira, chão de concreto pode não combinar com o estilo de decoração desejado. Por isso, é preciso observar cada detalhe do local.

Um ponto comumente esquecido na escolha de locais para eventos abertos é a segurança. Ainda que sejam abertos, é preciso pensar em rotas de fuga para casos em que isso seja necessário e, é claro, ter pessoas treinadas para tais situações.

Clima

Fazer eventos em locais abertos demanda cuidar para que o clima esteja adequado no dia do acontecimento. Sendo assim, além de escolher uma estação propícia, é importante ter uma ideia da pluviosidade de cada época do ano. Afinal, não adianta escolher uma época com temperaturas amenas de forma que não causem desconforto nos convidados, mas que também chova muito.

Dessa forma, é fundamental pesquisar bastante e consultar com antecedência a previsão do tempo ao longo dos dias que antecedem o evento. Caso aconteçam imprevistos, é preciso sempre ter um plano B, seja outro lugar ou até mesmo a possibilidade de cobertura do local aberto.

Equipamentos

Apesar dos benefícios da luz natural nos eventos de dia, é preciso garantir os equipamentos ideais para iluminação por precaução. Isso é ainda mais importante nos eventos ao ar livre promovidos durante a noite. Então, é essencial contar com focos de luz de maneira correta e, quando for o caso, projetores adequados.

Além disso, é preciso cuidar para que a acústica esteja adequada e que os convidados consigam ouvir as informações necessárias. Isso porque em ambientes abertos o som se dissipa facilmente, dificultando uma boa compreensão de falas ao microfone por parte do público, por exemplo.

Eventos ao ar livre são ótimas opções e, como visto, também arriscadas. Por isso, é preciso ter atenção às dicas dadas neste post e estar prevenido caso seja necessário contornar algum tipo de problema. Dessa maneira, são ainda maiores as chances de dar tudo certo e o evento ser um sucesso.

Se você gostou das nossas dicas e quer ter acesso a mais informações como essas, não deixe de seguir nossa página no Facebook!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish