Confira 8 benefícios das águas termais!

benefícios das águas termais

🕗 Atualizado em 10/09/2019

Já pensou em embarcar com toda a família para uma viagem incrível, aliando aventura e cuidados com a saúde? Uma das formas de tornar isso possível é optar por destinos como o Mato Grosso, onde existem lençóis subterrâneos riquíssimos em sais minerais. Para tornar o sonho palpável, que tal descobrir o que são águas termais e onde encontrar as melhores fontes?

No conteúdo a seguir, você vai compreender quais são os benefícios dessas águas terapêuticas, cujas propriedades são excelentes para proporcionar bem-estar a idosos, adultos e até crianças. Também abordaremos as principais qualidades das termas, como alívio de dores reumáticas e problemas respiratórios, rejuvenescimento da pele, controle da pressão arterial e muito mais. Continue a leitura e confira!

O que são e onde encontrar águas termais em Mato Grosso?

Antes de ver seus detalhes, saiba que as águas termais se originam em estações termais e são conhecidas pelo teor de mineralização superior ao da água comum. Fora isso, a composição química ajuda a sensibilizar a pele e auxilia no tratamento de várias doenças — sejam cutâneas, sejam respiratórias ou cardíacas.

Apesar de suas propriedades terem sido inicialmente estudadas na França, o Mato Grosso é rico em termas e pode ser o destino ideal para quem deseja desfrutar dos benefícios desse primor do Pantanal.

Vamos começar pelo Parque Nacional de Águas Quentes, que tem 1.487 hectares e está localizado no município de Santo Antônio de Leverger, a 85 km da capital Cuiabá. O acesso facilitado e a boa infraestrutura atraem visitantes do mundo inteiro em busca do poder das águas termais, cujas temperaturas variam entre 31 a 42 graus.

No entanto, há opções por todo o estado, de Juscimeira (onde estão piscinas com água morninha) às Águas Quentes da Cidade de Pedra. Não podemos nos esquecer também das mais de dez piscinas de Primavera do Leste e do incrível Parque das Águas Quentes em Barra do Garças.

Quais são as principais qualidades das águas termais?

O Brasil e o Mato Grosso, em especial, são ricos em nascentes, mas apenas alguns locais têm acesso a termas. Para além do contato com a natureza, as águas termais proporcionam inúmeras qualidades aos banhistas, desde o alívio a dores reumáticas até o conforto físico e mental.

Vale destacar também o controle da pressão arterial e o rejuvenescimento da pele, sem contar com a ação anti-inflamatória e cicatrizante.

1. Aliviam dores reumáticas

O grande Leonardo da Vinci já usava a água das fontes termais italianas para aliviar seu problema de gota. O renascentista, que era matemático, cientista, engenheiro e pintor, estava certo: um dos maiores benefícios das águas termais é amenizar as dores reumáticas.

As mais tradicionais são a artrite reumatoide e a artrose, que afetam as cartilagens e articulações. Elas provocam muita dor, além de deformação e limitação dos movimentos. Infelizmente, tais problemas podem afetar pessoas de todas as idades (e não só idosos), mas o calor das águas termais alivia a tensão muscular.

2. Amenizam problemas respiratórios

O vapor das águas termais funciona como um grande filtro para o sistema respiratório, principalmente no caso das crianças que sofrem com asma, resfriados, laringites, gripes e pneumonias.

Outros incômodos relacionados, a exemplo da rinite alérgica, também são amenizados com banhos em águas termais, pois há um efeito direto no controle da umidade das vias nasais. Vale lembrar que estamos falando de um tratamento natural, que traz benefícios para a saúde e também pode se tornar uma diversão em família.

3. Rejuvenescem a pele

Sabe a tão sonhada fonte da juventude? Podemos dizer que o mais próximo que você vai encontrar dela é uma fonte de água termal. Isso porque os sais minerais, gases, oligoelementos e nutrientes do líquido naturalmente aquecido combatem o envelhecimento precoce.

Os grandes responsáveis por tal propriedade são o pH alcalino e o silício, que restauram as camadas mais profundas da pele, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Os benefícios das águas termais se estendem também aos mais jovens, como os adolescentes que têm acnes, rosáceas e oleosidade.

As termas são igualmente indicadas para auxiliar no tratamento de problemas cutâneos como a psoríase e o eczema. O zinco, o silício e o selênio, substâncias presentes nessas águas, fortalecem a pele e reconstroem o tecido afetado.

4. Combate inflamações

Devido ao pH em torno de 7.5, as águas termais são anti-inflamatórias e bastante indicadas após a depilação, por exemplo. Seu efeito alcalino ajuda a controlar a vermelhidão e serve como um calmante para a pele sensível — a qual deve receber um hidratante após a remoção dos pelos.

5. Controlam a pressão arterial

Quando você toma banho em água pobre, com pH ácido, quimicamente tratada e proveniente das estações de tratamento, não acrescenta à saúde do seu organismo. Porém, ao mergulhar nas águas termais, sua saúde é beneficiada até mesmo no sistema circulatório.

Pessoas que sofrem com pressão alta podem ter uma ótima experiência nas águas termais, pois o calor ajuda na vasodilatação. O coração também agradece o benefício, uma vez que o sangue passa a circular mais facilmente, enquanto os nutrientes e o oxigênio são transportados com eficiência.

6. Acabam com o cansaço físico e mental

Um dos benefícios das águas termais para adultos e crianças é a capacidade de promover o relaxamento. Já pensou estar em um lugar lindo, com piscinas aquecidas, natureza exuberante e atividades para toda a família? Só de imaginar, já dá para sentir um pouco da tranquilidade e paz de um espaço como esse!

Portanto, as águas termais também aliviam o cansaço físico e mental tão comuns hoje em dia. Trata-se de uma oportunidade para revigorar as energias e enfrentar os desafios do trabalho ou da escola após o descanso.

7. Repõem os sais minerais

As termas não apenas revigoram o corpo, mas também são indicadas para quem pratica bastante atividade física. Isso porque a água é rica em sais minerais e oligoelementos (como ferro, cobre, iodo e zinco), perdidos na transpiração.

8. Auxiliam na cicatrização

Da mesma forma que o teor alcalino das termas atua como anti-inflamatório, também auxilia na cicatrização após procedimentos estéticos. Sabe por quê? A resposta é simples: a composição química termal é rica nos oligoelementos, que servem para reconstruir a barreira natural da pele, regenerar as células traumatizadas e cicatrizar as feridas expostas.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre os benefícios e onde desfrutar das águas termais. Vimos que ir ao estado de Mato Grosso (a exemplo do Parque de Águas Quentes em Santo Antônio de Leverger ou de Barra do Garças) é ideal para quem deseja controlar a pressão, rejuvenescer, amenizar os problemas respiratórios e aliviar as dores reumáticas.

O Brasil está cheio de surpresas perfeitas para quem busca bem-estar, comodidade e contato com a natureza. Em suas próximas férias ou durante algum feriado, programe uma viagem para destinos que ofereçam os benefícios das estações termais.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que são águas termais, onde encontrar lugares que oferecem essa maravilha natural e quais são as principais qualidades das termas? Inscreva-se na newsletter do blog para acompanhar nossas atualizações!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish