13 animais do Pantanal que você não pode deixar de conhecer

Pantanal

🕗 Atualizado em 27/12/2019

O Pantanal é a maior planície alagada do planeta e considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Com um rico ecossistema, é um lugar perfeito para contemplar a natureza.

A biodiversidade do Pantanal é exuberante: o local abriga, pelo menos, 4.700 espécies conhecidas, entre animais e plantas — sendo a visita aos bichos um dos pontos altos do destino.

Seja nos safáris, seja nos passeios de focagem noturna, não tem como não conhecer os animais do Pantanal. A estação de seca, entre julho e outubro, é a melhor época para essa observação.

E você, curte se aventurar? Então, confira no artigo 13 animais do Pantanal que você precisa conhecer agora mesmo!

Por que você deve viajar para o Pantanal?

Não se trata apenas de conhecer animais incríveis e visitar uma natureza única e impressionante. O Pantanal traz aos seus visitantes uma experiência completamente diferente de tudo o que eles podem encontrar em outros lugares do Brasil e, até mesmo, do mundo!

Toda essa biodiversidade pode ser vista na região Sul do Mato Grosso, pegando também uma parte do Noroeste de Mato Grosso do Sul. Lá, você encontrará o clima úmido e quente, responsável pelo rico desenvolvimento das espécies que habitam a região.

Melhor do que isso: toda essa exuberância pode ser aproveitada com muito conforto e comodidade. Para isso, basta você escolher uma hospedagem que ofereça serviços completos, infraestrutura eficiente e — claro — atividades voltadas aos públicos de todas as idades. Ou seja, é o passeio perfeito para estar com a família e os melhores amigos!

O ideal é que você procure por um hotel que fique bem próximo aos lugares onde você vai poder apreciar a fauna e flora pantaneira. Há opções que oferecem, no coração do Pantanal, contato direto com a natureza, à beira do rio e, até mesmo, um mirante para a observação dos animais e aves. Isso tudo sem abrir mão das suas necessidades básicas, como boa alimentação, acesso à internet e televisão nos quartos.

Quais são os 13 animais do Pantanal que você precisa conhecer?

Uma vez no Pantanal, certamente você vai querer conhecer alguns dos animais mais imponentes que vivem na região. Para ajudá-lo nisso, veja a lista que preparamos para você!

1. Ariranha

A Ariranha é um mamífero que vive ao longo dos rios e lagoas do Pantanal. São animais predadores, curiosos e barulhentos, que se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos, cobras e filhotes de jacaré. É um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção, principalmente devido à perda de seu habitat natural.

2. Arara-azul

A arara-azul é dona de uma exuberante plumagem azul, com uma faixa amarela ao redor dos olhos e outras perto da mandíbula, bicos curvos e fortes e cauda longa. São animais que gostam de se exibir e permitem a aproximação do ser humano.

3. Piranha

A piranha é um peixe predador, que possui mandíbulas fortes e é conhecido por ser o peixe carnívoro que caça em bando. Apesar disso, geralmente só ataca quando é estimulada, além de ser extremamente sensível à presença de sangue no ambiente.

4. Onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas e uma das espécies mais procuradas pelos visitantes. É um animal de costume noturno e carnívoro, alimentando-se de outros animais.

Quando adulta, ela pode pesar até 160 quilos e medir até dois metros de comprimento! Também é um dos animais do Pantanal que está na lista dos ameaçados de extinção.

5. Jacaré-do-pantanal

O jacaré também é símbolo do Pantanal e encanta por sua beleza, apesar de dar certo medo na maioria das pessoas. A espécie vive em grupo, são ótimos nadadores e têm alta expectativa de vida: entre 80 e 100 anos.

O animal hiberna e pode ficar longos períodos sem comer. Mas, quando se alimenta, é carnívoro e ataca suas presas pelas laterais.

6. Tuiuiú

O tuiuiú, ou jaburu, é uma ave de grande porte e símbolo do Pantanal. Ele se alimenta de peixes, moluscos, insetos, répteis e pequenos mamíferos.

É obrigatório vê-los de perto ao visitar o bioma, e a tarefa é fácil. Afinal, os hotéis preparam grupos para que a observação e a contemplação dessas aves sejam feitas da melhor maneira.

7. Sucuri

A sucuri, também chamada de anaconda, é a maior serpente do mundo! O réptil se alimenta de capivaras, peixes, aves, felinos e até mesmo jacarés. Diferente de outras espécies, ela não tem glândulas de veneno, e mata envolvendo o corpo das presas e esmagando-as com sua forte musculatura.

8. Tucano-toco

Essa bela espécie de ave é o maior dos tucanos, com bico alaranjado e mancha ovalada preta na ponta, o que chama muita atenção pelas suas cores. É uma ave que se alimenta tanto de vegetais quanto de outros animais. Apesar de não cantar, ela emite um som que lembra o coaxar de uma rã ou alguns gorjeios.

9. Tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira é um mamífero que recebe esse nome por ter uma cauda em forma de uma bandeira. É mais um dos animais do Pantanal que está na lista de risco de extinção.

São solitários, nada ágeis ou agressivos. Porém, quando ameaçados, eles sentam sobre as patas traseiras e atacam com suas garras.

10. Capivara

Considerada um dos roedores mais simpáticos e a maior entre esses animais no mundo, a capivara é pesada, podendo chegar até os 45 quilos e um metro de altura. Vive em família e passeia em grupos grandes, com pelo menos 20 indivíduos. Não será difícil encontrar uma dessas turmas em sua jornada pelo Pantanal.

11. Veado-campeiro e veado-catingueiro

Essas duas espécies são até mesmo parecidas, mas se diferem principalmente pelo tamanho e pelas cores. Enquanto o veado-campeiro pode ter um metro de comprimento, com pelagem marrom no torço e branca no rosto, o catingueiro não costuma ultrapassar os 85 a 90 centímetros. Já sua coloração é mais avermelhada.

12. Iguana

Você deve ter ouvido falar nela, também, pelos nomes de sinimbu ou camaleão, dependendo da região em que mora. Não será difícil se deparar com as iguanas entre os animais do Pantanal, pois elas vivem em abundância na região. Para ter certeza de que verá ao menos uma, procure nas margens dos rios, onde costumam fazer seus ninhos.

13. Lobo-guará

Encerramos nossa lista com mais um entre os animais em extinção que ainda vivem no Pantanal. Trata-se do lobo-guará. Esse animal pode chegar a até 1,5 metro de comprimento e gosta de se alimentar de aves e pequenos mamíferos roedores. Para tentar salvar a espécie, há grupos de cientistas que trabalham pela sua preservação, monitorando sua reprodução e sua vida na região.

Como vimos neste artigo, os animais do Pantanal fazem parte da diversidade e riqueza do país, e é muito bacana de serem conhecidos e apreciados. Mais do que isso, é preciso preservá-los, já que muitas de suas espécies estão em extinção. Grande parte do Pantanal são áreas prioritárias para conservação, mas, além disso, é essencial a consciência humana para manter o local preservado para que continue sendo o habitat ideal dos animais.

E você, curtiu as dicas dos animais do Pantanal e já começou a pensar em viajar para conhecê-los? Então, confira as nossas 7 dicas e saiba como comprar passagens aéreas baratas e prepare seu roteiro.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish