Turismo de aventura: confira destinos imperdíveis

aventura

Você já ouviu falar em turismo de aventura? Bom, se você gosta de estar em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, praticar esportes, já é o primeiro passo para se considerar um adepto dessa modalidade de viagem. O fato é que este conceito ainda é recente no Brasil, apesar do país ser um dos mais propícios à sua prática.

Quer saber melhor o que diferencia o turismo de aventura dos demais estilos e ainda conhecer algumas dicas de lugares ideais para praticá-lo aqui? Neste post, preparamos todas essas informações para você sair daqui com a sua mochila de viagem nas costas. Podemos começar?

O que é o turismo de aventura?

Esse estilo é uma subcategoria do Ecoturismo e se estende aos turistas que viajam, sozinhos ou em grupos, com o intuito de praticar atividades de aventura em contato direto com o meio ambiente e de forma recreativa. Ou seja, não há uma competição. As mais relacionadas e esse tipo de viagem são: rafting, trekking, mountain bike, mergulho, rapel, arborismo, exploração de cavernas, trilhas, entre outras.

Qual a diferença do ecoturismo e turismo sustentável?

Os dois termos vêm sido usados com mais frequência nos últimos anos e, apesar de parecidos, existem algumas diferenças entre eles. Num resumo breve, o ecoturismo é um segmento de turismo que combina a realização de atividades com menor impacto ao meio ambiente. Já o turismo sustentável se aplica a diversos setores que estão envolvidos nesta atividade. Por exemplo, um hotel que opera em harmonia com a natureza, a comunidade local e a sua cultura que passam a ser beneficiadas permanentemente por esse desenvolvimento mútuo.

Quais os melhores destinos para a prática do turismo de aventura no Brasil?

O Brasil é um privilegiado de cenários naturais excelentes para o desenvolvimento de viagens voltadas às atividades de aventuras. Separamos alguns destinos ideais. Anote ai!

Rio de Janeiro

A capital carioca, apesar de ser uma grande metrópole, é um palco perfeito para praticar o turismo de aventura. A cidade ostenta a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Floresta da Tijuca com quase 4.000 hectares de mata atlântica. Dentro desse parque, se encontra também a Transcarioca, a maior trilha urbana da América. Além disso, montanhas e praias completam a paisagem e são ideais para escaladas, voos livres, mergulho, windsurfe, entre outros.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é uma unidade de proteção integral à natureza. Com piscinas naturais cristalinas e cenários de tirar o fôlego, essa região é um dos principais destinos para o turismo de aventura. Atividades como trekking e arborismo, por exemplo, são muito comuns por lá.

Pantanal

Sem dúvidas, o Pantanal Mato-grossense é o palco mais completo para a prática do turismo de aventura no Brasil. Com paisagens praticamente intocadas e uma fauna e flora com uma diversidade única, essa região é um paraíso perfeito para quem busca esse tipo de atividades junto ao meio ambiente. O lugar é tão rico, que pode ser considerado como um safari brasileiro.

Estas foram algumas dicas sobre o turismo de aventura no Brasil. Se você é apaixonado por natureza e gosta de superar seus próprios limites, que tal escolher um desses destinos para sua próxima viagem?

Curtiu? Quer saber ainda mais sobre um dos lugares mais incríveis do nosso país? Saiba porque visitar o Pantanal em qualquer estação!

 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish