Os 5 pontos turísticos de Cuiabá que você precisa conhecer

Viajar inclui conhecer pontos turísticos, gastronomia e muitas particularidades de cada cidade. Se você pretende ir para uma região cheia de cenários naturais, patrimônios históricos e muita beleza, tem que conhecer Cuiabá.

A cidade, capital do Mato Grosso, atrai milhares de turistas todos os anos e está situada em uma região cercada por muita beleza, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal Mato-Grossense.

Com tantas opções dentro e fora da capital, é legal se planejar para não deixar de conhecer os pontos turísticos de Cuiabá. Acompanhe nosso post e descubra 5 lugares que você precisa visitar!

1. Casa do Artesão

O centro de artesanato, ou Casa do Artesão, é um casarão preservado como patrimônio histórico e administrada pelo SESC. O espaço é dividido em muitas salas, cada uma com uma temática, como pantanal, tribos ou capital.

No local encontra-se muitos artigos regionais para serem vendidos, como cerâmicas, doces típicos, arcos, flechas e muitos presentes para levar de recordação.

Se você vai visitar a Casa do Artesão, não deixe de comprar o furundu, um doce tradicional de Cuiabá, feito com mamão verde ralado e melado de cana.

2. Parque Mãe Bonifácia

O maior parque urbano da cidade possui cerca de 77 hectares e é rico em espécies de flora típica do cerrado e animais, como o sagui. O local, que é um dos pontos turísticos de Cuiabá, é composto por cerca de 90% de mata nativa preservada.

Nele é possível andar pelas pistas de caminhada, fazer trilhas, utilizar os aparelhos de ginástica, área infantil e centro de educação ambiental. O nome do parque é uma homenagem a uma curandeira chamada de Mãe Bonifácia.

3. Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

O museu, inaugurado em 2006, abriga documentos fotográficos e sonoros que mostram o cotidiano da cidade desde 1910 até os dias de hoje. O acervo conta com imagens feitas pelos fotógrafos Eurípedes Andreato e Lázaro Papazian.

Além disso, no local encontra-se discos de vinil, fitas de vídeo VHF e fitas cassete. O museu é uma das construções mais significativas da cidade e recebe cursos, oficinas e exposições durante o ano.

4. Aquário Municipal

Um dos pontos turísticos de Cuiabá é o Aquário Municipal, onde podem ser observadas espécies da bacia do Pantanal.

O local foi reinaugurado e conta com 20 espécies diferentes, entre elas estão pacu, piranha, jaú, cachara e tartarugas. É um ótimo local para levar as crianças e garantir a diversão em família.

5. Museu Histórico de Mato Grosso

O Museu Histórico de Mato Grosso está localizado no prédio original do Tesouro Nacional. O espaço conta histórias e possui esculturas e retratos de Marechal Rondon.

O local possui exposições temporárias, e a permanente conta a história do Mato Grosso, nos mais diversos períodos do país. O museu também oferece sarau, oficinas de teatro, música, bazares, artesanatos e cafeteria.

Viu só quantas opções você encontra nos pontos turísticos de Cuiabá? Para aproveitar as férias da melhor forma, e garantir a diversão da família, considere uma visita ao local e se surpreenda com as belezas que só o Mato Grosso oferece!

E então, depois de saber um pouco mais sobre o turismo em Cuiabá, já ficou animado para incluir esse destino em suas viagens? Aproveite e saiba como escolher o melhor hotel em Cuiabá!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish