Por que escolher um Hotel Sustentável com o selo 14001 para sua hospedagem?

hotel sustentável

🕗 Atualizado em 04/08/2020

Já ouviu falar em hotel sustentável? O tema sustentabilidade está cada vez mais em alta e chegou, inclusive, ao turismo e virou critério na hora de reservar uma hospedagem. Afinal, os viajantes também estão de olho na preservação do meio ambiente e no uso consciente dos recursos naturais.

No planejamento do roteiro de viagem, muitos hóspedes já começam a optar por hotéis alinhados às práticas sustentáveis. Melhor ainda se a rede tem o selo 14001, que indica maior responsabilidade social em relação à gestão ambiental. Quer saber mais sobre este novo jeito de viajar? Embarque com a gente na leitura deste post!

O que é a ISO 14001?

A busca por opções de turismo sustentável tem crescido no Brasil, assim como a necessidade de encontrar hotéis que adotem práticas mais ecológicas. Uma das formas de constatar se uma rede hoteleira é adepta ou não de políticas de gestão ambiental é através de um selo verde.

Neste caso, o selo pode ser representado, em parte, pela ISO 14001, uma das normas mais conhecidas no mundo todo quando falamos em sistemas de gestão ambiental. Ela funciona como uma certificação para o hotel sustentável, que cumpre os seguintes requisitos:

  • medidas para a redução dos impactos ambientais;
  • desenvolvimento de práticas sustentáveis;
  • busca de melhorias contínuas dos processos internos;
  • demonstração do selo de sustentabilidade a hóspedes e colaboradores.

E não é para menos, já que a ISO 14001 visa conscientizar as redes hoteleiras e outras instituições a atuarem de forma mais sustentável. Para conquistar a certificação, é preciso fazer um levantamento dos impactos ambientais que a hospedagem pode gerar.

Como um hotel sustentável pode mudar a experiência de viagem?

De acordo com o relatório Global Sustainable Tourism Market, o turismo sustentável é uma tendência em ascensão no mundo todo. Até o final do ano, o segmento deve alcançar um crescimento superior a 10%. Isso significa que nós precisamos estar preparados para receber você, hóspede, que se preocupa com o meio ambiente e procura um hotel sustentável.

O que muda na experiência de viagem quando você troca o tradicional por opções que prezam pela sustentabilidade? Os viajantes têm a oportunidade de passar por experiências autênticas e mais reais. A combinação do estilo ecológico com qualidade e conforto aumenta a satisfação pessoal e deixa aquela sensação de bem-estar.

Mesmo que de forma indireta, ao escolher um hotel sustentável, o hóspede também contribui com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Isso leva a novas experiências, como o contato mais próximo com a natureza e o incentivo ao consumo da produção local. Também fica de aprendizado para nós e para quem se hospeda:

  • economia de água e energia elétrica;
  • sistema de coleta seletiva de lixo e reciclagem;
  • reaproveitamento de toalhas;
  • alimentação orgânica e com produtos locais;
  • contato maior com a cultura, culinária, fauna e flora locais.

E a maior de todas as lições é, sem dúvida, a conscientização, que vem das experiências únicas do turismo sustentável. Quando você voltar para casa, poderá adotar novos hábitos e levar adiante tudo que vivenciar na viagem.

Já conhece o Hotel Mato Grosso Águas Quentes?

Como estamos falando de hotel sustentável, nossa recomendação é o Hotel Mato Grosso Águas Quentes, que conta com o selo ISO 14001/2015. Sabia que somos pioneiros aqui no estado em gestão ambiental e sustentabilidade na hotelaria?

Nossas políticas ambientais incluem economia de água e energia elétrica, além da reciclagem correta do lixo por meio da coleta seletiva de plásticos, vidros e papéis. Todos os resíduos são levados para locais autorizados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Além disso, optamos pelo uso da energia solar para o aquecimento de água de uma forma mais consciente.

Se o Mato Grosso está nos seus planos, você pode aproveitar para experimentar alimentos produzidos por famílias locais, livres de agrotóxicos. Pode conhecer também o artesanato feito pela comunidade mato-grossense. Ao se hospedar em um hotel sustentável, além de fomentar a economia local, você vive experiências únicas, que o turismo tradicional não seria capaz de proporcionar. E, claro, ajudamos juntos a preservar o meio ambiente.

Gostou de saber mais sobre sustentabilidade na rede hoteleira? Então veja mais benefícios ao escolher um hotel sustentável para se hospedar.

 

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish