Fotografar viagem: veja 4 dicas para tirar fotos incríveis

Quem não gosta de relembrar os momentos de uma trip inesquecível ou, em tempos modernos, postar imediatamente aquela foto perfeita durante o passeio? Enfim, se vai revelar as imagens ou apenas curti-las virtualmente, não importa! O que vale é que o registro marque aquela experiência e represente, da melhor forma possível, aquele lugar e aquela lembrança tão especiais.

Pensando nisso, a gente preparou este miniguia com dicas básicas de como fotografar viagem e ajudar você a dar os cliques mais legais e bonitos durante o seu roteiro. 

E aí? Tudo pronto para capturar os momentos perfeitos? Então, já separe o equipamento na mochila e não pule nenhuma das dicas abaixo! Vamos começar! 

1. Invista em equipamentos e acessórios 

Você não precisa, necessariamente, ser um fotógrafo profissional! Porém, para fotografar viagem com qualidade, é recomendado contar com equipamentos e acessórios adequados, que pode ser desde um simples celular, até uma câmera daquelas completas. O importante é que a imagem seja boa e que o aparelho ofereça o mínimo de funções, como temporizador, foto noturna, foco etc. 

Depois, quanto mais acessórios você tiver, mais recursos tem para trabalhar suas imagens, como um tripé, um estabilizador de vídeo, uma caixa estanque (para câmeras de ação), capa a prova d’água (para celular), pau de selfie, entre outros. 

2. Pratique antes da viagem 

Antes de fotografar viagem, tente dar os primeiros cliques em casa, no quarto de hotel ou mesmo nas paradas de estrada. Isso serve para se familiarizar com o equipamento e para praticar algumas técnicas. Por exemplo, como funciona o foco, como saem as cores durante o dia, quanto tempo dura a bateria, como trabalhar melhor os ângulos, entre outros detalhes. 

Fazendo isso, você começa a pegar as manhas do aparelho e, de quebra, começa a ter uma visão diferente de sua cidade, de sua casa e dos caminhos da viagem. 

3. Foque nos detalhes 

O segredo de uma boa fotografia está nos mínimos detalhes. Por exemplo, o enquadramento da imagem faz toda a diferença numa paisagem. Portanto, dê foco a um contexto geral em vez de destacar apenas o rosto ou a pessoa.

Como dica, tenha cuidado para não cortar pela metade os “personagens” e objetos da foto, como árvores, montanhas, animais e também preste atenção à linha do horizonte para equilibrar e não deixar tudo muito inclinado. 

4. Escolha o melhor momento 

Esteja sempre com o aparelho em mãos e pronto para dar aquele clique perfeito, especialmente se o destino reservar surpresas inesperadas. Imagine, por exemplo, estar em passeio no Pantanal e perder aqueles segundos de uma onça-pintada mergulhando no rio. Pois é, não dá para rebobinar essas horas e, por isso, o fotógrafo precisa estar pronto e atento. 

Por outro lado, não adianta se desesperar ou querer fazer tudo correndo, pois é capaz de sair tudo sem qualidade. A dica é sempre estar de olho aberto para o momento certo, deixar a câmera no pescoço e apenas em stand by e, no caso do celular, deixar na mão e conhecer o melhor atalho para desbloqueá-lo. Tente aproveitar o tempo perfeito e evite afobação! 

Enfim, essas são as dicas de como fotografar viagem e fazer aqueles registros eternos dos momentos mais inesquecíveis do passeio. Vale reforçar que, para isso, ninguém precisa ser um profissional! Seguindo esses passos básicos e contando com equipamentos e acessórios adequados é totalmente possível criar um álbum maravilhoso e repleto de lembranças boas! 

Curtiu? Quer começar as testar suas técnicas em um destino imperdível? Então, confira nosso próximo post e conheça 4 cidades pantaneiras que você deve visitar. Boa leitura! 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish