7 dicas para planejar a festa de fim de ano da sua empresa

🕗 Atualizado em 22/10/2019

Já tem ideias para planejar a festa de fim de ano da sua empresa? Promover um encontro anual é sempre uma excelente estratégia para comemorar os resultados, estipular as próximas metas e integrar cada vez mais as equipes. No entanto, produzir um evento desse tipo requer sempre muita dedicação e atenção a diversos detalhes.

O segredo para o sucesso do evento, no entanto, tem um nome: planejamento. Trabalhar com antecedência e organização é a maior garantia de que a festa de fim de ano da empresa tende a ser perfeita. Quer conferir algumas dicas? Vamos lá!

1. Mostre a importância da confraternização

Os colaboradores da empresa já passam o ano inteiro juntos. Se o evento não tiver um propósito específico, pode parecer algo cansativo e desnecessário. Por isso, é preciso incentivar, motivar e esclarecer a importância desse encontro com os colegas de profissão. Esse momento é importante para compartilhar ideias, aproximar-se de outras pessoas e se integrar com as demais equipes.

Para que isso seja possível, é fundamental que, ao se planejar a festa de fim de ano, os gestores criem uma imagem positiva e façam com que os colaboradores anseiem pela chegada do evento.

2. Consulte suas equipes

Se a festa de fim de ano da empresa é dedicada aos colaboradores, nada mais justo que os próprios participantes possam palpitar e sugerir as atividades e programações do evento. Assim, você cria mais expectativas e cria um clima mais participativo. Isso pode ser trabalhado por meio de formulários, questionários ou até mesmo perguntas diretas.

Uma dica é tentar obter opiniões e sugestões sobre coisas que, de fato, chamem a atenção dos convidados e suscitem maior interesse, como opções para o buffet, temas para a festa, tipos de sorteio, premiações e atrações.

3. Planeje com o máximo de antecedência

Não é bom deixar para planejar a festa de fim de ano da empresa na última hora, concorda? Trabalhar com antecedência, além de garantir mais qualidade e tempo para resolver os problemas, pode ser uma ótima oportunidade para negociar e conseguir preços melhores.

Há muita coisa para tirar do papel e colocar em prática, como elucida abaixo esta listinha de ouro que pode ajudar você. Lembre-se de:

  • reserve o local perfeito;
  • defina o dia e o horário da festa;
  • agende a degustação de comida;
  • pesquise cuidadosamente os fornecedores;
  • defina a melhor forma de pagamento;
  • decore o espaço do evento.

Não dá para fazer tudo de uma vez, não é mesmo? Por esse motivo, é essencial calma e tempo para cuidar de cada detalhe com o máximo de antecedência.

4. Encontrar um local ideal para festa de fim de ano da sua empresa

Ao se informar sobre quantos colaboradores há na sua empresa e quantos participarão da festa, será possível definir o local do evento. Tente realizar algo diferenciado e inesperado, busque um local bem estruturado, que tenha fácil acesso e que desperte interesse neles. Assim terão mais funcionários interessados em participar. Lembre-se de que é importante inovar.

Tenha em mente que um local diferente despertará a curiosidade dos participantes e os motivarão a comparecem ao evento. Uma ótima opção é realizá-lo em um hotel. Caso você escolha esse local para realizar a festa, além de ter espaço de sobra para receber a todos, poderá ter uma pista de dança para receber as atrações, opções de buffet e toda a infraestrutura para receber seus colaboradores com muito carinho.

5. Veja quais serão as bebidas e comidas do evento

Você deve escolher as comidas e bebidas da festa se baseando no perfil dos colaboradores e no tipo de festa escolhido. A fim de assegurar que dê tudo certo, o ideal é realizá-la com opções variadas de buffet. Não se esqueça de que o fim do ano é um período de muita correria, por esse motivo, contar com profissionais especializados pode fazer toda a diferença.

No caso de bebidas, é quase impossível não oferecer bebidas alcoólicas, porém, é possível adotar estratégias para evitar exageros. Você pode, por exemplo, liberar a bebida em maior quantidade somente após o jantar ou o discurso do presidente da empresa. Outra estratégia é parar de servir após uma determinada hora.

Assim, é possível ter o controle sobre seus colaboradores, aumentar as chances de enviá-los para casa em segurança e evitar confusões durante o evento. Determine se o cardápio será temático ou não, se haverá aperitivos e prato principal. Isso determinará o tipo da festa oferecida.

Se deseja inovar, opte por um menu baseado em alguma comida típica, como a árabe, por exemplo, que pode ser degustada de maneira mais casual sem que haja a necessidade de muitas pessoas para servir os convidados.

6. Escolha bem as atrações que farão parte do evento

Existem coisas que não podem faltar em uma festa de fim de ano, como as atrações, por exemplo. A sua festa precisa de algo para deixá-la movimentá-la, logo se questione se haverá uma banda ou DJ. Procure saber o que os funcionários da empresa gostariam de ter como atração. Ao conhecer o seu público, será possível decidir qual a melhor atração. O que importa é que a festa seja muito agradável e animada.

As opções são muitas e sempre há alguma que se encaixa direitinho no orçamento disponível para o evento: DJ, shows ao vivo, sinuca, futebol de sabão etc. Lembre-se de que para a festa de fim de ano da empresa seja inesquecível, não podem faltar atrações, mesmo que sejam mais simples e com menor custo.

7. Premie os presentes

É comum a premiação de colaboradores em festas de fim de ano e isso faz toda a diferença para que eles queiram ir ao evento. Devido ao fato de ser uma ótima prática, jamais corte os mimos. Contudo, não se esqueça de variar os prêmios a cada ano. Excelentes opções são eletroeletrônicos, eletrodomésticos e até viagens. Seus funcionários ficarão muito empolgados com a expectativa de ganhar algum desses prêmios.

Algumas empresas chegam a oferecer até mesmo automóveis como forma de premiar seus funcionários. Apenas fique atento para não sortear muitos itens e deixar o processo muito longo, o que pode desanimar os participantes.

Essas foram algumas dicas para planejar a festa de fim de ano da empresa sem correrias, sem dor de cabeça e sem esquecer de nada. Para facilitar a vida de quem quer produzir uma confraternização desse tipo, a rede Hotéis MT — que fica no Mato Grosso, Centro-Oeste — conta com diversos espaços e uma estrutura impecável para eventos, sem contar os pacotes especiais. Já imaginou a surpresa que seria para seus colaboradores?

Com essas dicas você pode planejar a melhor festa de fim de ano que sua empresa já teve, não é verdade? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre como organizar um evento corporativo de sucesso!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish