Artesanato do Pantanal: principais produtos e características

artesanato do Pantanal

🕗 Atualizado em 11/09/2020

Quem visita o Pantanal vive emoções intensas e inesquecíveis. Para eternizar esses momentos, nada melhor do que levar um pouco da região para casa, sendo o artesanato do Pantanal uma ótima recordação para qualquer viajante.

Fruto da rica cultura local e de suas tradições populares, o artesanato pantaneiro é muito diversificado. Traz traços da fauna e flora local e também do modo de vida da região. Conheça as características e produtos do artesanato do Pantanal e se encante com as riquezas que o povo pantaneiro produz. Confira no texto!

Origens do artesanato do Pantanal

Famoso por suas belas paisagens naturais e biodiversidade, o Pantanal também oferece uma grande diversidade cultural. A região é marcada pela convivência de diferentes povos, que influencia no modo de vida local e também na produção artesanal.

Além dos povos indígenas, a região conta com influências culturais dos países vizinhos Paraguai e Bolívia e de outras regiões do Brasil. O movimento migratório trouxe para o Pantanal pessoas de várias partes do país e do mundo.

Esse encontro de diferentes povos é que garante aos moradores da região uma identidade cultural única, que se manifesta em seus costumes, tradições, culinária e nas práticas artesanais.

Características da produção pantaneira

Marcado pela criatividade, o artesanato do Pantanal usa como matérias-primas os recursos naturais disponíveis na região. Pedra, argila, palha, madeira, cascas de árvores e sementes ganham nova vida nas mãos dos artesãos e são transformados em belas esculturas, utensílios domésticos, peças decorativas, cerâmicas etc.

O artesanato pantaneiro também se apropria de materiais como o algodão para tecer belas redes e criar bonecas de pano. Outros produtos utilizados são o couro, fio de buriti, caraguatá, granito, carandá, bambu e baguaçu.

Cresce também o uso do chifre de gado, que serve, inclusive, como matéria-prima para a confecção de joias, colares e outros acessórios.

Principais produtos artesanais

Mais do que uma peça decorativa, o produto artesanal pantaneiro é reflexo do modo de vida do artesão. Cada obra revela um pouco do cotidiano no Pantanal: suas belas paisagens, animais e também seus costumes e tradições.

Entre a diversidade de itens que você vai encontrar na região, destacam-se:

  • cerâmica: feita de barro cozido e moldada no torno ou na mão. A cerâmica expressa em seus belos desenhos as riquezas naturais da flora e fauna local e a rotina do homem pantaneiro. É muito utilizada para a fabricação de diferentes utensílios domésticos e também para a criação de objetos de ornamentação;
  • tecelagem: com mãos habilidosas, as redeiras produzem um belo trabalho de mistura de cores. Tingidas e bordadas, as redes são verdadeiras obras de arte que refletem as belezas do Pantanal, como araras, onças e flores locais;
  • esculturas: muito populares entre os turistas, as esculturas são uma ótima recordação da fauna local. Moldadas e pintadas manualmente pelos artesãos, elas dão origem a onças, tuiuiús, araras, cobras etc.;
  • arte indígena: o artesanato indígena expressa  o modo de vida das tribos da região. Muitas etnias ainda preservam a arte de confeccionar cocares, colares, brincos, pulseiras. Os indígenas também são conhecidos pelas cerâmicas — sendo os Terenas famosos pelos grafismos —, pela produção de instrumentos musicais, tecelagem, além de peças utilitárias e decorativas, como vasos, bilhas, potes, jarros e esculturas de animais.

Como vimos no texto, o Pantanal é uma região rica não só em belezas naturais como também pelas manifestações culturais. Seu artesanato é expressão da criatividade de seu povo, que revela seu modo de vida e demonstra sua paixão pela natureza por meio da arte.

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish