Culinária pantaneira! Conheça agora 5 pratos típicos do Pantanal

O Pantanal não só ostenta belas paisagens, água em abundância e imenso catálogo de fauna e flora, mas também uma culinária incrível. Para ter uma ideia, a região tem mais de 250 espécies de peixes e quase 2 mil espécies de plantas identificadas. O resultado dessa abundância você confere nos deliciosos pratos típicos do Pantanal.

O cardápio da região mistura o sabor dos peixes de água doce à tradição dos boiadeiros, paraguaios e bolivianos. O sabor pantaneiro é tão intenso e maravilhoso como o próprio bioma. Conheça agora 5 pratos típicos do Pantanal.

1. Arroz de carreteiro

O maior tempero desse prato típico do Pantanal é a tradição. O arroz de carreteiro é, há muito tempo, a principal refeição das comitivas pantaneiras que transportavam o rebanho de uma planície para outra.

Por isso, a praticidade também é o carro-chefe dessa receita que leva apenas arroz, carne seca e condimentos. A escolha desse tipo de carne é justamente pela praticidade em seu transporte, uma vez que não necessita de refrigeração. Logo, as peças da carne seca são transportadas nos lombos dos próprios animais. Os melhores restaurantes do Pantanal oferecem a iguaria e vale a pena experimentar!

2. Macarrão de comitiva

Este prato é uma adaptação do arroz de carreteiro. Os ingredientes básicos são: macarrão tipo espaguete e carne seca. A mistura é perfeita para os peões que passam dias transportando o gado na vasta região.

O macarrão oferece carboidratos suficientes para o árduo trabalho. O segredo do preparo está em fritar o macarrão na banha de porco junto à carne. Para dar ainda mais sabor, os chefs mato-grossenses costumam adicionar o caldo de frutas cítricas e alho.

3. Caldo de piranha

Peixe é o que não falta na maior planície alagável do mundo. No Pantanal, as piranhas são consideradas as predadoras de água doce mais vorazes. No prato, elas se transformam em um dos caldos mais saborosos do Brasil.

O caldo de piranha é feito com o peixe cozido totalmente sem escamas e espinhas. Em um liquidificador, a carne é batida até virar um creme. Depois, já no fogo, o chef coloca diversos tipos de temperos, como coentro, salsa, alho, tomate, pimentão e cebolinha e refoga todos juntos. Uma delícia!

4. Milk Shake de bocaiúva

Nem só de pratos principais vive uma culinária tão rica como a pantaneira. Quando o assunto é sobremesa, o milk shake de Bocaiúva é um dos destaques.

Feito com leite, sorvete e bocaiúva, fruta que tem alto valor nutritivo e é rica em magnésio, fósforo, cobre e carotenoides, essa bebida vai marcar para sempre o seu paladar. Um forma saborosa de conhecer as riquezas da região e se refrescar nos dias mais quentes.

5. Rapadura de jaracatiá

Jaracatiá é um arbusto bastante presente na flora do Pantanal e sua polpa se transforma em um dos doces mais famosos da região.

O segredo dessa sobremesa típica é retirado de dentro do caule da árvore, que tem o mesmo nome do doce. A polpa é levada aos tachos de fogo com açúcar até virar um caldo que, depois de frio, se transformará em rapadura. A sobremesa é uma delícia e, se consumida com moderação, bastante saudável, pois é rica em fibras, vitamina C e ácido fólico.

Os pratos típicos do Pantanal são uma amostra da riqueza exuberante que a região possui. Há muito que ver, experimentar e fazer por lá. Aproveite e descubra 3 atrações imperdíveis no Pantanal.

 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish