Saiba agora como garantir a segurança em evento!

segurança em evento

🕗 Atualizado em 05/08/2020

A segurança em evento é um dos pontos que não pode passar despercebido pelo organizador. E um bom planejamento é fundamental para que tudo fique sobre controle do início ao fim.

E por que a segurança é tão importante? Problemas durante a montagem ou desmontagem, incêndio e furtos são apenas alguns dos imprevistos que podem ocorrer nessas situações.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas especiais para você garantir a segurança de seu evento. E aí, pronto para planejar eventos mais seguros?

Quais são as medidas necessárias para garantir a segurança em evento?

Como já falamos acima, o planejamento é uma etapa essencial na organização do evento. E ele permite que você se prepare para cuidar de todos os detalhes. Não é uma tarefa fácil, concorda? Mas é importante estar atento a tudo, dedicando uma atenção especial à segurança.

Confira a seguir algumas dicas para você garantir um evento seguro.

Crie um plano de segurança

No início da organização, elabore um documento que defina a política de segurança para eventos. Esse plano pode incluir itens como:

  • as diretrizes sobre prevenção de incêndios;
  • as medidas de proteção de estacionamento;
  • controle do fluxo de entrada e saída de pessoas.

Com esse plano você também consegue identificar os recursos necessários para um evento seguro.

Faça um levantamento de riscos

Imprevistos acontecem, isso é fato. Mas é possível identificar possíveis riscos para garantir um evento seguro.

Analise os riscos externos considerando fatores que podem alterar ou prejudicar a segurança do evento. Observe as vias de acesso, proximidade de postos da polícia, bombeiros e hospitais, por exemplo.

Para identificar os riscos internos, avalie a infraestrutura do local. O ideal é realizar previamente uma inspeção das instalações hidráulicas, elétricas e ar-condicionado. Pergunte ao responsável pelo local sobre as medidas de prevenção e combate a incêndio e segurança, como alarmes e câmeras de segurança.

Após identificar os riscos potenciais que podem prejudicar seu evento, pense em estratégias para evitar ou resolver cada um deles.

Providencie os documentos e autorizações necessários

Todo evento precisa respeitar medidas de segurança obrigatórias e elas variam de acordo com cada atividade. O ideal é procurar a prefeitura da cidade para esclarecer o que é exigido para garantir um evento seguro.

Não se esqueça de entrar em contato também com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para checar as exigências desses órgãos. Em caso de shows ou de eventos com alimentos, verifique também as licenças e alvarás junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), respectivamente.

Contrate uma empresa de segurança em evento

Você pode contar com o apoio de uma equipe especializada em segurança de eventos. Além de verificar a experiência, confira se a empresa escolhida possui o certificado expedido pela Polícia Federal.

O número de seguranças deve ser calculado de acordo com as dimensões do local do evento e a quantidade de participantes. Não se esqueça de contratar também profissionais mulheres, pois pode haver a necessidade de revista.

Por que realizar seu evento em um hotel?

São tantos os aspectos a serem considerados na hora de organizar um evento, não é mesmo? Já pensou em escolher um local que oferece toda a infraestrutura necessária para seu evento, como um hotel?

Nele você tem à disposição um serviço que oferece a qualidade e a segurança para evento que você precisa. As salas que atendem às normas de segurança e o monitoramento por câmeras até na área externa são apenas alguns dos benefícios à sua disposição. Isso sem falar no estacionamento e serviço de buffet que ajudam a riscar outros dois pontos de seu checklist de organização.

Agora você já sabe como garantir a segurança em evento e também conhece uma solução ideal de espaço para atender às suas necessidades. Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Assim todos os seus contatos poderão ter acesso a essas informações.

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish