ROI de evento: saiba como calcular e qual a sua importância

roi de evento

🕗 Atualizado em 29/07/2020

Elogios, aplausos e bons feedbacks podem servir de termômetro para avaliar o desempenho de conferências, convenções e palestras. Para ter certeza de que os convidados saíram satisfeitos e de que o impacto foi positivo, você pode usar o ROI de evento.

Esse indicador é utilizado com o intuito de mensurar se o retorno foi realmente válido, de forma quantitativa. Continue a leitura para saber mais sobre ROI e para aprender a calculá-lo a seu favor.

O que é ROI de evento?

ROI é uma sigla inglesa que, em português, significa Retorno sobre Investimento. É um dos indicadores mais importantes para as equipes de marketing. No contexto da realização de eventos, o ROI de evento ajuda a avaliar se você teve perdas ou ganhos em treinamentos, conferências, convenções, entre outros.

Por indicar quais investimentos valem a pena, de forma quantitativa, o ROI ajuda na tomada de decisões estratégicas. E tudo que é baseado em dados tende a trazer melhores resultados financeiros para o negócio e para os eventos corporativos. O cálculo é bem simples:

ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100

De forma escrita, o ROI é representado por meio da divisão do lucro líquido (subtração da receita gerada com o evento e seus custos) pelo valor investido (despesas necessárias para viabilizar o evento). O resultado é multiplicado por 100 para indicar o resultado final em porcentagem.

Como fazer o cálculo do ROI?

Agora que você já conhece a fórmula, é hora de ver como ela funciona na prática. Para ilustrar melhor, nada como um bom exemplo. Imagine um evento com arredação imediata: um show, por exemplo. Nesse caso, o ROI de evento é muito mais fácil de medir.

O cálculo leva em conta a venda de produtos e ingressos como receita. Na parte de custos, você vai usar as despesas para organizar o evento, incluindo espaço, serviços de buffet, iluminação e decoração, brindes e pessoal. Com valores, ficaria assim:

  • R$ 30 mil com o aluguel do espaço;
  • R$ 10 mil com serviços de buffet e coffee break;
  • R$ 20 mil com iluminação e decoração;
  • R$ 5 mil com distribuição de brindes;
  • R$ 15 mil com contratação de banda e pessoal.

Nesta simulação, a soma do investimento necessário para a realização do evento daria R$ 80 mil. Se você arrecadou R$ 160 mil com a venda de ingressos e mais R$ 80 mil com produtos, o total de receita gerada é de R$ 240 mil.

Para calcular o ROI de evento, a fórmula seria: (R$ 240.000 – R$ 80.000 / R$ 80.000) x 100. O resultado levaria a 2 x 100 = 200%. Isso significa que o retorno do evento rendeu 2 vezes o investimento inicial. Isto é, foi realmente positivo.

Por que eventos corporativos são importantes?

Além do retorno financeiro, eventos corporativos podem trazer outras formas de feedback bem relevantes para avaliar o investimento. Vale ter em mente que nem todo evento prioriza a geração de receita. Tudo vai depender da estratégia adotada pela empresa. A seguir, conheça outros dois indicadores de desempenho para o seu evento.

Branding

Eventos corporativos fortalecem o networking e passam credibilidade aos convidados. A confiança ajuda a melhorar os índices de retenção de clientes, além de promover a marca para clientes em potencial. Fique de olho nos feedbacks presenciais e nos comentários nas redes sociais e na mídia e aplique pesquisas de satisfação.

Engajamento

A interação, tanto virtual quanto presencial, é de suma importância para o sucesso de um evento. Para acompanhar o impacto nas mídias sociais, proponha o uso de uma hashtag relacionada e acompanhe o engajamento do público. Durante o evento, converse com as pessoas para saber a opinião delas e sua experiência.

O ROI de evento é um indicador importante para avaliar, principalmente, o retorno financeiro e auxiliar na tomada de decisões. Aliado a outros fatores relevantes como branding e engajamento, pode gerar bem-estar para a equipe, boas oportunidades de negócio, além de mostrar o caminho para a realização dos próximos eventos corporativos.

Saiba por que escolher um hotel para receber seus convidados.

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