Marketing de experiência: a estratégia que vai aumentar o engajamento do evento

Um dos principais desafios de um organizador de eventos é engajar os participantes. Para que o público se envolva com as atividades, além de criar uma boa programação e garantir um conteúdo de qualidade, é importante investir em marketing de experiência para surpreender os participantes e tornar sua experiência única.

Quer fidelizar o público e promover um evento inesquecível? Leia o texto e entenda como o marketing de experiência pode ajudar você nessa tarefa. Não perca!

O que é marketing de experiência?

Focado no engajamento das pessoas, o marketing de experiência é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair, conectar, engajar e conquistar o público por meio de seus sentidos — visão, audição, olfato, paladar e tato — e emoções.

A ideia central do conceito é proporcionar para as pessoas — consumidores, funcionários, participantes de um evento — uma experiência imersiva e inesquecível com uma marca e que elas criem vínculos duradouros.

Uma das vantagens dessa estratégia é que ela pode ser usada por qualquer tipo de empresa, já que não requer grandes investimentos financeiros. O importante é criar ações que reforcem os valores do seu negócio e ampliem a percepção do público em relação a sua marca.

Por que adotar essa estratégia em eventos?

Garantir uma experiência positiva em um evento não só reforça a reputação da sua marca frente ao público como também é fundamental para incentivar a participação em outros eventos e também estimular a interação do público com sua empresa.

Além de zelar pela credibilidade e reputação do seu evento, as estratégias de marketing de experiência ajudam a aproximar o público do evento, despertar seu interesse pela temática e também engajá-los, ao criar um senso de pertencimento à empresa e também uma memória afetiva do encontro.

Como aplicar o marketing de experiência no seu evento?

Para que o marketing de experiência seja uma estratégia eficaz, selecionamos algumas ações que podem ser usadas no seu evento. Confira!

Estimule o engajamento no pré-evento

Para que o público tenha uma boa impressão do evento e uma experiência inesquecível, é importante que o relacionamento entre participante e empresa comece já no pré-evento, a partir de pequenos cuidados como bom atendimento nas inscrições, solução de dúvidas e disponibilidade de canais de comunicação para o público.

Use as redes sociais

Além de serem fundamentais para divulgar o evento e aumentar o número de participantes, as redes sociais permitem uma primeira aproximação do público com o evento. Solucionar dúvidas e reclamações, responder comentários e interagir com as pessoas são ótimas estratégias para engajar e despertar seu interesse, além de criar vínculos com sua empresa.

Invista na cenografia

Unindo decoração, sonorização, iluminação e mobiliário, uma boa cenografia é capaz de proporcionar não só uma viagem ao tema proposto como também criar uma atmosfera que encante o público e desperte seus sentidos e emoções.

Crie estandes interativos

Para surpreender os participantes, torne seus estandes mais interativos investindo em recursos audiovisuais, gamificações, máquinas de brindes, competições e até sorteios.

Promova experiências gastronômicas

Nada melhor do que um bom serviço de buffet para despertar os diferentes sentidos dos convidados. Preparar um menu diferenciado, de acordo com o estilo de evento e também com as características do público, é uma ótima alternativa para garantir experiências físicas e sensoriais inesquecíveis.

Cuide do pós-evento

Uma boa experiência do evento também inclui ações posteriores que permitam que o público continue interagindo com sua marca. Para fidelizar o público e cultivar o relacionamento, crie canais de comunicação para possibilitar o diálogo e também o compartilhamento de fotos e vídeos do encontro. Também busque o feedback dos participantes por meio, por exemplo, de pesquisas de satisfação.

Como vimos no texto, o marketing de experiência é uma ótima forma de transformar o modo como as pessoas enxergam e vivenciam seu evento. Permite engajar o público e também reforçar a reputação da sua empresa frente aos participantes.

Gostou deste texto? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre eventos no seu e-mail.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish