Marketing de experiência: a tática para aumentar o engajamento do evento

marketing de experiência

🕗 Atualizado em 24/08/2020

Um dos principais desafios de um organizador de eventos é engajar os participantes. Para que o público se envolva com as atividades, além de criar uma boa programação e garantir um conteúdo de qualidade, é importante investir em marketing de experiência para surpreender os participantes.

Quer fidelizar o público e promover um evento inesquecível? Leia o texto e entenda como o marketing de experiência pode ajudar você nessa tarefa. Não perca!

O que é marketing de experiência?

Focado no engajamento das pessoas, o marketing de experiência é uma estratégia para atrair, conectar, engajar e conquistar o público por meio de seus sentidos — visão, audição, olfato, paladar e tato — e emoções.

A ideia é proporcionar para as pessoas — consumidores, funcionários, participantes de um evento — uma experiência inesquecível com uma marca e que elas criem vínculos duradouros.

Essa estratégia pode ser usada por qualquer tipo de empresa, já que não requer grandes investimentos financeiros. O importante é criar ações que reforcem os valores e ampliem a percepção do público em relação a sua marca.

Por que adotar essa estratégia em eventos?

Garantir uma experiência positiva em um evento não só reforça a reputação da sua marca frente ao público como também é fundamental para incentivar a participação em outros eventos e também estimular a interação do público com sua empresa.

Além de zelar pela credibilidade, as estratégias de marketing de experiência ajudam a aproximar o público, despertar seu interesse pela temática e também engajá-los, ao criar um senso de pertencimento e memória afetiva do encontro.

Como aplicar o marketing de experiência no seu evento?

Para que o marketing de experiência seja uma estratégia eficaz, selecionamos algumas ações que podem ser usadas no seu evento. Confira!

Estimule o engajamento no pré-evento

Para uma experiência inesquecível, é importante que o relacionamento entre participante e empresa comece já no pré-evento, a partir de pequenos cuidados como bom atendimento nas inscrições, solução de dúvidas e disponibilidade de canais de comunicação para o público.

Use as redes sociais

Além de serem fundamentais para divulgar o evento e aumentar o número de participantes, as redes sociais permitem uma primeira aproximação dos participantes. Solucionar dúvidas e reclamações, responder comentários e interagir com as pessoas são ótimas estratégias para engajar e despertar seu interesse.

Invista na cenografia

Unindo decoração, sonorização, iluminação e mobiliário, uma boa cenografia é capaz de proporcionar não só uma viagem ao tema proposto como também criar uma atmosfera que encante o público e desperte suas emoções.

Crie estandes interativos

Para surpreender os participantes, torne seus estandes mais interativos investindo em recursos audiovisuais, gamificações, máquinas de brindes, competições e até sorteios.

Promova experiências gastronômicas

Nada melhor do que um bom serviço de buffet para despertar os diferentes sentidos dos convidados. Preparar um menu diferenciado, de acordo com o estilo de evento e também com as características do público, é uma ótima alternativa para garantir boas experiências físicas e sensoriais.

Cuide do pós-evento

Uma boa experiência do evento também inclui ações posteriores que permitam que o público continue interagindo com sua marca. Para fidelizar o público, crie canais de comunicação para possibilitar o diálogo e compartilhamento de fotos e vídeos do encontro. Também busque o feedback dos participantes por meio, por exemplo, de pesquisas de satisfação.

Como vimos, o marketing de experiência permite engajar o público e reforçar a reputação da sua empresa frente aos participantes.

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