Métricas de eventos: veja como mensurar o sucesso do seu evento
Seu evento alcançou um bom número de participantes e à primeira vista parece ter agradado. No entanto, para poder comprovar, de maneira concreta, que ele foi um sucesso, você precisa adotar algumas métricas de eventos.
Essenciais para determinar se o encontro atingiu as expectativas dos participantes e parceiros e, principalmente, os resultados esperados pela sua empresa, as métricas também auxiliam no planejamento e no aperfeiçoamento de eventos futuros.
Quer provar o sucesso do seu evento por meio de resultados concretos? Então conheça cinco métricas essenciais para essa tarefa!
Performance de inscrição
Entre as métricas de eventos, essa é a que oferece uma das formas mais imediatas de mensurar o sucesso. Por isso, acompanhe periodicamente o número de inscrições ou venda de ingressos para poder avaliar os fatores que estão influenciando a adesão de novos participantes e também possíveis desistências.
Saber em qual mês você recebeu o maior número de inscritos pode ajudar a definir qual o melhor período para iniciar as inscrições ou vendas de ingressos do próximo evento. Já um grande número de participantes na última hora pode indicar a necessidade de criar lotes promocionais para incentivar a aquisição antecipada.
Taxa de conversão
A taxa de conversão indica quantos participantes realmente foram alcançados pelo seu evento, medindo a proporção entre o número de inscritos (ou de ingressos vendidos) e a quantidade de presentes.
Em eventos periódicos, é importante observar se a taxa de conversão foi maior do que a da edição anterior. A partir disso, procure identificar quais fatores possibilitaram essa mudança. Outro dado interessante é o número de participantes recorrentes, que demonstra que o conteúdo do evento está contribuindo para a fidelização do público.
Custo por participante
Para saber quanto custa cada novo participante, é preciso somar todas as despesas que você teve com o evento e dividir pelo número total de presentes. Quanto menor esse número, maior será seu faturamento. Essa métrica também vai ajudar no controle e corte de gastos.
Engajamento
Como as pessoas reagem em relação ao seu evento? Essa é a pergunta que a métrica de engajamento vai ajudar a responder.
Nas redes sociais, o engajamento é medido pela interação do usuário com o conteúdo proposto pelo organizador. Uma curtida, um retweet e, principalmente, o compartilhamento de uma postagem são indicadores de engajamento.
Essa métrica também deve ser usada para avaliar a aceitação e envolvimento do público em relação aos palestrantes, às atividades e ao próprio evento.
Parcerias alcançadas
No mundo corporativo, buscar parcerias pode trazer não só benefícios financeiros — redução de custos, oportunidades de negociações futuras — como também criar novas chances de divulgação de sua marca.
No entanto, ao estabelecer parcerias para o seu evento, verifique se elas beneficiam os participantes. Também avalie se seus parceiros estão incentivando inscrições e vendas de ingressos e, após o evento, realize uma pesquisa para medir a satisfação de seus colaboradores.
Agora que você já sabe quais são as principais métricas de eventos, coloque todo seu conhecimento em prática e já comece a planejar o próximo. Mas antes de iniciar, que tal conferir quais são as 4 tendências imperdíveis em eventos corporativos?
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