Métricas de eventos: veja como mensurar o sucesso do seu evento

Seu evento alcançou um bom número de participantes e à primeira vista parece ter agradado. No entanto, para poder comprovar, de maneira concreta, que ele foi um sucesso, você precisa adotar algumas métricas de eventos.

Essenciais para determinar se o encontro atingiu as expectativas dos participantes e parceiros e, principalmente, os resultados esperados pela sua empresa, as métricas também auxiliam no planejamento e no aperfeiçoamento de eventos futuros.

Quer provar o sucesso do seu evento por meio de resultados concretos? Então conheça cinco métricas essenciais para essa tarefa! 

Performance de inscrição

Entre as métricas de eventos, essa é a que oferece uma das formas mais imediatas de mensurar o sucesso. Por isso, acompanhe periodicamente o número de inscrições ou venda de ingressos para poder avaliar os fatores que estão influenciando a adesão de novos participantes e também possíveis desistências.

Saber em qual mês você recebeu o maior número de inscritos pode ajudar a definir qual o melhor período para iniciar as inscrições ou vendas de ingressos do próximo evento. Já um grande número de participantes na última hora pode indicar a necessidade de criar lotes promocionais para incentivar a aquisição antecipada.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica quantos participantes realmente foram alcançados pelo seu evento, medindo a proporção entre o número de inscritos (ou de ingressos vendidos) e a quantidade de presentes. 

Em eventos periódicos, é importante observar se a taxa de conversão foi maior do que a da edição anterior. A partir disso, procure identificar quais fatores possibilitaram essa mudança. Outro dado interessante é o número de participantes recorrentes, que demonstra que o conteúdo do evento está contribuindo para a fidelização do público.

Custo por participante

Para saber quanto custa cada novo participante, é preciso somar todas as despesas que você teve com o evento e dividir pelo número total de presentes. Quanto menor esse número, maior será seu faturamento. Essa métrica também vai ajudar no controle e corte de gastos.

Engajamento

Como as pessoas reagem em relação ao seu evento? Essa é a pergunta que a métrica de engajamento vai ajudar a responder.

Nas redes sociais, o engajamento é medido pela interação do usuário com o conteúdo proposto pelo organizador. Uma curtida, um retweet e, principalmente, o compartilhamento de uma postagem são indicadores de engajamento.  

Essa métrica também deve ser usada para avaliar a aceitação e envolvimento do público em relação aos palestrantes, às atividades e ao próprio evento.

Parcerias alcançadas

No mundo corporativo, buscar parcerias pode trazer não só benefícios financeiros  redução de custos, oportunidades de negociações futuras como também criar novas chances de divulgação de sua marca.

No entanto, ao estabelecer parcerias para o seu evento, verifique se elas beneficiam os participantes. Também avalie se seus parceiros estão incentivando inscrições e vendas de ingressos e, após o evento, realize uma pesquisa para medir a satisfação de seus colaboradores. 

Agora que você já sabe quais são as principais métricas de eventos, coloque todo seu conhecimento em prática e já comece a planejar o próximo. Mas antes de iniciar, que tal conferir quais são as 4 tendências imperdíveis em eventos corporativos

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