Como definir o orçamento de eventos? Saiba quais gastos considerar!

Elaborar o orçamento de eventos é um dos primeiros passos para um bom planejamento. É preciso levar em conta muitos fatores para definir com o que e quanto se pode gastar em qualquer produção. Existem gastos que são fixos e devem estar no topo das prioridades para que tudo saia conforme o esperado.

Também é necessário ter muita organização e cautela para se responsabilizar pela tarefa, já que pequenos erros podem desencadear consequências negativas. Nesse sentido, ao elaborar um plano de gastos, considere o tipo de evento desejado, os objetivos pretendidos e o tamanho do público, entre outros fatores.

Para quem quer realizar uma cerimônia de sucesso, este post explica por que o orçamento é a espinha dorsal de um evento e qual a importância de ser fiel ao planejamento financeiro. Você também vai descobrir o que considerar em seu orçamento de eventos — desde o aluguel do espaço até a infraestrutura da casa, passando pela lista de fornecedores e pelo valor das inscrições. Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que o orçamento ajuda a planejar o evento?

Os produtores de eventos são enfáticos nesse ponto: o planejamento é a alma de uma cerimônia. Para ser bem-sucedido na tarefa, é preciso se organizar com antecedência, desde o momento anterior à festa até o pós-cerimônia. Com efeito, são os orçamentos que costuram o plano — quanto custa cada item do qual dependerá o sucesso da festa!

Após definir o objetivo e o público, pense com sua equipe no planejamento financeiro, ou seja, em quanto a empresa está apta a desembolsar e como se espera ter retorno com a cerimônia, seja a curto, seja a longo prazo. Fora isso, organize-se para definir quais serão os patrocinadores da festa e perceber como a motivação do evento coincide com o fomento das instituições.

Qual é a importância de se manter dentro do orçamento?

Ter um planejamento significa seguir à risca o plano de gastos e as estratégias. Devido ao teor de complexidade, essa etapa é muito importante para o sucesso do evento. Portanto, analise conjuntamente a qual público se deseja chegar, quanto será gasto com o aluguel do espaço e, se for o caso, qual a verba para a contratação da infraestrutura e do convite dos participantes.

Diante da lista de pontos que são indispensáveis para o seu evento, trace metas e, principalmente, um teto de gastos para o orçamento da cerimônia. Com os custos bem definidos, distribua as responsabilidades entre os membros da equipe e esteja certo de que eles vão seguir o mesmo limite financeiro estipulado antecipadamente pelo grupo.

Com quais questões gastar no planejamento da cerimônia?

Parecem claros o lugar e a importância dos orçamentos na organização de uma solenidade. Mas uma dúvida comum está relacionada ao que considerar na hora de planejar um evento. Não há outro jeito: a resposta dependerá dos objetivos a serem cumpridos com a festa.

No entanto, existem alguns aspectos que são quase universais para a realização de um bom trabalho. Para início de conversa, é preciso:

  • conhecer seu público para encontrar um lugar especial que o receba confortavelmente;
  • fazer com que a inscrição seja um processo fácil e adequado aos participantes;
  • pensar na infraestrutura do espaço que receberá os convidados (para tanto, confira os banheiros, a copa, o estacionamento, a localização etc.);
  • contar com uma lista confiável de fornecedores, para não ter dor de cabeça.

Aluguel do espaço

O espaço é uma das questões mais importantes a serem consideradas no orçamento de eventos. Um bom ambiente deve atender a todas as suas necessidades e objetivos, além de comportar bem os participantes e ser agradável para todos. Portanto, é essencial pedir e comparar orçamentos em locais diferentes.

Leve em conta também pontos como: vaga de estacionamento, proximidade ao transporte público, localização em uma área segura e possibilidade de usar equipamentos. Eventos diferentes exigem estruturas distintas, por isso é preciso saber exatamente o que se quer fazer antes de encontrar o melhor lugar.

Infraestrutura

A infraestrutura conta com despesas fixas e variáveis, então é preciso ter uma ampla noção do evento para destinar o capital sem nenhum risco de faltar no final. Defina seus gastos fixos no orçamento do evento e saiba o que é indispensável para seu sucesso.

Além do aluguel do espaço, a infraestrutura inclui os equipamentos de imagem e som, a equipe para os dias da realização, os transportes e a hospedagem dos participantes, o coffee break, entre outros pontos. Também é preciso colocar na ponta do lápis os gastos com materiais de credenciamento, brindes, divulgação, alimentação, segurança e limpeza.

Fornecedores

Bons fornecedores são essenciais ao sucesso de um evento e devem ser cuidadosamente pesquisados antes de se optar por um ou outro. Para tanto, trace algumas regras, busque saber sobre a reputação das empresas ou dos profissionais e peça indicações.

Quando possível, visite o fornecedor para conhecer de perto os serviços que pretende contratar. Conte com parceiros de confiança, que ofereçam preços justos para o orçamento de eventos e mantenham a garantia de qualidade.

Inscrições

Se o seu evento conta com inscrições pagas, esse tópico também deve estar no orçamento. É necessário fazer uma boa pesquisa de mercado para precificar de forma justa, sem causar prejuízos. Entenda seu público e pense no quanto as pessoas estarão dispostas a pagar pelo benefício ou pelas experiências proporcionadas.

Mesmo que a inscrição seja um capital que vai entrar no orçamento, tenha cuidado para não ficar dependente disso. Por fim, além de planejar todas as despesas fixas e variáveis, é preciso contar com uma quantia para emergências e imprevistos. Não deixe seus valores muito limitados e tenha margem para negociações.

Lembre-se de que, para manter um bom orçamento, é necessário pensar muito no porte e nas metas do evento, já que tais pontos definirão o que se pode investir e aquilo que é imprescindível ou não ter na festa. Conte com a ajuda de planilhas e aplicativos para que o gerenciamento financeiro não saia do controle!

Neste conteúdo, você aprendeu por que o orçamento é essencial para seu evento, descobriu a importância de seguir o plano financeiro e viu com quais itens deve gastar na cerimônia. Assim, pontos como aluguel do espaço, contato com fornecedores confiáveis e inscrições para um público específico são indispensáveis na hora de planejar a solenidade.

Tomar cuidado com o orçamento de eventos interfere bastante no sucesso das solenidades, independentemente do porte. Agora que você já sabe dicas incríveis para ser bem-sucedido em seus trabalhos, entre com contato conosco para conhecer os serviços que oferecemos!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish