Você sabe como usar as redes sociais para divulgar um evento?

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Você já deve ter utilizado as redes sociais para divulgar eventos da sua empresa, não? Mas essa prática trouxe os resultados esperados? Se a resposta foi “não”, talvez seja necessário ajustar suas estratégias.

Muitas vezes, acabamos direcionando esforços para os canais indevidos ou de maneira ineficiente, o que acaba por desperdiçar enormes benefícios ofertados pelas redes sociais. Especialmente, o seu poder de consolidar a marca no mercado e se comunicar com um público qualificado.

Pensando nisso, confira neste artigo algumas dicas importantes para tirar o máximo proveito das redes sociais na divulgação de eventos!

Como usar as redes sociais para divulgar eventos de maneira eficiente?

Sabemos que a divulgação é apenas uma pequena parte na organização de um evento — e quanto mais eficiente e menos trabalhosa e onerosa ela for, melhor. Então, antes de iniciar as publicações nas redes sociais, é preciso realizar alguns passos.

Escolha as redes sociais certas

Publicar em todas as redes sociais pode não ser a melhor estratégia. O ideal é compreender quem é o público-alvo do evento para, em seguida, analisar quais redes sociais e tipos de conteúdo são mais utilizados por esses participantes. Veja algumas particularidades das principais redes sociais:

  • Facebook — oferece diversas ferramentas, como a criação de páginas de eventos e grupos, além da facilidade de engajamento do público;
  • Instagram — muito utilizado pelo público jovem;
  • LinkedIn — melhor opção para divulgação de eventos corporativos e educacionais;
  • Twitter — dificilmente será utilizado sozinho, mas é ótimo para interação com o público antes e durante o evento;
  • YouTube — é focado em vídeos, um modelo de conteúdo extremamente consumido atualmente. Pode ser utilizado para apresentar uma prévia do evento.

Crie um calendário editorial

Decididos os canais, é hora de planejar as publicações, frequência e horários. Nesse sentido, um calendário editorial é fundamental para você não perder o controle e não deixar para criar os posts na última hora.

É importante manter um backlog de alguns dias para garantir a constância dessas postagens. Além disso, conhecer os melhores horários para alcançar o seu público-alvo é imprescindível. Cada rede social pede um formato de postagem, mas é possível criar de maneira a atender a quase todas ao mesmo tempo. Use sua criatividade!

Execute ações de engajamento

Lembre-se de que cada curtida, compartilhamento ou comentário é uma divulgação a mais para o evento. Então, incentive o engajamento de palestrantes e participantes em suas postagens nas redes sociais! Não deixe de mencioná-los nas postagens e interagir sempre que eles fizerem alguma menção ao evento.

Faça também postagens interativas, com perguntas e brincadeiras, e promova sorteios. Incluir conteúdos relevantes relacionados ao evento é outra ação muito eficiente na geração de engajamento.

Explore bem os vídeos e imagens

Como dito acima, os vídeos estão em alta no momento, e não é apenas no YouTube que eles devem ser utilizados. O Instagram, por exemplo, é uma das redes sociais com mais usuários atualmente, e é basicamente composta de fotos e vídeos.

Faça um vídeo curto do palestrante convidando para o evento, mostrando a preparação ou falando sobre a empresa. Além disso, use e abuse de imagens atraentes, que tenham identificação com a sua marca.

Por fim, vale dizer que lidar com as redes sociais para divulgar eventos pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso muita dedicação e cuidado, pois o seu público estará em contato constate com elas. Portanto, se você sentir dificuldades nesse começo, não hesite em procurar uma empresa especializada para te dar todo o apoio necessário!

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