Culinária do Mato Grosso: 3 formas de usar o pequi

O estado mato-grossense é repleto de belezas naturais. O Pantanal e a Chapada dos Guimarães são apenas alguns exemplos de paraísos que a região oferece aos visitantes. Mas nem  de cachoeiras extraordinárias e fauna e flora exuberantes vive esse pedaço do Centro-oeste.

Suas culturas e costumes são um verdadeiro patrimônio dos povos locais. A gastronomia é exemplo disso e carrega tradições de anos nos povoados de . Por isso, separamos três dicas da culinária do Mato Grosso de dar água na boca. 

Antes de começar, precisamos lembrar que o pequi é um fruto indispensável nos pratos do estado e, por esse motivo, todas as dicas incluem esse ingrediente único da região. Preparada para conhecer uma explosão de sabores típicos do Mato Grosso? Então continue a leitura! 

1. Arroz com pequi 

Em qualquer que seja a cidade visitada, não vai ser difícil encontrar um dos principais pratos da culinária do Mato Grosso. Apesar de ser necessário ter habilidade na hora de prepará-lo, se você não é mato-grossense, mas manda bem na cozinha, não terá problemas. Nós separamos uma receita bem rápida para você surpreender qualquer convidado. 

Você precisará de arroz branco, alguns pequis, alho, óleo, cebolinha e pimentão. Cozinhe o pequi por aproximadamente 15 minutos e em seguida prepare o arroz, temperando-o com o óleo e o alho. Adicione o fruto e sua água de fervura e por último a cebolinha e o pimentão.

Esse prato fica muito bem acompanhado por salada verde!

2. Frango com pequi 

Outra combinação perfeita com o fruto amarelo é o frango. O prato é um ícone da culinária do Mato Grosso que todo visitante deve provar. A iguaria tem um sabor único e lembra um ensopado de frango, porém com o toque mais que especial do pequi. Seguindo a ideia do primeiro tópico, também preparamos uma receita bem fácil de fazer. Confere aí!

Corte um frango em pedaços e o refogue com alho, óleo e colorau até dourar. Adicione os pequis lavados e depois inclua tomates, pimentão e cebola, tudo cortado em cubos. Aos poucos, coloque água e deixe criar um caldo mais grosso. Se gostar, adicione pimenta malagueta e sal a gosto.

Esse prato servido com arroz branco fica imbatível!

3. Carne moída com pequi 

Nossa última dica é também uma delícia. A carne moída com pequi é uma típica receita de todo o Centro-oeste. No entanto, ela tem suas particularidades no Mato Grosso. Quando visitar o estado, não deixe de degustar essa maravilha. Se já provou e aproveitou sua viagem para adquirir alguns vidros de pequi para incrementar suas receitas em casa, preste atenção nessa dica. 

Em uma única panela, misture a carne moída com o pequi, duas cebolas picadas, quatro dentes de alho, pimenta e sal a gosto. Refogue a mistura até dourar e adicione água. Deixe ferver até cozinhar bem o fruto e a receita estará pronta. 

Aproveite e prepare arroz branco para acompanhar esse prato. Fica delicioso! Bom apetite! 

Essas foram três dicas imperdíveis da culinária do Mato Grosso. Se você tem uma viagem programada para o estado, prepare-se para degustar os sabores únicos dessa parte do Brasil. 

Curtiu nosso post? Mas não acabou por aqui! Queremos apresentar mais coisas do nosso estado. Por isso, preparamos um e-book completo com dicas de tudo o que  de melhor por aqui. Faça o download gratuito neste link e garanta uma boa leitura! 

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish