Surpreenda-se! Descubra agora 12 curiosidades do Mato Grosso

Muito além do Pantanal e das infinitas cachoeiras em Mato Grosso, o estado, localizado no Centro-Oeste brasileiro, esconde uma infinidade de curiosidades e mistérios extraordinários.

Do ponto de vista econômico, a região se destaca na indústria extrativista, agricultura e pecuária. Sua população é acolhedora e a temperatura sempre amigável, com média anual superior a 24º C. Mas é inegável que o maior atrativo mato-grossense são as suas belezas naturais.

Neste texto, selecionamos 16 curiosidades do Mato Grosso. As revelações mais interessantes dizem respeito às suas paisagens, atrações de lazer e história. Descubra agora porque você tem que conhecer esse paraíso que é perfeito para o ecoturismo solitário ou para o turismo de aventura em família. Vamos lá?

Conheça 16 curiosidades incríveis do Mato Grosso

1. Maior planície alagável do mundo

O Mato Grosso é o berço do Pantanal, a maior planície alagável do mundo. São centenas de animais silvestre e milhares de aves que podem ser avistadas em passeios de observação, tanto durante o dia como à noite.

Além da biodiversidade, a região abriga diversos povoados que mantêm tradições e costumes únicos no Brasil. Sem dúvidas, uma experiência para lembrar para o resto da vida!

2. Safári brasileiro

Se você sempre sonhou em realizar um safári, daqueles de dirigir por cenários incríveis e parar para admirar as mais belas espécies de animais e plantas, saiba que no Mato Grosso isso é bem possível.

A famosa Rodovia Transpantaneira tem, aproximadamente, 150 km de estrada de terra em perfeita condição, na qual o turista pode explorar cada canto desse paraíso com seu carro.

No caminho, além das paisagens naturais, você é capaz de fazer pequenas paradas nos vilarejos locais e desfrutar da cultura, gastronomia e conhecer um pouco mais de perto a vida dos moradores do Pantanal. Um passeio imperdível para todas as idades!

3. Caverna Aroe Jari

Outro cenário deslumbrante do Mato Grosso é a Chapada dos Guimarães que fica a apenas 60km da capital, Cuiabá.

Dá para conhecer seus impressionantes paredões, cachoeiras e cavernas de arenito, entre elas a caverna Aroe Jari, a maior gruta desse tipo no Brasil.

4. Três biomas

O Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em extensão. Só perde para Pará e Amazonas. Tanto espaço assim abriga três biomas: a Amazônia com 56,6%, o Cerrado com 39,6% e o Pantanal com 6,8%.

5. Quatro rios

A bacia hidrográfica da região é riquíssima e sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. Este último figura como um dos mais extensos do nosso país e atrai visitantes em busca das deliciosas praias de água doce.

O Mato Grosso pode ser considerado a “caixa d’água” de todo o Brasil, devido o enorme volume de seus rios, aquíferos e nascentes espelhados por todo o seu território, sendo uma das maiores reservas de água doce de toda a América do Sul.

6. Fauna silvestre

A variedade da fauna silvestre no Mato Grosso é incrível e algumas espécies só podem ser vistas lá.

Além disso, o tamanho de alguns animais presentes no Pantanal é surpreendente: a sucuri amarela pode chegar a cinco metros e o jacaré a 2,5 metros, por exemplo. Enquanto isso, o peixe Jaú tem 1,5 metro e a ave Tuiuiú é capaz de atingir dois metros com as asas abertas.

7. Cultura centenária

Entre os atributos artísticos está uma dança chamada Cururu. Ela veio com os jesuítas, que dançavam dentro das igrejas. A sua origem religiosa fica explícita, pois os cantos narram fatos bíblicos e são proclamados, geralmente, só por homens.

8. Bebida exótica

Enquanto a ala masculina domina a cantoria, é uma exclusividade feminina preparar a Canjinjin, bebida típica da cidade Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso. O drinque é à base de cachaça, gengibre, mel, canela e ervas aromáticas.

9. Cachoeira mais alta do Brasil

É ainda em Vila Bela da Santíssima Trindade que fica a cachoeira do Jatobá, a quarta mais alta do Brasil, com 260 metros de queda livre. Para apreciar essa beleza é preciso percorrer uma trilha íngreme de mais de 10 km a pé.

10. Culinária especial

Entre as curiosidades do Mato Grosso está a culinária. A carne seca figura como grande protagonista e pode ser servida com arroz e banana-da-terra verde.

Vale destacar também o churrasco pantaneiro feito com lenha de angico, uma árvore típica do cerrado, que imprime um sabor especial à iguaria. Delícia!

11. Clima variável

Mesmo nos dias mais quentes, é possível se deparar com noites frias na Chapada dos Guimarães. Isso acontece por conta das grandes encostas e escarpas com altitudes que variam entre 600 a 800 metros de altitude.

12. Destino de aventura

O estado do Mato Grosso é o paraíso do ecoturismo nacional. São diversas cachoeiras, focagem noturna, trilhas ecológicas, atividades radicais e mergulho em aquários naturais que vão impressionar até o mais aventureiro dos visitantes.

13. Cachoeiras exuberantes

cachoeira Véu da Noiva tem 86 metros de altura e é a mais famosa da Chapada dos Guimarães. Seu nome já foi Bocaina do Inferno, mas mudou no ano de 1935 a pedido da Igreja Católica.

Ela é só uma das dezenas que existem no estado, como a Salto das Andorinha em Aripuanã, a Cachoeira da Serra Azul em Nobres, a Cachoeira do Uirapuru em Nova Lacerda, a Cachoeira da Fumaça em Jaciara, a Cachoeira Salto das Nuvens em Tangará da Serra e outros atrativos exuberantes.

14. Uma “cidade” feita pela natureza

Outro destino que não poderia faltar em nossa lista de curiosidades do Mato Grosso é a Cidade de Pedra, também na extraordinária Chapada dos Guimarães. Esse lugar mágico se caracteriza por formações rochosas incrivelmente esculpidas pela ação do tempo. São centenas dessas esculturas espalhadas por uma paisagem de cair o queixo.

Esse cenário, que já foi tema da novela Fera Ferida, é ainda morada das belíssimas araras vermelhas, marcas registradas da região.

Além de toda essa exuberância, uma outra curiosidade do local é que, no topo das rochas, é comum se deparar com uma vegetação amarela, semelhante a uma mancha de tinta, chamada líquen.

Esse fenômeno se dá por meio da associação de algas e fungos, unicamente em lugares com ótima qualidade do ar. Sendo assim, tenha certeza de que sua aventura, além de divertida será muito saudável. Perfeito, não é mesmo?

15. Cuiabá é o ponto central entre o Atlântico e Pacífico

De todas as curiosidades do Mato Grosso, essa é uma das que mais chama a atenção. Afinal, a capital Cuiabá está localizada bem no centro do continente e, se colocarmos uma linha reta, a cidade fica no meio do caminho entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O local exato dessa marcação foi calculado por Marechal Rondon, durante suas expedições pelo Brasil.

16. A estrela amarela da bandeira do Mato Grosso

Para finalizar a nossa lista de curiosidades do Mato Grosso, vamos citar um detalhe interessante e pouco conhecido. Entre as 27 estrelas que representam as unidades federativas na bandeira brasileira, o estado ficou com a Sirius, que, segundo os astrônomos, é a mais brilhante do céu noturno.

Por isso, o motivo de uma grande estrela amarela aparecer estampada em sua bandeira. Alguns historiadores atribuem a imagem para representar o ideal republicano e as riquezas minerais da região.

Essas foram algumas das diversas curiosidades do Mato Grosso. Sem dúvidas, muitas outras você conhecerá visitando esse destino incrível e cheio de mistérios. Prepare as malas e embarque na maior aventura de sua vida, por um dos lugares mais espetaculares do nosso país!

Curtiu o post? Quer explorar cada canto do Mato Grosso e ainda aproveitar da melhor estrutura hoteleira do estado? Entre em contato conosco para conhecer esse paraíso no centro do Brasil. Temos as melhores ofertas para a sua hospedagem!

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish