Confira 5 dicas para organizar um evento beneficente

Um evento beneficente pode servir para vários propósitos, como captação de recursos, divulgação de trabalhos, conscientização de determinadas causas, entre outros.

Muitos são os eventos que podem ser realizados nessa categoria, como bazares, exposições, saraus, jantares, shows, eventos esportivos e mais o que a criatividade e planejamento permitir.

Assim como qualquer cerimônia, é preciso planejar e traçar estratégias para que o evento beneficente atinja seus objetivos e seja bem-sucedido. Por isso, reunimos 5 dicas para você organizar o seu. Confira já!

1. Defina públicos e causa

Para um evento beneficente é essencial saber em qual público quer chegar e qual o objetivo e causa defendida.

Em momentos em que as empresas participam de eventos, é preciso estar atento ao escolher causas, lembrando-se sempre que elas precisam ter a ver com a missão e valores das organizações, conversando com o que é defendido pela instituição.

Ao definir esse tipo de item, é possível planejar de forma mais assertiva e buscar as estratégias corretas ao longo do planejamento.

2. Busque patrocinadores

Para organizar um evento beneficente de sucesso, é essencial contar com bons parceiros e patrocinadores. Dessa forma, grande parte das necessidades podem ser obtidas sem custos financeiros, o que é essencial, já que o evento beneficente não pode gastar muito em sua execução.

Corra atrás de parceiros que compartilham da causa e estejam engajados junto com o seu objetivo. Seja para aluguel do espaço, alimentos e bebidas, atrações musicais, brindes, tudo pode ser conquistado através de parcerias.

Vale lembrar que todo patrocínio busca uma contrapartida, logo, as empresas terão divulgação e certa visibilidade no evento.

3. Defina um local

Localização é um dos pontos mais importantes, já que é um fator que contribui para a adesão do público e para que o evento seja frequentado.

Fique atento à localização, para que seja de fácil acesso, perto de transporte público ou com estacionamento. Além disso, que tenham segurança, capacidade para todos os equipamentos, acessibilidade para os mais diferentes tipos de perfis de participantes e que seja agradável para a experiência do público.

Não se esqueça de olhar o local como uma das primeiras coisas do evento beneficente e reservar a data com antecedência, afinal, muitos locais podem ser bastante disputados em certas épocas do ano.

4. Cuide da divulgação

Para seu evento beneficente ter público é preciso que ele seja divulgado, afinal, de nada adianta planejar uma ação e ninguém comparecer, não é mesmo?

Use a internet por meio das redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados. Também entre em contato com jornais, TV, assessorias e rádios locais e divulgue entre a imprensa a sua causa. Aproveite também os patrocinadores para difundir através deles.

5. Conte com uma boa equipe

Um evento beneficente não é feito sozinho, por isso, é importante contar com uma boa equipe para que nenhum detalhe seja deixado de lado. Divida as atividades entre todos da equipe e tenha pessoas cuidando das finanças, divulgação, logística, execução e prazos.

Conte também com boas pessoas para a recepção. É essencial receber bem os participantes, cadastrando-os para futuros contatos e deixando todos à vontade.

Promover um evento beneficente pode ser muito vantajoso para angariar fundos, promover marcas e cumprir diversos papeis importantes na sociedade.

E, para que ele fique dentro do esperado, é sempre importante seguir essas dicas primordiais. Você ou sua empresa já organizaram ou participaram de algum evento beneficente? Aproveite nossas dicas e planeje já o seu próximo evento!

Quer continuar por dentro de dicas de eventos e organizações? Siga nossos perfis nas redes sociais e saiba sempre em primeira mão! Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish