Acessibilidade em eventos: entenda o que planejar e adaptar

Segundo o último Censo, quase 24% da população brasileira — 45 milhões de pessoas — têm algum tipo de deficiência. Somado a isso, cresce anualmente o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sendo a acessibilidade em eventos uma estratégia essencial para garantir uma participação cada vez mais inclusiva e igualitária no ambiente corporativo.

Além de proporcionar a mobilidade dos participantes, a acessibilidade em eventos deve oferecer acesso adequado aos produtos e serviços e disponibilizar as informações por meio de material adaptado às necessidades de cada pessoa (intérprete de libras, texto em braile, audiodescrição, legendas nos vídeos etc.).

Obedecer às regras de inclusão nos eventos promove não só uma experiência igualitária, como também evidencia a responsabilidade e a preocupação da sua empresa com o bem-estar de seus colaboradores e clientes. Pensando nisso, selecionamos três pontos que não podem ficar de fora do seu planejamento. Descubra a seguir!

Conheça o público

Uma atitude inclusiva começa com o tratamento adequado do público. Por isso, é fundamental que o organizador e toda a equipe usem os termos corretos para identificar os participantes.

A expressão “pessoas com deficiência”  deve ser usada para fazer referência a todos aqueles que apresentam alguma perda das funções e/ou estruturas do corpo: surdez, cegueira, deficiência física e/ou intelectual. Já as pessoas com mobilidade reduzida são as que têm alguma dificuldade de locomoção, permanente ou não, o que inclui idosos, gestantes, obesos e pessoas com criança de colo.

Uma dica valiosa é pedir que as pessoas identifiquem no formulário de inscrição se têm algum tipo de deficiência ou necessidade especial. No caso de eventos específicos para colaboradores, essa informação pode ser solicitada ao setor de Recursos Humanos.

Decida o local

O primeiro critério para a escolha do local é o acesso dos participantes. Avalie se a localização escolhida conta com opções variadas de transporte público ou inclua no seu orçamento o transporte particular. Observe, também, se o espaço comporta o número de convidados e oferece as condições adequadas de acessibilidade.

Para facilitar essa tarefa, listamos alguns dos elementos que você deve verificar:

  • vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida;
  • área reservada para cadeirantes, que permita uma visualização e participação de qualidade;
  • banheiros adaptados;
  • rampas com corrimãos;
  • pisos táteis nas áreas de circulação;
  • alternativa de entrada que não seja por meio de catracas;
  • acesso à comida e bebida facilitado.

Caso o local não ofereça uma infraestrutura completa, também é possível contratar equipamentos móveis, como cadeiras especiais e rampas, para serem instalados temporariamente.

Oriente a equipe

Uma equipe bem informada é sempre um diferencial. Por isso, no treinamento, disponibilize um informativo que contenha todas as indicações sobre as áreas reservadas e serviços inclusivos.

Desde o planejamento, reserve um profissional para cuidar das questões da acessibilidade do evento e contrate pessoas capacitadas para atender às necessidades dos diferentes públicos, como guia vidente para participantes com deficiência visual e intérprete de libras.

Também é importante orientar os demais profissionais (seguranças, atendentes, garçons etc) sobre as formas de comunicação adequada. No caso de pessoas com deficiência visual, por exemplo, o recomendado é falar diretamente com ela, evitando toques. Já no caso dos participantes com deficiência auditiva, um leve toque no braço é suficiente para chamar sua atenção.

Conhecer o público, escolher o local adequado e ter uma equipe preparada são elementos fundamentais para garantir a acessibilidade em eventos. Ao adotar essas estratégias, você vai proporcionar não só uma experiência inesquecível para os participantes como também vai elevar o valor da sua empresa e destacá-la no mercado.

Para facilitar ainda mais seu trabalho, deixamos uma última dica. A Rede de Hotéis Mato Grosso oferece a infraestrutura e a acessibilidade adequada para o seu evento, com amplas áreas de estacionamento, espaços diversificados para reuniões, hospedagens e serviços de buffet, estrutura completa para seu evento em um só lugar! Entre em contato conosco.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish