Qual a importância da cultura da empresa?

Você já percebeu que as companhias de mais destaque, em qualquer segmento, têm uma identidade marcante? Isso está fortemente relacionado à cultura da empresa e às estratégias utilizadas na sua disseminação entre os seus colaboradores e para o público externo.

Atualmente, tanto nas relações de consumo quanto nas de trabalho, as pessoas buscam identificação com as empresas com que se relacionam, o que só é possível nas organizações que tenham sua cultura bem-definida.

Neste artigo, falaremos a respeito da importância da cultura organizacional e mostraremos como você pode fortalecê-la em sua empresa. Confira!

A importância da cultura da empresa

A cultura da empresa é formada por seus propósitos, princípios, ideologias e valores e, embasados nela, estão outras diretrizes como a missão, a visão da organização e as normas de comportamento dos colaboradores.

Ou seja, se for realmente aplicada e vivida no dia a dia, a cultura organizacional garante que todos — administradores e empregados — estejam engajados e atuando alinhados aos objetivos da empresa.

Como desenvolver e fortalecer a cultura organizacional

Para que a cultura da empresa se fortaleça é vital que todos tenham conhecimento de suas diretrizes e, principalmente, estejam engajados. Veja, abaixo, algumas ações e estratégias que podem ajudar a alcançar esses objetivos.

Escolha o tipo ideal de cultura

Por mais que a cultura da empresa esteja embasada em suas características próprias, é muito importante definir corretamente como ela será trabalhada, do contrário poderá criar conflitos com seus objetivos.

Existem diversos tipos de cultura organizacional, bem diferentes entre si, como a Cultura do Poder, orientada a resultados, e a Cultura de Pessoas, com foco maior na qualidade de vida dos colaboradores. Cabe à organização estudar todas elas e identificar qual se encaixa melhor em seus propósitos.

Priorize a comunicação interna

A comunicação é ferramenta-chave para a disseminação e fortalecimento da cultura. O colaborador precisa saber claramente o que a organização espera dele e quais são seus os objetivos. É importante criar planejamentos e canais de comunicação interna.

Além disso, a cultura da empresa deve dar um direcionamento de conduta ao colaborador, portanto, não basta comunicar apenas sua visão e a missão. Por exemplo, se um dos pilares da cultura organizacional for “nunca deixar o cliente sem uma resposta”, é isso que deverá ser compartilhado e reforçado.

Contrate colaboradores alinhados à cultura da empresa

Algumas pessoas conseguem se adaptar mais facilmente às novas culturas, mas o ideal é que a empresa procure colaboradores que tenham identificação com seus valores e objetivos.

Portanto, durante os processos de recrutamento e seleção, não foque apenas nos conhecimentos técnicos dos candidatos, considere também suas competências comportamentais e busque colaboradores que tenham crenças, hábitos e cultura similares às da empresa.

Invista em treinamentos internos

Os treinamentos com foco na cultura organizacional, como workshops e palestras, são bastante eficientes para o fortalecimento de valores e a transmissão de novas políticas e normas de ética profissional. Já os eventos e treinamentos mais descontraídos são indicados para melhorar e desenvolver relacionamentos interpessoais e aumentar o engajamento de colaboradores.

Como vimos, fortalecer a cultura da empresa é como construir um alicerce para todas as suas ações e decisões, sejam elas relacionadas à gestão de pessoas ou à busca de resultados. Mas para que continue saudável é preciso nutri-la a cada dia, realizando as práticas citadas, e ter sempre em mente que o bem mais valioso de sua empresa é o capital humano.

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